Análise de acidente I
Recomendação: leia o post Choque elétrico antes.
O vídeo é o registro de um acidente. Não obtive informações da cidade do acidente.
Vamos analisá-lo. Obs: o vídeo contém cenas fortes.
[00:15] Aparentemente a queda de uma árvore derrubou uma pessoa. Há pessoas andando para todos os lados. Notem que há um fio exposto cruzando a tela. Apesar do pessoal desviar dele, ninguém o isolou.
[00:33] Dois homens transportando a vítima inadequadamente. Não se sabe se a vítima teve lesões.
[00:37] Descuidado, um dos homens que transportava a vítima (camisa branca) toca no fio, toma um choque , desmaia e cai sobre o fio.
[00:42] No susto, todos se afastam. Neste momento, um rapaz nr.1 pega uma madeira e tenta afastar um fio. O golpe quase pega na vítima.
[00:46] Num segundo momento, usa o cabo para tentar afastar a vítima do contato com o ponto energizado. A roupa começa a incendiar.
[00:51] Um segundo rapaz nr.2 tenta socorrê-lo usando o próprio corpo. Apesar do tenis provavelmente ter o solado de borracha, não está correto. Ao tirar a vítima, o fio pode voltar e pegar neste rapaz.
[00:54] A senhora de short amarelo toca na vítima, e recebe um leve choque.
[00:57] Uma segunda senhora se aproxima com um pedaço de madeira para tentar afastar a vítima.
[01:01] Note a fumaça, sinal de que a roupa volta a incendiar, por causa do choque.
[01:03] O mesmo rapaz que anteriormente usou o pé (nr.2), agora tira a camisa e puxa o galho de árvore. Também leva um choque.
[01:07] Após o choque, repete a operação e outro choque.
[01:09] Mesmo fato, pela terceira vez.
[01:11] Aproxima-se um rapaz nr.3 sem camisa com uma madeira. Ele tenta afastar o fio. Note que o rapaz do tenis (nr.2) estava na linha de ação e quase entra em contato com o fio sendo afastado.
[01:28] O fio provavelmente encostou em uma superfície condutora da placa (note o clarão). Provavelmente, aquela estrutura está energizada.
[01:30] Uma outra senhora, de camisa preta, aproxima-se demais com uma madeira, e acaba entrando em contato com a superfície energizada, justamente a citada acima. Leva um pequeno choque.
[01:34] Outro clarão, na mesma placa.
[01:40] O rapaz do tenis (nr.2) procura um local melhor, e finalmente consegue afastar o fio. Note que ele fica segurando o fio na posição afastada, até que alguém afaste a vítima.
[02:22] A senhora de short amarelo dá tapas na vítima.
[02:36] Todos se aglomeram.
[02:40] A primeira vítima, que no início do vídeo estava sendo transportada, continua no local.
[02:47] Um rapaz faz massagem cardíaca.
[03:16] Note uma mulher com um copo d’água em mãos.
[04:03] Aparentemente, a vítima acordou. Porém, ainda em choque, todos seguram sua cabeça e dão água a ela.
[04:09] A vítima ainda em choque é praticamente obrigada a beber água.
[04:18] Mais água.
[05:03] Olhem onde uma criança está, segurando na estrutura anteriormente energizada, e em cima de onde a vítima se encontrava. No susto, quase cai sobre os galhos. Provavelmente, tornaria-se outra vítima.
[05:30] Fim.
Ao presenciar um acidente, a primeira coisa a se fazer é pedir ajuda, caso não haja algo imediato a se fazer para livrar a vítima do trauma, por exemplo uma pessoa tomando choque, e você correr para desligar o disjuntor.
Após solicitado o socorro, deve-se olhar e analisar toda a área para identificar pontos de perigo, como por exemplo o fio que estava exposto. Identificado e isolado o perigo, aproxima-se da vítima e verifica seus sinais vitais. Como provavelmente foi uma queda, não devia-se transportar a vítima, pois ninguém sabe se ela teve uma lesão na coluna. O que resta agora é monitar os sinais vitais e esperar pelo socorro especializado, atentando e assegurando o constante isolamento do perigo (fio).
Como isso não foi observado, apareceu uma nova vítima, o rapaz que transportando a vítima anterior, tocou no fio. Neste momento, a situação muda. Há duas vítimas. Uma, que fora transportada, caiu novamente no chão, e a outra encontra-se sob choque elétrico. A primeira ação, com o ponto de perigo é um fio, devia-se tentar afasta-lo, como o fez o rapaz nr.2 aos [01:40]. Veja que o rapaz fez este simples e eficiente procedimento em segundos.
Removida a vítima da área (note que o foco agora está todo no rapaz do choque, e não mais no primeiro, da queda), trata-se de avaliar os sinais vitais e afastar a multidão. Caso haja algum ausente (respiração, batimento cardíaco ou ambos), procede-se a recuperação artificial aplicável (respiração forçada, massagem cardíaca ou ambos). Este procedimento deve ser realizado por alguém que saiba o que está fazendo, pois pode agravar o estado da vítima.
Aos [04:03], a vítima aparentando acordada, devia-se repousada, e aguardar o socorro especializado. Jamais deve-se alimentar uma vítima. Ninguém sabe o estado em que ela se encontra, se ainda há contrações ou espasmos musculares oriundos do trauma, que ao forçar a entrada de água ou comida, pode engasga-la ou sufoca-la.
Note que o desespero dos envolvidos em ajudar foi maior que o bom senso da segurança. Entende-se que, na hora, o maior sentimento que surge é o de ajudar, e isso é louvável. Mas antes é preciso cuidar da segurança, para evitar que novas vítimas apareçam (foi o caso da segunda vítima). E também é preciso conhecer noções de primeiros socorros, a fim de evitar agravamento do quadro da vítima (foi o caso das ações sobre a vítima).
abril 2nd, 2010 at 21:16
è muito bom postar videos assim para nós eletricistas me ate mesmo outros possam tomar mais cuidado e até mesmo agir com sabedoria. Valeu