Cálculo de corrente de motores
Recomendação: leia o post Cálculo de corrente em cabos antes.
Dúvida enviada pela colega Ciciane: são 2 motores de 40cv cada, FP 0.85, alimentados com 220V trifásico.
Quer saber qual a corrente em cada alimentador, sendo que ambos os motores são alimentados por um único transformador.
Podemos utilizar a fórmula geral para cálculo de corrente em motores trifásicos:
Assim, para cada motor, haverá uma corrente aproximada de 114A (considerando o rendimento de 80% dos motores). No alimentador geral, haverá o dobro da corrente (visto que o fator de potência é o mesmo): 228A.
Se os motores puderem ser fechados em 380V, a corrente de cada um seria menor: 66A. Ou seja, você alimentando os mesmos motores com 380V, teremos uma redução de quase metade da corrente a 220V (na razão da raiz de 3).
Outro jeito de calcular é usando o circuito monofásico.
Primeiramente, temos um potência por fase por motor de (40/3)cv = 9,81KW. Em seguida, acharemos a potência total por fase por motor, agora considerando o rendimento do motor (80%): 9,81K/0,80 = 12,26KW. E agora considerando o FP=0,85, achamos a potência aparente por fase por motor: 12,26K/0,85 = 14,42KVA.
Como estamos trabalhando por fase, usaremos a tensão de fase para o cálculo da corrente por fase. A tensão de fase é 220/(raiz de 3) = 127V. Assim, a corrente de fase por motor é 14,42K/127 = 113,54A.
Assim, dimensiona-se o alimentador de cada motor conforme sua corrente nominal, de 113,54A.
Como os motores estão ligados ambos a um transformador, o alimentador principal deverá ser dimensionado para uma corrente duas vezes maior, 113,54 * 2 = 227,08A.
Como a própria colega da dúvida sugeriu, se alimentássemos o motor com 380V, repetindo o cálculo, a corrente por motor seria 65,55A, e a do alimentador geral 65,55*2 = 131,1A.
Mas aí entra um porém: o motor estava previamente sendo alimentado por 220V trifásico. Se ele estiver fechado em delta (ou triângulo) para esta tensão, tudo bem poderemos alimentá-lo em estrela com 380V, e os cálculos estariam coerentes.
Agora se ele já estiver fechado em estrela com a alimentação em 220V, não poderíamos alimentá-lo com 380V.
dezembro 8th, 2008 at 14:29
Estou precisando fazer este calculo mas não sei por onde comesar,tem como você me dar uma ajuda,agradeço.
O gerente financeiro solicitou do técnico de manutenção um estudo pré-liminar para aquisição dos motores elétricos e transformadores de força para atender a nova linha de produção que está sendo projetada.
Sabendo-se que, as máquinas operatrizes estão distribuídas conforme descrição abaixo dimensione:
A potência dos motores elétricos, a corrente nominal, a corrente de partida, o fator de serviço, o fator de potência, a tensão nominal e a potência de entrada dos motores elétricos dos galpões 1 e 2.
GALPÃO 1 – É alimentado por uma rede trifásica com a tensão nominal 440V, projetaram 5 máquinas operatrizes com as seguintes potências de consumo:
1 – 100 CV; 2 – 15 HP; 3 – 39 kW; 4 – 12 CV; 5 – 8 HP
GALPÃO 2 – É alimentado por uma rede bifásica, com tensão nominal de 220V, projetaram 3 máquinas operatrizes com as seguintes potências de consumo:
1 – 5 CV; 2 – 4 HP; 3 – 9 kW
O gerente também solicitou ao técnico de manutenção informações sobre qual tipo de equipamento e características a serem adquiridas para manter a linha de produção operando na ocorrência de falta de energia elétrica da concessionária local.
OBS.: Os valores de: rendimento, fator de potência, corrente de partida e corrente nominal deverão ser sugeridos por você.
maio 25th, 2009 at 13:10
gostaria de saber como dimensionar um dsijuntor de proteção para um motor de 15 cv
julho 24th, 2009 at 10:00
Gostaria de saber qual a formula usada para calculos de nominal de mototes
agosto 14th, 2009 at 12:19
Gostaria de saber como calcular a substituição de um motor em corrente continua por um de corrente alternada
outubro 6th, 2009 at 21:08
[…] leia o post Cálculo de corrente em cabos e Cálculo de corrente de motores […]
outubro 6th, 2009 at 21:14
[…] leia os posts Cálculo de corrente de motores e Cálculo de corrente em cabos […]
outubro 6th, 2009 at 21:15
[…] leia os posts Cálculo de corrente de motores e Cálculo de corrente em cabos […]
outubro 6th, 2009 at 21:23
[…] leia os posts Cálculo de corrente em cabos e Cálculo de corrente de motores […]
outubro 29th, 2009 at 15:49
Boa tarde Carlos,
Por favor gostaria muito de sua ajuda, para resolver a questão abaixo:
Em uma Fabrica temos:
Tensão de entrada (primária): 13,8kv
Tensão Interna (secundário): 220/380 V
CCM1: Possui 8 Motores com 75 cv cada, FP: 80%; Rendimento 90%; CCM2; 10 Motores com 45cv cada, FP:80%; Rendimento: 90%;
Escritório: 80 Lâmpadas 32W, 5000W de computadores, FP: 75%
Considerando:
Fator de simultaneidade= 1
Fator de utilização: 85 /100.
Qual os cabos e eletrodos de alimentação e projeção para cada quadro/CCM e para alimentação geral?
Dimensione o disjuntor e o trafo de entrada.
Considere e exponha a corrente de curto circuito para dimensionar equipamentos.
Qual a potência mínima do transformador para atender o sistema?
Faça um diagrama unifilar.
Dimensione a correção do fator de potência.
Abraços,
Wildener Andrade
dezembro 25th, 2009 at 18:19
olá gostaria de saber qal o calculo basico,
que faço par dimensionar a carga e logo implantar o trafo.
muito obrigado.
janeiro 4th, 2010 at 11:10
Ólá, boa tarde!
Caro Carlos
A minha dúvida é quanto o cálculo do nível de curto-circuito em barramento, cabo,e onível de curto de um disjuntor.como calcular?Para poder fazer um dimensionamento correto.Há formulas simpilificadas ou são todas muito complexas.
Obrigado pela atenção.
janeiro 11th, 2010 at 8:42
COMO FAZER PARA CALCULAR A CORRENTE EM VAZIO DE UM MOTOR DE 100CV GRATO.
janeiro 12th, 2010 at 0:54
como eu resolvo este problema: Um motor trifasico com potencia de 15 hp, corrente nominal de 23 A , IP/IN+ 7,7 conectado a uma rede 380V esta ligado com uma compensadora no TAP de 65 %. Qual a corrente na linha de alimentação na hora da partida e atensão no motor?
janeiro 15th, 2010 at 16:09
Olá! estou precisando de ajuda para calcular o nível de curto-circuito e dimensionamento de TC,
por favor gostaria de saber como faço para cálcular?? desde já agradeço pela atenção.
maio 19th, 2010 at 9:32
Tenho as mesmas dúvidas do Fernando ai em cima, sobre calculos de corrente de curto-circuito. Para dimensionar corretamente meus disjuntores, ainda que tenho um circuito com três transformadores de 1000 KVA em 380/220V em paralelo. Pode me indicar algum livro. Obrigado
junho 18th, 2010 at 21:02
oi ,queria saber como caucular para eu decobri a amperagem de um dirjutor correto,por exemplo
um motor de 30vc em 380v
queri que vc mandasse a operação bem detalhada.
obrigado.
julho 2nd, 2010 at 3:06
pq q quando aumentamos aumentamos a velocidade do rotor de um gerador alternador não altera a frequencida da rede? (para almentarmos a potencia d uma subestação temos ki aumentar a velocidade do rotor da mesma)
julho 8th, 2010 at 13:30
A frequência da rede está diretamente ligada à velocidade da máquina, sendo velocidade=120.frequência/pólos. Quando há mais cargas ligadas à geração, a tendência do rotor é diminuir a velocidade (dado o aumento de carga) pois ele enfreta um maior conjugado. Para que a rotação não caia, então libera-se mais comportas para que o volume de água aumente, aumentando o torque do rotor, mantendo assim a velocidade constante.
julho 27th, 2010 at 12:48
Houve um erro no desenvolvimento do raciocinio
no 3o parágrafo, onde para a Ciciane achar a Corrente deveria ter multiplicado
a tensão de fase ( 220 * raiz de 3 ) e não dividido.
Portanto corrente por fase por motor = 14,42 kva / 220*raiz de 3 = 37,85 Ampéres.
att
julho 27th, 2010 at 21:41
Boa noite eu gostaria de saber é
que eu tenho um motor de 20 cv 380/660 volts
porem a alimentação que eu tenho é 220 volts trifasico eu gostaria de saber o que acontece se eu ligar esse motor em 380 na rede de 220 volts
julho 29th, 2010 at 17:48
José, você ligando um motor 380V em rede 220V, a depender da carga inicial, ele não irá sequer rodar, e poderá até queimar. Em plena carga, ao abaixar a tensão, a tendência do motor é puxar mais corrente, para que se mantenha a potência consumida. No caso da partida, ele não teria força suficiente para girar (certas cargas tem conjugado de partida muito maior do que o conjugado à rotação nominal).
julho 30th, 2010 at 14:27
Jazen, revisei o texto e não encontrei erros. Inclusive reescrevi de uma forma mais sucinta, veja o artigo novamente.
Obrigado pelo aviso!
agosto 3rd, 2010 at 19:56
boa noite,
poderia me ajudar ,
a empresa me pediu para que eu fizesse um orçamento do que eu precisaria para montar um meio de testar alguns motores .
bom tenho uma alimentaçao de 220v . os motores sao 380v e 440v certo, entao teria que arrumar um transformador q entrada fosse 220 e saida eu teria q ter 380 e 440v .
bom qual seria o transformado q eu teria q arrumar para um motor de aproximadamente 40cv sendo que possa acontecer que ao msm tempo esteja ligado dois motores um no 380 e outro no 440 .
e se existe algum modo de se tirar do msm transformador as duas tensoes .
agosto 3rd, 2010 at 23:09
José, para alimentar um único motor de 40cv por exemplo você precisaria de 30KVA livre (no mínimo): como será uma bancada de teste, o conjugado de partida será mínimo (teste a vazio). Como seriam dois motores, ficaria um total de 60KVA livre. Majorando para o próximo transformador comercial, creio que o de 75KVA. A questão é: você precisaria de tensões 380 e 440V, ambas trifásicas (considerando os motores trifásicos). Deste modo, o mais viável seria dois transformadores, cada um com uma tensão trifásica de saída. O porém seria que você só poderia testar um único motor de determinada tensão por vez. Veja também outra questão: se a bancada ficar muito tempo ociosa, os transformadores injetarão grande quantidade de energia reativa na rede, e você teria que compensar este reativo.
agosto 4th, 2010 at 19:46
boa noite .
muito obrigado carlos mas desculpe nao entendi algumas coisas, mas vamos la
olha oq eu deveria fazer para q nao acontecesse isso e deixa eu me explicar melhor
tenho que montar um painel de teste para motor trifasico de 20 cv mas porem pode ser que eu precise usar algumas vezes um d mais potencia .
bom tenho que montar uma bancada com um voltimetro na entrada do transformador , um voltimetro na saida e um amperimetro , nao sei se seria viavel colocar fusiveis tenho que colocar uma botoeira lig/desl para que desce partida uma chave de emergencia para uma possivel emergencia eu teria q ter nesta bancada duas saidas de 380v e 440v sei que a partida direta destes motores pode me acarretar em algum problema oque eu devo fazer que ele parta de maneira q nada venha acontecer
existe transformadores que entre 220v e saia 380 e 440 ao msm tempo .
posso ligar um motor fechado em 380 em uma tensao de 440v .
qual seria sua opniao sobre este funcionamento correto oque eu deveria comprar para que funcione corretamente.
desde ja muito obrigado
agosto 4th, 2010 at 19:56
urgente por favor
me ajudem
bom oque eu devo fazer .
tenho minha tensao em 220v trifasica.
tenho que testar motores 380v trifasicos , e 440v trifasicos.
tenho q ter a tensao de entrada no transformador, tenho que ter a tensao de saida do transformador e amperagem para as duas saidas ou seja as duas alimentaçoes 380 e 440v .
penso em colocar duas botoeiras lig/desl na saida dos transformadores para dar partida mps motores.seria nescessario colocar fusiveis antes das botoeiras . queria colocar uma chave de emergencia para as duas saidas tbm.
pode me dizer oq fazer
muito obrigado aguardo
agosto 16th, 2010 at 10:21
Prezado Carlos,
Estou com uma dúvida. Comprei um maquinário de reciclagem de plástico. São 5 motores. Sendo 2 de 40 cv, 1 de 20 cv, 1 de 5 cv e 1 de 3 cv. Minha rede é trifásica de 220v. Os motores serão ligados um por vez mas funcionarão juntos. Não tenho capital agora para investir em uma subestação, o fabricante me garantiu que as máquinas funcionariam com uma chave de 200A, alegando que a tensão de partida em chave triângulo estrela cai bastante e que esta chave aguentaria. Por favor me de uma ajuda. É muito ruim não saber das coisas. Abraços Thiago.
agosto 16th, 2010 at 11:54
Thiago, primeiro verifique com a concessionária de energia de sua região quanto ao seu enquadramento, em função da sua carga instalada. Agora, digamos que você esteja enquadrado ainda em consumidor de baixa tensão 220/127V. A partida de um motor de 40cv a 220V trará sérias consequências à sua instalação, pois a corrente de pico poderá passar 5 vezes a corrente nominal de 127A do motor, ou seja chegar a mais de 600A. Terá uma senhora queda de tensão na sua rede.
Portanto, para a partida dos motores de 20 e 40cv, pode considerar a utilização de um inversor (vale a pena investir). Usar a chave estrela-triângulo nos motores de 40cv fará diferença, mas a corrente de partida continuaria muito alta para a sua instalação. Recomendo entrar em contato com um técnico ou engenheiro eletricista de sua região. Ele será capaz de tanto dimensionar sua instalação para a adição dessas novas cargas, quanto verificar junto com a concessionária o seu enquadramento.
agosto 17th, 2010 at 20:28
boa noite,
preciso de ajuda urgente
tenho q montar uma mesa de teste p testar alinhamento e balanceamento de ventilaDORE.
entao usarei ventiladores de 15 e 20 cv.
gostaria de uma ajuda de como ligaria estes motores , tipo doq eu precisaria para liga los
e eu tenho uma alimentaçao 220v , e os motores sao 380 e 440v.
entao teria q comprar um transformador com esta dupla saida de 380 e 440v.
gostaria de saber quais fuziveis eu usarei para proteger o transformador e na saida quais disjuntores eu colocaria para ligar os motores tbm tenho q ter a voltagem de entrada do trafo e
amperagem e voltagem de cada motor DIGO NA SAIDO DO TRANSFOR ANTES DOS MOTORES.
PRECISO SABER OQUE DEVO FAZER P Q EU PROTEJA OS MOTORES QUAIS DISJUNTORES QUAIS FIZIVEIS , SE E NESCESSARIO EU COLOCAR COMANDO .
ME AJUDEM POR FAVOR ALGUEM VC CARLOS ME AJUDE
agosto 17th, 2010 at 23:21
Pablo, o que você está pedindo é um projeto à distância. Melhor você procurar um engenheiro eletricista da sua região que, visitando a empresa, poderá fazer um trabalho de qualidade, e com responsabilidade técnica.
agosto 23rd, 2010 at 17:47
Boa noite
Gostaria a sua ajuda para calcular a currente num motor ligado a 380 v sem neutro em que os enrolamentos estao triangulo e teem 121 ohms cada.
cumprimentos
jose cunha
agosto 23rd, 2010 at 23:53
José, como você obteve este valor de 121Ohms? Foi usando o multímetro? Se foi, não se pode efetuar cálculo com este valor, que representa apenas a resistência ôhmica da bobina.
Para o cálculo da corrente, há outros fatores, como a reatância das bobinas à 60Hz.
Mas considerando este valor de 121Ohms, pode-se calcular usando o circuito monofásico (220V) com impedância de 40,3 (transformação delta-triângulo), o que resulta numa corrente de 5,5A.
setembro 7th, 2010 at 10:07
Tenho um motor com corrente sem carga de 1,8 amperes trifasico 380V
cada resistencia do motor tem 1,5 homs.
como descubro a potencia em cv?
setembro 12th, 2010 at 22:29
Gostaria de saber como calcular as chave magnetica de uma estrela triangulo sendo que o motor e de 20cv ,E sabendo que a corrente se dividen em K1, K2 quando entra triangulo.
setembro 19th, 2010 at 14:25
Preciso saber qual fiação e disjuntor usar para alimentar um motor de 7 Hp (trifásico 380V ) para uma camara fria a 200 metros do quadro de alimentação, obrigado desde já.
setembro 20th, 2010 at 11:26
gostaria de saber uns calculo.
motor trifásico de 20cv com possibilidade de ligação em 220/380, seis pontas acessiveis para interligação das tensões desejadas, com rotação de 3485 rpm. frequencia de 60 hz potencia de 2 cv, ip/in 7.5, cos o.87, com esses dados calcule a corrente do motor em funcionamento e a corrente de partida do mor , sabendo se que a tensão na empresa é de 220 volts.elabore tambem o circuitos de comando e potencia do motor.
novembro 11th, 2010 at 16:39
como calcular um motor de 30 cv ligado em estrela em 380 vac.qual a sua corrente nominal em plena carga? considere se fp =0,85
novembro 26th, 2010 at 10:28
bom dia!preciso rebobina um motor weg de 30cv 2polos e n tenho o calculo segue os dados do motor e agradeço se puderes me ajudar.
núnero da placa mbr 7094
carcaça 160L–05mar04 BL93100
kw cv 22/30
woL 380/660
diam 140
espessura 225
ranhuras 36
passe-14/16/18
amp 41.7/24.0
novembro 30th, 2010 at 23:51
Francisco, só numa especializada para você obter os dados que precisa.
dezembro 4th, 2010 at 20:27
Boa noite, gostaria de saber como calcular a corrente de um motor 380V, por fase.
Ex: Um motor de 2CV, fator de potência 0,85.
dezembro 4th, 2010 at 23:51
José, basta você seguir a fórmula do post. Se não tem o rendimento, considere-o 0,85.
março 24th, 2011 at 19:31
Gostaria de sabe com calcula a amperagem de um transformador 30KVA monofásico e outro trifásico.
Alimentação do primario 440v.
Saida do segundario 110/220v para amperagem total.
abril 1st, 2011 at 15:12
Marcos, para o monofásico, divida a potência pela tensão.
Para o trifásico, divida a potência pela tensão, e também por 1,73; a tensão que você usará neste caso dependerá do tipo de ligação (se estrela ou triângulo).
maio 10th, 2011 at 11:12
bom dia.
por genteleza quero saber como calcular os contatores para um circuito estrela/triangulo de 40cv,220v
junho 6th, 2011 at 22:03
Boa noite amigos !!!
estou com um pequeno problema na minha oficina comprei um torno mecanico e o mesmo veio um motor trifasico 220 e aqui na cidade a energia e trifasica 380 como posso resolver esse problema existe algum tipo de transformador de 380 para 220 alguem pode me dar uma dica agradeço desde já ( obs: o motor é de duas rotação é o mesmo só tem a opção trifasica 220 volts )
junho 7th, 2011 at 13:54
Entre em contato com alguma loja especializada em transformadores. A depender da potência do motor/custo do transformador, pode ser viável utiliza-lo. Em todo caso, considere a troca do torno também.
junho 12th, 2011 at 21:27
Professor se eu reduzir a potência de um motor trifásico pela metade e calcular sua corrente nominal ela cai pela metade também? Por exemplo um motor de 100cv’s, reduzi-lo para 50cv’s, um rendimento de 91%, VL=220 ou 380 V, e um cos de 0,37….Ela cai pela metade?
junho 13th, 2011 at 19:38
Como você irá reduzir a potência do motor? Ela está relacionada com a carga que está sendo movida. Se a carga requer alto torque, a potência elétrica que o motor precisará também será alta.
Geralmente, o rendimento e FP variam com o carregamento do motor. Um motor a vazio tem baixo FP, e o motor a plena carga tem FP maior. Ou seja, não é linear a proporção entre potência e a corrente. Assim, não dá para afirmar que a corrente do motor cairá pela metade se a carga for a metade da nominal, apesar de elas serem medidas proporcionais entre si.
junho 20th, 2011 at 22:44
Como faço para montar um projeto de um motor eletrico de um ventilador?
Por onde começo, fazendo calculo de rendimento desse motor, nao sei começar, nem a sequencia a seguir.
junho 24th, 2011 at 17:29
Carlos,
Por gentileza pode me informar o gasto em energia em Kilowat em uma hora de um motor elétrico de 5 cavalos???
julho 11th, 2011 at 2:38
5 CV = 5 multiplicado por 736 dá 3,68KW. Considerando rendimento de 70%, a potência total dá 4,6KW.
janeiro 11th, 2012 at 21:12
tenho um motor 50 CV 380 V e minha rede é 220 V , se colocar um transformador elevador 220 x 380 V , qual será a corrente no primario do trafo ?
setembro 23rd, 2015 at 11:09
Eu quero receber grande informação das grandesa eletrica
setembro 23rd, 2015 at 11:13
Eu quero receber muitas informação sua e muito bom