Como calcular a corrente de um motor
Recomendação: leia os posts Cálculo de corrente em cabos e Cálculo de corrente de motores antes.
Podemos dizer que o motor elétrico tem duas potências: a requerida da rede elétrica (de onde calculamos sua corrente nominal) e a entregue na ponta do eixo (energia entregue na forma mecânica).
Quando um motor é rotulado por 20CV, independente de seu rendimento ou tensão de alimentação (desde que seja alimentado com tensão indicada e correta ligação das bobinas), quer dizer que ele entrega 20CV de potência no seu eixo, em forma de energia mecânica.
Assim, temos a seguinte fórmula: P(cv) = U(V) . i(A)
A potência está em cavalo-vapor, pois é a potência que sabemos a priori do motor.
Tanto a tensão U e a corrente i são de linhas.
Colocando a corrente (que queremos calcular) em evidência, e multiplicador o fator 736 (conversão cavalo-vapor para watt), teremos: i(A) = [ 736 . P(cv) ] / [ U(V) ]
Como a potência inicial é a entregue no eixo, temos que considerar o rendimento do motor:
i(A) = [ 736 . P(cv) ] / [ U(V) . n ]
E consideramos também o fator de potência do motor (pois senão estaríamos usando apenas a potência ativa para o cálculo da corrente):
i(A) = [ 736 . P(cv) ] / [ U(V) . n . cos(fi) ]
Caso o motor seja trifásico, adicionamos a raiz(3):
i(A) = [ 736 . P(cv) ] / [ raiz(3) . U(V) . n . cos(fi) ]
Para melhor visualizar, segue:
Motor monofásico: Motor trifásico:
Onde:
i(A) é a corrente de linha do motor, em ampères.
P(cv) é a potência do motor em cavalo-vapor.
U é a tensão de linha em volts.
n é o rendimento do motor em decimais: 0,80 se o rendimento for 80%.
cos(fi) é o fator de potência do motor.
Perceba que não há mistério algum para a fórmula, fácil de ser deduzida, bastando considerar o rendimento, o fator de potência do motor e a raiz de 3 (se trifásico).
julho 27th, 2009 at 20:11
Não deu para entender o que seria ” n ” na formula de calculo de corrente de motores
Gostaria de um exemplo pratico…com valores
Muito grato…e parabens mais uma vez por esse maravilhoso meio de informação !!!!
julho 28th, 2009 at 21:18
gostaria de saber por que no sistema trifasico a tensão e inversamente proporcional a corrente???
agosto 14th, 2009 at 18:39
ei milton n significa rendimento do motor meu amigo
setembro 14th, 2009 at 21:56
De uma maneira geral é só dividir o valor da Potencia Aparente(VA) pelo produto da corrente elétrica por rendimento, e fator de potencia. Estes dois últimos são usados em motores trifásicos
setembro 14th, 2009 at 21:59
Ops faltou um denominador, quando o motor é trifásico. Trata-se do fator trifásico conhecido como RAIZ DE 3 ou seja 1,732
setembro 22nd, 2009 at 0:43
ola, gostei da explicação , mas se o motor tiver longe da entrada , ou da rede eletrica ,como calcular a distancia? e aguardo a resposta … obrigado.
outubro 1st, 2009 at 10:54
Trabalho em um setor de engenharia, sou tecnólogo em sistemas elétricos de energia, gostei de várias explicações suas, parabéns pelo sua dedicação em esplanar várias dúvidas de nossos colegas. Enfim o meu trabalho está relacionado mais com a fiscalização dos circuitos elétricos prediais como: sistema de iluminação,tomadas de uso gera e de uso específicos, gostaria muito de relembrar e tirar algumas dúvidas, (não tenho vergonha de dizer que tenho dúvidas, pois somos sujeitos a esquecer aquilo o que não praticamos).
ex: Como dimensionar uma contatora com um relé de sobrecarga ou falta de fase ,em um quadro de comando, que aciona um motor de 1cv (bomba),com circuito trifásico,e tensão de alimentação em 220V.
Poderia por gentileza tirar essa dúvida ou voçê precisa de mais detalhes. Caso o exemplo esteja pobre demais, voçê poderia explicar um diagrama completo (tanto de forção,quanto de comando de um acionamento qualquer).
outubro 6th, 2009 at 2:18
Olá,primeiramente gostaria de felicitá-lo e parabenizá-lo por este excelente trabalho o qual o Sr,se dedica a fazer,acho de uma importância fundamental pra todos aqueles que queiram estar informados a respeito deste assunto “elétrica” mas principalmente para todos estes jovens que se encaminham para esta área,a qual nos dedicamos anos a fios,fico muito feliz quando uma pessoa depois de se dedicar anos de estudos do assunto,criam tempo,para que possam compartilhar tais informações de seus conhecimentos.Acho fantástico,quando a pessoa se dedica a esta espontaneidade.Digo de coração mesmo,deveriam existir mais,muito mais pessoas assim iguais a ti.Pois só assim teríamos um mundo bem melhor para todos,inclusive nossos filhos e netos.Deus há de abençoar-te sempre.Parabéns
outubro 26th, 2009 at 9:00
Obrigado Por tirar tantas duvidas,isso tudo soma para o seus valores pessoais
Queria aprender calcular rendimento de um motor, vc pode explidar?
outubro 26th, 2009 at 9:01
Obrigado Por tirar tantas duvidas,isso tudo soma para o seus valores pessoais
Queria aprender calcular rendimento de um motor, vc pode explicar
outubro 29th, 2009 at 20:10
Muito obrigado fico muito agradecido por poder contar com seu apoio e saber que ainda existem pessoas que podem e querem ajudar, até mais.
novembro 5th, 2009 at 15:14
Very much obliged because of helping me, that helped me very principally for a work of school…..
novembro 9th, 2009 at 10:08
um motor monofasico de 10hp,125v opera com rendimento de 80% a corrente requerida pelo motor é
novembro 27th, 2009 at 15:41
Por gentileza ,sou técnico eletronico e tenho uma dúvida para um preenchimento de um relatório como segue assim:Como achar o cos de fi ? Se alguem souber por favor me responda obrigado.
Tensão no QDG Vab=220 Vbc=219 Vac=220 Vin=_____[V] ?????
Corrente Geral no QDG Ia=450 Ib=460 Ic=420 [A]
Fator de Potencia _____[Cos fi] ?????
janeiro 8th, 2010 at 23:32
olá boa noite muito bom o site esclarece, muitas duvidas, vou lhe fazer uma pergunta a corrente em um motor 3~ é a mesma do que a nominal da placa em cada fase exemplo um motor de 50 Amp tere em plena carga 50Amp em cada fase? ou esta dividida por 3°
janeiro 16th, 2010 at 8:34
Ola gostaria de saber com calcular o fator de potencia de um motor trifasico.
março 30th, 2010 at 21:50
Oi carlos Preciso de sua paar resolver uma calculo de motor de corente continua que caiu num teste e não estou entendo o calculo!
1- Um motor de correnet continua, com exicitação independente apresenta resistencia total do circuito da armadura igual a 0,75 ohm e tensão nominal de 220V. Quando a velocidade é 684RPM, a corrente de linha é de 36 A.Supondo que a corrente de linha caia para 12A, qual novo valor do torque?Considerar o torque de atrito e de ventilação desprezivel e ?(pi)= 3.
Resposta é 34Nm e não entendi como fazer este calculo e como chego neste resultado.
Se poder ajudar agradeço!
junho 15th, 2010 at 11:02
Parabéns, uma explicação rapida, eficaz e elucidativa; fico feliz em
ver a dedicação e solidariedade.
Sinceros votos de sucesso.
Nerys
julho 11th, 2010 at 22:32
Gostaria de saber como posso obter informaçôes em relação qualquer matéria de Eletrica Industrial, pois fiz o curso há muito tempo e pretendo me identificar mais.
julho 11th, 2010 at 23:11
Edson, sempre que quiser sugerir um tópico, vá no link Entre em contato e envie a sugestão.
julho 24th, 2010 at 10:24
Bom Dia.
tenho um motor trifásico 220v,rpm 1.750-5cv,como devo saber qual tipo de chave de partida(contatora),como calcular e qual forma, para o motor naõ queimar,espero reposta.Grato.Ricardo Martins.
julho 24th, 2010 at 10:40
Ricardo, para esta potência, é aconselhável utilizar algum método de redução de corrente de partida. Melhor para o motor (menos corrente de partida), melhor para a instalação (menor queda de tensão). Há alguns métodos sugeridos em artigos aqui no site.
setembro 29th, 2010 at 17:18
quero parabenizar pelo site ,e pelas respostas q estao bem claras
outubro 27th, 2010 at 9:18
Olá meu nome é Renato Abido,
Gostaria de saber o significa raiz de tres nos motores trifasicos, de que função ela é originada? pois não encontrei nenhuma explicação de sua origem atraves da dedução de formulas, só vejo falar que se for trifasico usar (raiz de tres) e bifasico (raiz de dois) mas por que? como chegaram a esta informação? se puder me ajudar.
agradeço desde ja por sua colaboração e aproveito para parabenizar por sua iniciativa.
outubro 27th, 2010 at 10:14
Renato, dê uma lida neste artigo http://carlosmatheus.com.br/?p=49
Você entenderá do por quê do raiz(3).
março 26th, 2011 at 21:17
gostaria de saber se posso ligar um motor de 460\760v numa rede 380 sem inversor o motor é de 25cv gostaria de ligar somente como uma soft start agradeço desde já se puder me ajudar
abril 17th, 2011 at 9:10
parabéns e obrigado pela dica