Benefícios da correção do fator de potência
Recomendação: leia o post Fator de potência antes.
Há diversos benefícios que fazem valer a pena o investimento na correção do fator de potência, tanto para o consumidor quanto para todo o sistema elétrico.
Como já discutido, o fator de potência é a razão entre a potência ativa (que realiza trabalho) e a potência aparente fornecida pelo transformador. Se o fator de potência de uma instalação estiver muito baixo, isto quer dizer que, da energia que o transformador está fornecendo para aquela carga, pouca parte está sendo usada para gerar, de fato, trabalho.
Para o sistema elétrico, quanto maior o fator de potência, menor serão as correntes envolvidas, e menor as quedas de tensão ao longo das linhas de transmissão. Assim, um mesmo gerador poderá alimentar mais cargas que realizem trabalho, e menos energia será perdida pelo sistema de transmissão.
Para o consumidor, os mesmos benefícios: maior fator de potência implica em menores correntes, o que implica: 1) menor queda de tensão ao longo da instalação; 2) menor efeito Joule nos condutores. O transformador do consumidor, quando a FP unitário, em comparação ao baixo FP, estará menos carregado, possibilitando assim aumentar a carga, sem precisar trocar o transformador.
Outro fato é que o capacitor tem baixa impedância para elevadas frequências. Isto quer dizer que ele é capaz de filtrar as componentes harmônicas da instalação (apesar de que o banco de capacitores no qual estamos nos referindo não foi projetado para tal aplicação).
E quando o FP do consumidor está abaixo do mínimo, a concessionária cobra-o pelo excedente reativo. A depender do caso, uma ou duas multas mensal deste excedente é praticamente o custo da instalação do banco para sua correção.
junho 10th, 2010 at 19:35
Muito claro !!!belo exemplo o do chopp !!!
Eu gostaria de um exemplo prático para cálculo de fator de DEMANDA
Aquele que decorre pelo fato de que os aparelhos eletricos nunca vao estar ligados
todos ao mesmo tempo. Para de ahi nao super dimencionar a fiaçao de entrada
Desejo muito uma resposta Um abraço …e PARABENS
setembro 25th, 2010 at 11:18
Seguintes dados; Potencia 800KW; CONSUMO DE 6240kW Demanda maxima 520 Kw- COMO CALCULAR O FATOR D DE CARGA E O FATOR DE DEMANDA, DESTA INSTALAÇÃO. dESDE JA AGRADEÇO A ATENÇÃO.