Disjuntor, DR e o neutro
Recomendação: leia os posts Disjuntores e Dispositivo DR antes.
Lembrando o que já citei em outro post: o neutro nunca pode ser interrompido pelos disjuntores. Isso vale sempre. Pois a idéia é nunca colocar o disjuntor no neutro ao invés de na fase.
Tomemos por exemplo uma instalação básica, de um interruptor e uma lâmpada. Imagine que a ligação está correta: disjuntor na fase e o neutro é ligado direto ao bocal da lâmpada. No momento de troca da lâmpada, é natural desligar o disjuntor para trabalhar. Qualquer contato com os contatos do terminal não ocasionará choque elétrico, pois estaria entrando em contato ou com o terminal ligado ao neutro, que tem o mesmo potencial que a terra, ou com o terminal ligado à fase, que está seccionada pelo disjuntor.
Agora se a fase estiver indo direto para o bocal, e o neutro sendo seccionado pelo disjuntor. Ao tocar acidentalmente no contato ligado à fase, que desta vez não se encontra seccionada, o choque é certo.
É por isso que em instalações monofásicas, os disjuntores sempre vão à fase, para que em qualquer manutenção, a pessoa esteja protegida.
Só que ao utilizarmos o dispositivo DR, sabemos que o neutro também tem que está ligado a ele, para que uma possível corrente residual seja detectada. Deste modo, se estivermos trabalhando com um disjuntor DR, além da fase, o neutro também seria ligado. No momento da manutenção (ou no corte do DR por uma falta percebida por ele), tanto a fase quanto o neutro estariam seccionados, não expondo o usuário a choques.
Já em instalações bifásicas (ou trifásicas), vai depender da ligação do circuito: se a ligação for com uma fase e um neutro, o disjuntor será unipolar e deverá estar na fase; se a ligação for duas fases (ou três), o disjuntor será bipolar (ou tripolar), e neste caso, sequer existe neutro.
novembro 13th, 2010 at 12:32
olá carlos muito bom seus comentários, mas gostaria saber de se era possivel enviar um esquema de ligação do dr no circuito monofasico. obrigado.
janeiro 24th, 2011 at 21:50
Gostei da instrução, por favor me tire só uma duvida, o DR se instala antes ou depois dos disjuntores?
junho 4th, 2011 at 9:55
Olá Carlos, bom dia.
Gostaria de tirar uma duvida contigo, por exemplo: Existe DR bipolar duas fases + neutro, ou só existe uma fase + neutro? neste ultimo caso, pode colocar as duas fases deixando o neutro de fora sem ser seccionsdo? e mesmo assim ele protege contra choque?
junho 5th, 2011 at 4:53
Antonio, cada pólo do DR é para cada fase, e neutro inclusive. O neutro sempre tem que passar pelo DR.
agosto 22nd, 2011 at 19:04
vanildo Says:
janeiro 24th, 2011 at 21:50
Gostei da instrução, por favor me tire só uma duvida, o DR se instala antes ou depois dos disjuntores?
Resposta:
Em geral, ele é colocado depois do disjuntor principal e antes dos disjuntores de distribuição, mas não existe problema em colocá-lo depois dos disjuntores de distribuição.
————-
jaelson vidal Says:
novembro 13th, 2010 at 12:32
olá carlos muito bom seus comentários, mas gostaria saber de se era possivel enviar um esquema de ligação do dr no circuito monofasico. obrigado.
Resposta:
https://lh5.googleusercontent.com/-MdZrwCyZjW0/TlLR5X3B3BI/AAAAAAAAAI4/w-582OQOJa8/s912/DR.jpg
Abraço,
Maiko De Toni
agosto 22nd, 2011 at 19:31
pode duas casas com os fios fases individuais 110,so que com um neutro so para as duas?
setembro 4th, 2011 at 6:58
Não. Duas residências, duas alimentações separadas.
setembro 4th, 2011 at 23:18
Nem somente para proteger o chuveiro elétrico?
janeiro 2nd, 2012 at 10:16
muito bem gostei da explanação