Main Contents

Conceito de seletividade

Recomendação: leia o post Termos montante e jusante em eletrotécnica e Disjuntores antes.

A seletividade em eletrotécnica é a coordenação dos equipamentos de proteção. Um defeito em uma extremidade da instalação não deveria, a priori, desligar toda a unidade, mas apenas o circuito no qual o defeito foi proveniente.

A coordenação garante maior produtividade (pois há redução no número de paradas totais inesperadas), segurança (num hospital, por exemplo) e facilidade de manutenção (defeito foi no circuito que desligou).

Tome como exemplo dois disjuntores A e B em série, estando o B a jusante de A. Em caso de sobrecorrente no circuito do disjuntor B, ele que deverá abrir primeiro, e não o disjuntor A; assim está garantida a seletividade. Caso o disjuntor A abra e o disjuntor B não, não há seletividade.

Considerando agora três disjuntores: A, B e C, estando o A a montante de B e C, que são disjuntores de dois circuitos separados. Se não houver seletividade, um defeito no circuito do disjuntor B abrirá o disjuntor A, que cortará a energia tanto do circuito proveniente do defeito quanto o circuito do disjuntor C.

Imagine sua residência. Você pluga na mesma tomada (circuito) a televisão, o som e o dvd. Por descuido, resolve colocar também o ferro-de-passar. Considerando que a corrente total deste circuito é acima do previsto, o disjuntor deste circuito deverá abrir. Mas, não havendo seletividade, quem abrirá será o disjuntor a montante dele, ou seja, o geral da casa. Então, uma sobrecarga em um dos circuitos, gerou a interrupção do fornecimento para a residência inteira.

Passando para unidades comerciais/indústrias, o prejuízo decorrente de paradas inesperadas é muito alto. Por isso da necessidade de coordenação dos equipamentos de proteção inseridos nos circuitos.

5 Responses to “Conceito de seletividade”

  1. 1
    Vitor Says:

    querido professor.
    Aprendir muito com suas colocações.
    Mas, paira uma duvida acerca da potencia aparente (Va), quando lêio no transformador da concêssionaria 79 kVa;Quantos Watts estou lêndo?
    Por favor ajuda-me a superár mais esta dificuldade, obrigado.

  2. 2
    Elizandro Says:

    toda potencia kVA, é a multiplicação de corrente por tensão (k(V.A))logo seria em torno de 79000 w.
    claro que tem as ditas compensacões, raiz de 2 e raiz de 3, mas a gorsso modo é isso.

  3. 3
    Italo Says:

    Calma aí Elizandro.
    VA é VA. E W é W.
    Claro que eles estão relacionados. Mas para que Vítor saiba o quantitativo corresponde em watts, tem que saber o fator de potência (cos fi).

  4. 4
    Oscar Says:

    VA ou KVA é a potência fornecida pela concessionária.Consumo são os Ws ou KWs medidos pela concessionária num dado intervalo de tempo.
    Quando essa potência chega numa residência,comércio ou indústria,geralmente, deve ser multiplicada pelo fator de potência, para que se possa descobrir, primeiro a potência total recebida em W e depois o consumo em Wh ou KWh.
    O fator de potência está sempre relacionado ao tipo de carga. Isto é: Motores, reatores, lâmpadas de descarga etc. Ele sempre está entre 0 e 1. Numa residência,por exemplo, FP ou é 0,95 ou 1. Dessa forma, para calcular potência(W) e depois consumo(Wh)faça o seguinte:
    P=VI.FP [W] ou seja, multiplique VA (Potência da Concessionária)pelo fator de potência.

    então, no exemplo acima:

    Se FP=1, P=79KVA se transforma tudo em Watts P=79KVA x 1=79KW

    mas, se FP for 0,5 por exemplo,teremos: P=79KVA x 0,5= 39,5KW

    Portanto: VA (Potência da concessionária ou Potência Aparente) se transforma em W (Consumo ou potência Ativa) quando multiplicada pelo fator de Potência, que representa o tipo de carga que se encontra instalada no local.

  5. 5
    Carlos Matheus Says:

    Isso mesmo Oscar.

Leave a Reply