Dispositivo de Proteção contra Surtos (DPS)
This post is also available in: Inglês
O dispositivo de proteção contra surtos elétricos (também conhecido como pára-raio eletrônico) é um aparelho que conduz quando há um pico de tensão. Dentro dele, há um varistor de óxido de zinco que é associado a um dispositivo de segurança. Este varistor deixa a corrente passar quando a tensão em seus terminais passa da tensão limite. A passagem da corrente por ele é proporcional à tensão que atinge ele. Esta passagem gradual de corrente por ele que garante que a tensão da saída não aumente.
Já o dispositivo de segurança serve para tirar de operação o varistor se ele passar de sua vida útil, for danificado ou se for submetido a tensões acima de sua capacidade. Há uma sinalização mecânica de seu estado de operação: verde (em serviço) ou vermelho (com defeito).
Geralmente, os DPS são ligados no quadro geral de distribuição, onde cada um pega uma fase, no final se interligam e são ligados ao terra.
Quando se quer proteger um equipamento mais sensível, como um computador, também há disponível no mercado DPS para instalar diretamente na tomada onde o computador (ou outro equipamento) será ligado. Vale lembrar que este DPS poderá ou não proteger outros equipamentos (se ligados no mesmo circuito), mas o computador estará protegido.
Há duas origens para as sobretensões momentâneas na nossa rede: ou vem de fora, da malha aérea (provocada por raios, por exemplo), ou vem de dentro, pelo acionamento/desligamento de máquinas.
Pois bem, se os surtos estão vindo de fora de sua instalação, o mais viável econômica e tecnicamente é instalar o DPS na entrada QGD (quadro geral de distribuição). Assim, você não correrá riscos do surto atingir um equipamento, e nem pagará pela corrente surto fluindo pela sua instalação (perdas por Joule).
Agora se o causador dos surtos for por exemplo, uma máquina de solda, é melhor instalar o DPS diretamente nesta máquina. Assim, você garantirá que o surto gerado por ela não atinja outras máquinas, e que não será estabelecida correntes de surto pela instalação, garantindo a economia de energia.
Por isso que às vezes a instalação de DPS no QGD acarreta quase nada de economia de energia. Imagine que sua carga geradora de surtos está no ponto distante da sua instalação; o DPS conduzirá a corrente gerada por ela, isto é, a corrente sairá lá da máquina e virá pelos condutores até o DPS. Assim, haverá perdas por efeito Joule.
março 26th, 2008 at 20:08
Muito bom! Sou estudante de emgenharia elétrica e em minhas pesquisas não tinha encontrado nada tão claro e direto.
Obrigado!
Fabricio.
junho 17th, 2008 at 21:47
… Essa informação para mim é nova!
Vou pesquisar um pouco mais sobre esse assunto!
fevereiro 19th, 2009 at 4:26
o condutor de saida do dps que é ligado ao condutor neutr´,é o neuto de serviço ou de segurança?
março 6th, 2009 at 20:12
ola gostei muito vc pode mim manda manual de estalacao do DR
maio 27th, 2009 at 19:05
Tenho um Residencia com 2 dorm.Jantar,Estar,coz,Escritorio,3 Banheiros,Dorm.Empregada,garagem. gostaria de saber como montar um quadro com protecao conta surtos
outubro 2nd, 2009 at 16:58
óla muito boa estas informações gostei muito lgal.
outubro 6th, 2009 at 21:13
[…] leia o post Dispositivo de Proteção contra Surtos (DPS) […]
outubro 11th, 2009 at 16:35
GOSTEI MUITO DESSES ASUNTOS, GOSTARIA DE SABER COMO EU FASSO PARA CALCULAR POTENCIA ATIVA REATIVA E
E APARENTE, NO AGUARDO, OBRIGADO
outubro 13th, 2009 at 14:57
[…] leia o post Dispositivo de Proteção contra Surtos (DPS) […]
outubro 17th, 2009 at 17:34
[…] leia os posts Falhas a contato aberto ou a contato fechado, Dispositivo de Proteção contra Surtos (DPS), Dispositivo de proteção contra surtos (DPS) II, Termos montante e jusante em eletrotécnica e […]
novembro 20th, 2009 at 8:07
Como saber qual DPS instalar? Quanto maior seu valor(8Ka,15Ka,20Ka,40Ka)mais sensivel ele é?
abril 13th, 2010 at 11:45
muito bom bem claro e objetivo!!!
abril 26th, 2010 at 20:09
Sro Carlos Matheus Boa Noite, em qual situação devo usar os dps de 40k 20k etc…
Existe uma maneira simples que você possa esplicar?
Obrigado e Boa Noite
julho 27th, 2010 at 13:18
Sr. Carlos boa tarde, como devo pedir a tensão nominal dos DPS, para proteção entre fases, e para neutro em uma instalação trifásica 220V, com neutro aterrado.
Obs: Para as fases 175V ou 275V
agosto 1st, 2010 at 17:29
muito bom as informações
outubro 22nd, 2010 at 11:00
Muito boa imformação.
vc pode me manda uma instalação de um dr.
fevereiro 3rd, 2011 at 9:07
mtu bom….tava procurando essa resposta msm…mtu abrigado…so estudante de eletrotecnica
março 28th, 2011 at 22:42
Ok prof. Boa explicação sobre o DPS. Mais ainda tenho duvidas como instalar o DPS. O SR. tem como mandar umas fotos ou videos como fazer a instalação do DPS. Obs: Só com o DPS e com o DR. Muito obrigado.
abril 1st, 2011 at 14:42
Marcos, ando muito ocupado ultimamente.
O importante é saber o funcionamento do DR e do DPS, e como eles atuam. A partir daí, você será capaz de desenhar o circuito.
Por exemplo, o DPS desvia o surto para o terra. Deste modo, ele tem que necessariamente estar a montante do DR, senão o DR atuará no momento em que o DPS atuar.