Main Contents

Diferença entre fio rígido e cabo flexível

Recomendação: leia o post Condutores: cobre ou alumínio antes.

Uma questão levantada pelo visitante Jose, sobre fio rígido e cabo flexível, nos comentários da postagem Dimensionar fiação para um motor.

Considerando um condutor de cobre. O cobre é um material extremamente dúctil, ou seja, tem elevada tolerância para ser transformado em fios. Com isso, um fio rígido de 50mm² (exemplo de seção, para melhor visualizar) pode ser transformado num cabo flexível de 50mm² (composto por dezenas de fios de seção menor).

Entende-se por fio rígido o condutor (nesta postagem vamos considerar o de cobre) cujo qual é formado por um único fio de cobre ao longe de seu comprimento. E cabo flexível o condutor cujo qual é formado por diversos fios no seu interior.

A vantagem do uso de condutor flexível (cabo) ao invés do rígido (fio único) está na facilidade de instalação e manutenção. É muito mais fácil passar o cabo flexível por trechos de eletrodutos do que passar o fio rígido (de mesma seção), principalmente quando existirem curvas de 90º ou angulações nos tubos.

Outra vantagem é no corte do condutor. Imagine um fio de 50mm² e um cabo de 50mm². A ferramenta para o corte do fio maciço de 50mm² teria que ser mais robusta do que para o corte do cabo, onde os fios tem seções bem menores (mas, totalizando, é o equivalente a 50mm²).

A prensagem de terminais aos cabos também é facilitada, em comparação ao fio único. Os fios que compõem o cabo se autoajustam dentro do terminal que está sendo prensado, para ficar bem preso e evitar sua folga.

Em termos de capacidade de corrente, a diferença relativa entre a seção única do condutor fio e a soma de cada fio do condutor cabo é desprezível. Deste modo, a capacidade de corrente do fio rígido de 50mm² é a mesma do cabo flexível 50mm².

Uma aplicação onde faz-se melhor uso de fios rígidos seria a eletrônica, para montagem de circuitos em protoboards, pois a existência de um único filete condutor facilita a ligação da placa.

13 Responses to “Diferença entre fio rígido e cabo flexível”

  1. 1
    Rômulo LIma Says:

    Excelente explicação, parabéns!

  2. 2
    Jorge Luiz Says:

    a Light veio na minha casa, e cortou meu neutro, deixando a fase ligada, nisso circulou no meu circuito 220 volts, meu micro-ondas pegou fogo, o fusívél não abriu, exista alguma maneira de resolver essse problema?

  3. 3
    Celso P. Silva Says:

    Sobre Cabos e Fios – Excelente explanação!!!
    Parabens!!

  4. 4
    josé das vitórias dos santos Says:

    excelente carlos essa sua explicação que tirou minha duvida obrigado,

  5. 5
    josé das vitórias dos santos Says:

    carlos ,tenho outra duvida essa é sobre como eu calcular o consumo de alguns ventiladores tem alguma formula para fazer esse tipo de consumo assim como ventilador,lâmpadas,ar condicionado,etc

  6. 6
    MARCOS KNOPP Says:

    Estou comprando um imóvel, e a pessoa que esta realizando trabalhos na construção civil, reparando defeitos nas paredes trouxe a informação de que as tomadas tampouco os pontos de luz da casa não há energia em razão dos fios que fazem a distribuição de energia terem sido furtados. A par dessa informação, contratei os serviços desse profissional que exigiu a compra do fio para realizar a redistribuição. Nessa oportunidade, eu que há vinte e cinco anos atrás conclui o ensino médio com especialização em eletricidade questionei sobre a bitola do fio a ser adquirido no mercado para suportar a sobrecarga de energia a ser utilizada na residencia, levando-se em consideração a expectativa do uso na residência de chuveiro eletríco, maquina de lavar, ferro eletrico dentre outros eletro domesticos usuais numa residencia. Para minha surpresa o profissional por mim contratato comprou no mercado dois rolos de fio flexível. Fato que me causou preocupação por eu entender que tal tipo de fio teria menor capacidade para suportar a sobrecarga de energia eletrica em razão da dificuldade de eliminar a folga nas instalações realizadas com o fio flexivel gerando aquecimento.Diante das informações prestadas pelo editar fiquei mais tranquilo com o fio flexivel.

  7. 7
    Paralelismo de cabos | Carlos Matheus - Eletricidade Says:

    […] leia o post Diferença entre fio rígido e cabo flexível […]

  8. 8
    Inácio Henrique Says:

    Caro Carlos,
    Gostei muito das sua informações, nem precisei fazer perguntas, todos meus possível questionamentos foram solucionados com a leituras dos posts.
    Parabéns por seu trabalho.
    Estou pensando em fazer o mesmo, mas em questões relativas ao direito e ao Judiciário.
    Bela iniciativa.
    Inácio Henrique.

  9. 9
    MARCIEL Says:

    Parabéns Carlos, foram ótimas suas explicações.

  10. 10
    Luis Says:

    Realmente bem explicado.

  11. 11
    giovani Says:

    muito bom sua explicação eu sou eletricista tambem e todas casas que pego para fazer a parte eletrica eu só faço com fio cabo flexivel, pois a manobra fica muito mais facio e as vezes quando uso para instalações de chuveiro ou maquinas que dependem de mais resistencia e amperagem eu uso cabo anti chamas, exemplo para instalação de chuveiro eu costumo usar fio flexivel 4ml anti chamas, pois a camada plastica do fio antichamas é um pouco maior do comum evitando futuros curtos na rede , parabens pelo sua pagina

  12. 12
    alexandre Says:

    Olha Rômulo LIma Says se a
    Light fez isto mesmo em sua casa e vc conseguir provar ela vai ter que resarcir todos seus prejuisos.
    Isto e um erro primario que não poderia acontecer,algum leigo ou despersebido fez isto.
    Corra atras de seus direitos.

  13. 13
    Jefferson Says:

    Parabéns, tirou as minhas dúvidas, vou utilizar fio flexível cabo PP de 2x6mm.

    Muito Obrigado, sou de Duque de Caxias – RJ.

Leave a Reply