Diferença entre fio rígido e cabo flexível
Recomendação: leia o post Condutores: cobre ou alumínio antes.
Uma questão levantada pelo visitante Jose, sobre fio rígido e cabo flexível, nos comentários da postagem Dimensionar fiação para um motor.
Considerando um condutor de cobre. O cobre é um material extremamente dúctil, ou seja, tem elevada tolerância para ser transformado em fios. Com isso, um fio rígido de 50mm² (exemplo de seção, para melhor visualizar) pode ser transformado num cabo flexível de 50mm² (composto por dezenas de fios de seção menor).
Entende-se por fio rígido o condutor (nesta postagem vamos considerar o de cobre) cujo qual é formado por um único fio de cobre ao longe de seu comprimento. E cabo flexível o condutor cujo qual é formado por diversos fios no seu interior.
A vantagem do uso de condutor flexível (cabo) ao invés do rígido (fio único) está na facilidade de instalação e manutenção. É muito mais fácil passar o cabo flexível por trechos de eletrodutos do que passar o fio rígido (de mesma seção), principalmente quando existirem curvas de 90º ou angulações nos tubos.
Outra vantagem é no corte do condutor. Imagine um fio de 50mm² e um cabo de 50mm². A ferramenta para o corte do fio maciço de 50mm² teria que ser mais robusta do que para o corte do cabo, onde os fios tem seções bem menores (mas, totalizando, é o equivalente a 50mm²).
A prensagem de terminais aos cabos também é facilitada, em comparação ao fio único. Os fios que compõem o cabo se autoajustam dentro do terminal que está sendo prensado, para ficar bem preso e evitar sua folga.
Em termos de capacidade de corrente, a diferença relativa entre a seção única do condutor fio e a soma de cada fio do condutor cabo é desprezível. Deste modo, a capacidade de corrente do fio rígido de 50mm² é a mesma do cabo flexível 50mm².
Uma aplicação onde faz-se melhor uso de fios rígidos seria a eletrônica, para montagem de circuitos em protoboards, pois a existência de um único filete condutor facilita a ligação da placa.
outubro 7th, 2009 at 10:22
Excelente explicação, parabéns!
outubro 7th, 2009 at 21:06
a Light veio na minha casa, e cortou meu neutro, deixando a fase ligada, nisso circulou no meu circuito 220 volts, meu micro-ondas pegou fogo, o fusívél não abriu, exista alguma maneira de resolver essse problema?
outubro 12th, 2009 at 9:57
Sobre Cabos e Fios – Excelente explanação!!!
Parabens!!
outubro 14th, 2009 at 18:37
excelente carlos essa sua explicação que tirou minha duvida obrigado,
outubro 14th, 2009 at 18:47
carlos ,tenho outra duvida essa é sobre como eu calcular o consumo de alguns ventiladores tem alguma formula para fazer esse tipo de consumo assim como ventilador,lâmpadas,ar condicionado,etc
outubro 24th, 2009 at 5:55
Estou comprando um imóvel, e a pessoa que esta realizando trabalhos na construção civil, reparando defeitos nas paredes trouxe a informação de que as tomadas tampouco os pontos de luz da casa não há energia em razão dos fios que fazem a distribuição de energia terem sido furtados. A par dessa informação, contratei os serviços desse profissional que exigiu a compra do fio para realizar a redistribuição. Nessa oportunidade, eu que há vinte e cinco anos atrás conclui o ensino médio com especialização em eletricidade questionei sobre a bitola do fio a ser adquirido no mercado para suportar a sobrecarga de energia a ser utilizada na residencia, levando-se em consideração a expectativa do uso na residência de chuveiro eletríco, maquina de lavar, ferro eletrico dentre outros eletro domesticos usuais numa residencia. Para minha surpresa o profissional por mim contratato comprou no mercado dois rolos de fio flexível. Fato que me causou preocupação por eu entender que tal tipo de fio teria menor capacidade para suportar a sobrecarga de energia eletrica em razão da dificuldade de eliminar a folga nas instalações realizadas com o fio flexivel gerando aquecimento.Diante das informações prestadas pelo editar fiquei mais tranquilo com o fio flexivel.
dezembro 2nd, 2009 at 20:49
[…] leia o post Diferença entre fio rígido e cabo flexível […]
janeiro 18th, 2010 at 9:43
Caro Carlos,
Gostei muito das sua informações, nem precisei fazer perguntas, todos meus possível questionamentos foram solucionados com a leituras dos posts.
Parabéns por seu trabalho.
Estou pensando em fazer o mesmo, mas em questões relativas ao direito e ao Judiciário.
Bela iniciativa.
Inácio Henrique.
abril 8th, 2011 at 14:14
Parabéns Carlos, foram ótimas suas explicações.
junho 14th, 2011 at 23:55
Realmente bem explicado.
setembro 21st, 2011 at 17:13
muito bom sua explicação eu sou eletricista tambem e todas casas que pego para fazer a parte eletrica eu só faço com fio cabo flexivel, pois a manobra fica muito mais facio e as vezes quando uso para instalações de chuveiro ou maquinas que dependem de mais resistencia e amperagem eu uso cabo anti chamas, exemplo para instalação de chuveiro eu costumo usar fio flexivel 4ml anti chamas, pois a camada plastica do fio antichamas é um pouco maior do comum evitando futuros curtos na rede , parabens pelo sua pagina
janeiro 9th, 2012 at 8:35
Olha Rômulo LIma Says se a
Light fez isto mesmo em sua casa e vc conseguir provar ela vai ter que resarcir todos seus prejuisos.
Isto e um erro primario que não poderia acontecer,algum leigo ou despersebido fez isto.
Corra atras de seus direitos.
janeiro 9th, 2013 at 15:40
Parabéns, tirou as minhas dúvidas, vou utilizar fio flexível cabo PP de 2x6mm.
Muito Obrigado, sou de Duque de Caxias – RJ.