Main Contents

DR para lâmpadas submersas em piscina

Recomendação: leia o post Dispositivo DR antes.

Dúvida do Isaac, que visitou o site e deixou um comentário. Ele quer saber se pode utilizar o DR para proteção de lâmpadas submersas em piscinas. E questiona inclusive a ausência do pólo para o terra no DR.

Caro Isaac, nada impede que use DR para este tipo de circuito. A ressalva é que a luminária seja blindada, esteja em ótimas condições de uso e aterradas corretamente, caso contrário, com baixa isolação, a corrente de fuga a terra pode fazer o DR atuar sem que tenha ocorrido de fato uma falha.

O DR, como dito em diversas outras postagens aqui (ver o índice geral), atua quando a diferença das correntes de seus pólos for maior do que sua sensibilidade (por exemplo, 30mA).  Uma exemplificação clássica disso é uma falha à terra, onde a corrente que vem pela fase se divide e parte volta pelo neutro (ou outra fase) e parte volta pela terra. Assim, a corrente inicial é maior do que a que volta pelo neutro (ou outra fase). Caso houve o pólo para o condutor terra, a diferença de todas as correntes no DR, no caso, sempre seria zero, e o DR não atuaria. É por isso que nunca devemos ligar o condutor terra em um dos pólos do DR.

Se as lâmpadas são 50W/12V, então a corrente de cada é 4,17A. Como há o transformador, e a tensão de entrada é 220V, converte e a corrente reduz: (4,17×12)/220 = 0,23A para cada lâmpada dicróica.

Como o DR citado foi de 25A, você pode alimentar até 25/0,23 = 108 lâmpadas, aproximadamente. Lembrando que a potência do transformador também tem que ser bem dimensionada: multiplique o número de lâmpadas que você tem na piscina por 50W. Por exemplo, se há 10 lâmpadas dicróicas dispostas na piscina, o transformador tem que ter uma potência mínima de 50×10 = 500W.

Geralmente, a potência que o fabricante de pequenos transformadores informa é a aparente. Assim, recomendo-o adicionar por volta de 30% aos 500W anteriormente calculados. Exemplo: comprar um transformador de 500×1,30 = 650VA. Isso porque nem sempre um transformador comercial de 500VA suporta alimentar uma carga de 500W com FP unitário (o caso das lâmpadas dicróicas).

Outra questão é a eficiência de seu sistema. Lâmpadas dicróicas (de filamento) são muito bem vistas pelos arquitetos, mas a eficiência delas não é das melhores. Boa parte é transformada em calor. Sugiro que seja estudada a viabilidade de implantação de lâmpadas com Leds – inclusive há no mercado as dicróicas com Leds, ao invés de filamento.

Leds são dispositivos eletrônicos que também podem ser alimentados com 12V (atentando para correto dimensionamento do resistor em série). Além disso, há diversas cores de Leds, o que te oferece inúmeras possibilidades de combinações de cores e efeitos. E tanto a eficiência quanto a durabilidade do Led é muito superior ao filamento.

4 Responses to “DR para lâmpadas submersas em piscina”

  1. 1
    julio cesar Says:

    desejo saber por que as bombas de agua inferior de um predio de 15 andares as vezes soa um alarme e só depois que eu receto o contator o alarme para de apitar,motor bomba de agua ligado em comandos életricos

  2. 2
    Isaac Says:

    Grato pelas informações Carlos,foram práticas e muito oportunas11

  3. 3
    Benito Says:

    Por que os quadro de distribuição nao estão preparado para suporta dr a nivel de cenectividade.
    qual macete são usado para colocar dr. Controlar chuveiro 115v e 220 bifasico. ? ja que teho entrada com a tensao de 115v fazar fase e neutro.

  4. 4
    JUNIOR Says:

    Os Dispositivos DR, Módulos DR ou Disjuntores DR de corrente nominal residual até 30mA, são destinados fundamentalmente a proteção de pessoas!
    Enquanto os de correntes nominais residuais de 100mA, 300mA, 500mA, 1000mA ou ainda superiores a estas, são destinados apenas a proteção patrimonial contra os efeitos causados pelas correntes de fuga a terra, tais como: consumo excessivo de energia elétrica ou ainda incêndios.

    QUAIS DESSES DIJUNTORES QUE EU DEVO INSTALAR?

    desja eu agradeço.

Leave a Reply