O por que de se dimensionar condutores
Para que dimensionar um condutor, se utilizando cabos 2,5mm² geralmente já atende a maioria das cargas numa residência? Se o cabo de 2,5mm² suporta 10A, por que temos que muda-lo se a carga estiver muito distante do quadro geral? Ou então, por que o dimensionamento depende do número de condutores no mesmo eletroduto?
Tudo está atrelado ao efeito Joule. O que limita a corrente num determinado cabo é a temperatura que o cabo alcança em regime permanente. A maioria, de isolação PVC, tem temperatura máxima de 70ºC. Ou seja, ele poderá servir de passagem de corrente sob condições de temperatura máxima de 70ºC.
Agora como saber se o cabo suporta 5, 10 ou 20A? Depende dos fatore que influenciarão (vamos tomar como base um cabo X conhecido com isolação em PVC):
- Aquecimento próprio: ao passar corrente no cabo X, que tem uma resistência associada (à qualidade do condutor (cobre, alumínio), seção e comprimento), gera-se efeito Joule, que faz com que o cabo aqueça. Este aquecimento não deverá ultrapassar os 70ºC.
- Temperatura ambiente: quanto maior for a temperatura ambiente, o cabo X em questão suportará uma menor corrente, pois mais facilmente ele chegará à sua temperatura máxima de 70ºC.
- Temperatura do solo: apenas se o cabo passar por baixo do piso, pela mesma razão acima.
- Número de circuitos no mesmo eletroduto: cada cabo produz efeito Joule. Deste modo, quando mais cabos for colocados num mesmo trecho, um esquentará o outro. Por isso que quanto maior for o número de cabos juntos num mesmo trecho, menor será a capacidade de condução do condutor X, pois além de seu aquecimento próprio, o aquecimento dos outros cabos também o esquentará.
- Distância do quadro até o equipamento: aqui não entra mais a questão do efeito Joule, mas apenas quanto à queda de tensão. O produto entre a resistênca ôhmica do cabo (fixa) e a corrente que passa por ele dará a queda de tensão. Quanto maior essa resistência, maior a queda. Para baixar tal valor, sobredimensiona-se o cabo.
Mas o que se faz em projetos não é calcular o efeito Joule. Os projetistas majoram o valor da corrente de projeto, levando em consideração os itens supracitados, obtendo assim o valor da corrente corrigida. Essa corrente corrigida é maior do que a corrente real do circuito e serve apenas como base para o dimensionamento dos condutores.
agosto 29th, 2010 at 10:10
desejo saber como calcular curvas de disjuntores
agosto 29th, 2010 at 10:12
como faço para instalar um dr em um quadroa életrico
agosto 29th, 2010 at 10:14
desejo saber como alinhar luminárias no teto de embutir e sobre por sem ficar tortas ou desalinhadas no teto
agosto 31st, 2010 at 19:40
Duvida !!! Um cabo 2,5 mm suporta 10 amperes ????? Não entendi, pelo que sei ele suporta até 21 amperes . Claro que em distancias não longas ,e sem agrupamento de cabos no mesmo eletroduto.
Aguardo resposta Obrigado
agosto 31st, 2010 at 21:46
Sim Milton, você está certo. Foi só para ilustrar. Mesmo assim, já corrigi para 20A para evitar confusão.
outubro 1st, 2010 at 20:17
ola, quero saber como dimencionar capcitores para correção do f.p da empresa da qual eu trabalho.
outubro 1st, 2010 at 20:22
ola, quero saber como dimencionar capcitores para correção do f.p da empresa da qual eu trabalho. tenho varios motores na empresa de pequena e grande potencia 2 cv a 125 cv. Meu f.p. atual esta em torno de 0.89, sei que esta fora do que a concessionaria pede. minha tensão de trabalho é 440 volts a corrente chega a 400 ampéres com as maquinas todas em pleno trabalho. Quero saber como fasso para calcular os kvar a instalar. grato..
dezembro 23rd, 2010 at 22:52
Gostaria de saber se a temperatura do cabo ultrapassar os 70 graus o cabo pode pegar fogo?
maio 15th, 2011 at 15:04
Gostaria de saber quais perdas ao dimensionar um cabo de 6mm do padrão ao quadro numa distancia de 45 metros? e referente a disjuntores se há ao colocar um disjuntor bipolar de 30A se divide 15A para cada polo ou se é 30A para cada pólo (fase)? Desde já obrigado por responder.
junho 5th, 2011 at 4:57
Charles, as perdas dependem da carga cujos cabos alimentam. E quanto a disjuntores, a corrente nominal é para cada pólo.