DPS, filtro de linha e estabilizador
Recomendação: leia o post Dispositivo de Proteção contra Surtos (DPS) antes.
Dúvida do colega Eduardo. Ele disse que sempre que vai comprar um DPS de tomada, o vendedor diz que nada mais é que o famoso filtro de linha ou estabilizador. Ele pergunta se é verdade ou qual a diferença.
Caro Eduardo, definitivamente os três são dispositivos diferentes entre si.
DPS é dispositivo protetor contra surtos (ver índice geral para mais postagens sobre ele). Ele é composto por um varistor de óxido de zinco (componente centelhador), que quando a tensão de entrada for maior do que a nominal do DPS, ele dispara e não permite que a sobretensão temporária atinja o equipamento. Geralmente, vem com um fusível que, nesse instante de proteção, ele rompe, e indica defeito.
Já o filtro de linha é composto, como seu próprio nome sugere, por um filtro (por exemplo, capacitivo) e um fusível (a maioria, de 10A). A função do capacitor é filtrar correntes de alta frequência, pois sua reatância capacitiva (comparável à resistência) é inversamente proporcional à frequência: quanto maior for a frequência, menor a reatância, e maior a facilidade desta corrente passar pelo capacitor.
Por isso, o capacitor é ligada em paralelo nos terminais do filtro. A função do fusível é para proteger o filtro (e, conseqüentemente, acaba protegendo os equipamentos) contra um curtocircuito.
O estabilizador tem como função estabilizar a tensão de entrada para alimentar a saída. É composto por um transformador isolador, um circuito eletrônico capaz de identificar as mudanças de tensões de entrada e relés de saída. Assim, quando a tensão de entrada varia, os relés são acionados para adequar a tensão de saída (mudando os taps de saída do transformador). Também possui fusível para proteção contra curtocircuitos.
Basicamente, essas são as diferenças entre DPS, filtro de linha e estabilizador. Mas o que vemos no mercado são produtos que mesclam a funcionamento de dois ou mais. Por exemplo, há filtros de linha com centelhadores, protegendo assim contra transitórios tanto na frequência (filtro capacitivo) quanto sobretensões (centelhador).
julho 19th, 2009 at 13:51
Professor muito boa a explicação,mais um aditivo para inrequecer minha apostila,obrigado.