Contatores
O contator é uma chave mecânica, acionada por uma tensão de comando. É composto de três terminais de força (considerando o contator tripolar), um núcleo móvel, uma bobina de comando e os contatos auxiliares.
Os terminais de força são os que ligam a carga. A capacidade deles que indica o dimensionamento do contator. Por exemplo, LC1D40 da Telemecanique indica 40A nos contatos de força. São estes contatos que são comutados, conforme bobina de comando. A tensão máxima de interrupção pode ser maior do que a tensão de comando.
A bobina de comando é o que aciona o mecanismo de comutação. Ao energiza-la, geralmente com tensão menor do que a tensão de força, a bobina cria um campo magnético que movimenta o núcleo.
O núcleo móvel é o que de fato faz a comutação. Ao ser movimentado, por ocasião da energização da bobina, o núcleo desce e os contatos de força fecham. Ao desenergizar a bobina, o núcleo volta a posição de repouso e abre os contatos de força.
Os contatos auxiliares são contatos utilizados para o comando elétrico geral. Por exemplo, um contato NA ligado a um sinaleiro pode indicar a posição do contator: em repouso, o contato NA, normalmente aberto, estará aberto e o sinaleiro desligado. Ao energizar a bobina, o contato NA fecha, ligando o sinaleiro e indicando “Ligado”.
Os contatores também permitem o acoplamento de blocos auxiliares de contato extras. Normalmente, um contator vem com NA+NF. Se precisar de mais, pode-se adicionar mais um bloco NA+NF, ou NA+NA. Assim, ao energizar a bobina, todos os contatos comutam.
Alguns modelos também permitem o acoplamento de um rele térmico, para a proteção da carga, por exemplo, um motor. O rele encaixa perfeitamente no contator, dispensando o uso de uma base. Assim, os condutores de força entrarão no contator e sairão direto do rele para a carga.
A variedade de aplicação de contatores é imensa. Pode-se controlar uma carga de alta potência utilizando comando de baixa potência, 24Vdc, por exemplo.
Pode-se utilizar o contator para desligar uma carga no caso de falta de fase, no caso de circuito monofásico: a fase liga a bobina e a mesma fase passa pelos contatos de força para a carga. No caso de falta dessa fase, a bobina é desenergizada e o contator abre.
Há também os contatores auxiliares, que não possuem contatos de força, apenas os contatos auxiliares NA e NF. Diferente dos blocos de contatos auxiliares, que são acoplados a um contator já existente, os contatores auxiliares possuem as próprias bobinas de comando. Geralmente são utilizados quando se precisa de contatos de comando apenas (NA e/ou NF), com comando independente (bobina própria).
Há diversas aplicações. Entendendo o princípio básico de funcionamento.
abril 30th, 2009 at 8:12
Gostaria de saber se você tem algum esquema para usar em 2 contactores, sendo alimentado as bobinas por 380 volts de forma que qualquer fase que deixe de funcionar no transformador da rede de alimentação os contatos desliguem e o motor pare de funcionar.
Me informarmaram que F1 e F2 alimentam a bobina do primeiro contactor e no segundo contactor a bobina é alimentada por F3 e F1 ou Fe.
As 3 fases que vem da rede e liga ao motor devem ser ligadas nos contatos do segundo contactor.
Se tiveres um esquema que explique melhor, e, se possivel for meresponda por email.
O meu problema é que mora na zona rural e quase sempre queima fuzível no transormador e queima os motores trifásicos.
Existem no comercio quadros de comando com relé falta de fase mas o preço é proibitivo.
francisco Jose
junho 29th, 2009 at 18:53
Estou tentando aprender a fazer ligacoes com contactores, voce teria o esquema???
julho 28th, 2009 at 22:22
Professor Carlos, porfavor tem algum mini curso de ligação de contatores e reles termico e temporizadores que possa disponibilizar,aguardo noticias obrigado!
agosto 6th, 2009 at 9:17
gostaria de saber mais sobre contatores
acho muito importante
agosto 26th, 2009 at 11:00
Olha, o texto acima foi muito rico em informações que eu realmente precisava.Estava fazendo uma pesquisa sobre o assunto, e o artigo contribuiu bastante.
outubro 6th, 2009 at 21:21
[…] leia o post Contatores […]
março 11th, 2010 at 21:18
tem um contactor tripolar alimentando um aquecedor de água. Voltagem 220 volts. Ja aconteceu de cair uma das fases e o contactor começa a trepidar. Qual seria o motivo??? SE L1 e L2 estiverem alimentando a bobina do contator e cair a L3 .. o que pode acontecer???
Obrigado
omar
março 24th, 2010 at 7:36
Professor Carlos, porfavor tem algum mini curso de ligação de contatores e reles termico e temporizadores que possa disponibilizar,aguardo noticias obrigado!
março 31st, 2010 at 16:59
Gostaria de saber se após instalação de banco de capacitor fixo de 20 kVar em uma carga instalada cujo transformador é de 75 Kva poderá vir a ocorrer queima de contatoras?
junho 16th, 2010 at 16:00
eu tenho duas contactoras da GE , mas nao to ocnseguindo ligar , a CL01 10E q tem dois contatos na+2nf , e a 22E . tentei ligar uns fios nos contatose acinar a bobina mas nao consegui controla-la . eu liguei e desliguei uma fonte de 24V 360mA mais os contatos nao mudavam de aberto para fechado nem vice-cersa. vc saberia qual é o problema ?
junho 16th, 2010 at 16:36
Leonardo, verifique a tensão (e seu tipo, se CC ou CA) de alimentação requerida pela bobina atual do contator. Se diferente da disponível da rede, é normal não funcionar. Deste modo sugiro que troque o bloco da bobina por uma compatível com a tensão de rede e o modelo do contator.
junho 19th, 2010 at 18:29
ola professor carlos gostaria de receber tudo sobre eletrecidade se for possivel. um grande abraço
junho 21st, 2010 at 18:01
olá professor carlos,por favor me passe um esquema de montagem de um painél eletrico,pois eu vou ficar muito agradecido.
julho 25th, 2010 at 11:42
Bom dia professor! Gostaria esclarecer uma pequena dúvida, a capacidade de uma contatora é definida como AC1 AC2 ou AC3, dentre essas AC1 seria para carga resistiva e o valor indicado seria de corrente total ou em cada um dos tres contatos de força?
julho 25th, 2010 at 11:51
Marcio, é mais ou menos isso. AC1 é para FP próximo a 1. Já a escala AC2-AC3-AC4 é para motores cada vez maiores. O AC3 é recomendado para motores gaiola em geral. Se for motores ainda mais pesados, usar AC4.
julho 27th, 2010 at 12:58
OLA PROFESSOR ESTOU CURSANDO ELETROTECNICA PELA IFMT E GOSTARIA DE SABER SOBRE CONTATORES E COMO MONTAR UM PAINEL DE COMANDO FICO GRTAO SE PODERE ME PASSAR ESSAS INFORMAÇOES
ATT,
ROSIVALDO
julho 28th, 2010 at 20:45
BOA NOITE,
ESTOU PRECISANDO FAZER A LIGAÇÃO DE DOIS CONTATORES AFIM DE FAZER A INVERSÃO DO SENTIDO DE GIRO DO MOTOR SENDO POR BOTOEIRA DE PULSO. MINHA DUVIDA É POR ONDE ALIMENTAR O MESMO POIS FIZ JÁ UMAS 10 LIGAÇÕES DIFERENTES POREM TODAS EM ALGUM MOMENTO ENTRA EM CURTO AS FASES.
PRECISO DE BOTÃO 1 LIGA MOTOR SENTIDO HORARIO
BOTÃO 2 DESLIGA MOTOR
BOTÃO 3 LIGA MOTOR SENTIDO ANTI-HORARIO
FIZ A LIGAÇÃO COM SELO PARA UM SENTIDO ESTA TUDO BEM LIGO E DESLIGO PELO BOTÃO 1 E BOTÃO 2. MAS A INVERSÃO QUE ESTOU PRECISANDO DE AJUDA.
DESDE JÁ OBRIGADO
setembro 26th, 2010 at 22:58
Professor Carlos, porfavor tem algum mini curso de ligação de contatores e reles termico e temporizadores que possa disponibilizar,aguardo noticias obrigado! pode me enviar por email fico no agurdo
novembro 2nd, 2010 at 18:19
JULIO CESAR
eu tenho esta ligação que vc esta precisando,se precisar de alguma coisa me manda um email ou add o meu msn ronansrs@hotmail.com,pois a escola onde eu estudo é muito boa e tenho um conhecimento vasto sobre automação.
março 20th, 2011 at 10:44
Professor Carlos, tenho uma contatora440V e bobina 24V com tranformador, os eletricistas foram efetuar uma mudança na ligação 440V para 220V e acabaram queimando a bobina. Não consigo encontrar uma bobina 24V. o que posso fazer em carater urgente pois tenho que devolver a maquina(boma de óleo) funcionando. por favor.
abril 1st, 2011 at 14:50
Luiz, veja qual o fabricante do contator. Entre no site e baixe o catálogo. Lá estará os modelos de bobinas compatíveis com o seu contator. Com o modelo em mãos, peça orçamento nas lojas.
julho 4th, 2011 at 13:38
Boa Tarde, Queria saber como faz para saber quando uma bobina de um contator está em curto.
Obrigado
Sds
julho 10th, 2011 at 21:57
Utilizando um megômetro, por exemplo.