Condutores: cobre ou alumínio
Por que utilizamos só condutores de cobre em nossas residências? Por que às vezes encontramos alumínio nos fios de transmissão? Qual a diferença entre os tipos?
Em geral, há dois tipos de condutores: cobre e alumínio (excluindo a fibra óptica).
A diferença molecular entre os dois materiais é que o cobre tem uma massa atômica de 63,6u.a. e o alumínio, 27u.a. Isso significa que, para o mesmo volume de material, o cobre pesa mais que o alumínio.
Em termos de resistividade elétrica, o cobre tem 0,017ohm.m e o alumínio 0,027ohm.m. Ou seja, para condutores de iguais dimensões (seção e comprimento), o cobre tem uma resistência ôhmica menor do que o alumínio.
O uso do alumínio em transmissão, ao invés do cobre (que tem maior condutividade elétrica), é justificado pelo seu menor peso molecular e grande maleabilidade. Deste modo, o vão entre as torres pode ser maior (pois o alumínio suportará a deformação, conhecida como “barriga”) e a estrutura em si das torres ser menos robusta (por o alumínio ser mais leve), o que implica em redução de custos.
Concluindo, podemos listar os seguintes itens e exemplos:
- Para o mesmo cabo, o de cobre é mais pesado que o de alumínio.
- Para o mesmo cabo, o de cobre conduz mais (tem menor resistência elétrica) do que o de alumínio.
outubro 6th, 2009 at 21:12
[…] leia o post Condutores: cobre ou alumínio […]
fevereiro 5th, 2010 at 18:56
entaum respondendo a pergunta dele é q o fio rigido so tem um fio grosso dentro de uma isolação ja o cabo flexível tem mais de um fio pequeno dentro de sua isolação. O cabo é mais usado em lugares q a movimentação ou tremor é mais constante pois mesmo q mexa ele vai continuar conduzindo a eletricidade naum vai deixar ocorrer um curto circuito.