Main Contents

Chuveiro e disjuntor

Recomendação: leia o post Disjuntores antes.

Respondendo à dúvida do Vinicius, que comprou um chuveiro novo e fez a instalação usando um circuito com disjuntor de 25A, sendo que o chuveiro é de 40A.

Para resolver o problema, não basta apenas trocar o disjuntor por um de maior capacidade. Lembre-se: o disjuntor protege a fiação do circuito, independente da carga ligada. Se o condutor é de 4mm² (capacidade máxima de 30A), deve-se usar apenas disjuntores com corrente nominal abaixo de 30A. Se o condutor for de 10mm² (50A), então usa-se disjuntor de 50A ou menos.

No caso supracitado, a utilização do circuito protegido por um disjuntor de 25A para alimentar o chuveiro de 40A é incorreta. O disjuntor irá atuar sempre. Então, o correto é mudar os condutores deste circuito (que deve ser exclusivo para o chuveiro) para 10mm² e um disjuntor acima de 40A e abaixo de 50A. Obs (1): usar um condutor de 6mm², a corrente será quase igual à máxima do cabo, e a depender da distância do circuito, provocará queda de tensão considerável.

Pelo valor da corrente, percebe-se que o chuveiro é 127V. Sugiro a compra de um 220V, pois deste modo poderá aproveitar o disjuntor já instalado de 25A. Obs (2): se o disjuntor for bipolar, pois se for monopolar, terá que substitui-lo. Não é aconselhável utilizar dois disjuntores monopolares para proteção dos condutores de um circuito bifásico.

9 Responses to “Chuveiro e disjuntor”

  1. 1
    leonardo Says:

    Preciso ligar um chuveiro 220 volts…..4400 wats…….qual disjuntor e bitola seria o correto,agradeço se puder me responder

  2. 2
    paulo Says:

    como fazer um aterramento para um computador,preciso interligar todas as hastes?

  3. 3
    Kajin Says:

    Instalei um chuveiro (marca FAME) de 127V, 5200W e 50A (condutor de 10mm2). O disjuntor é de 40A, mas o chuveiro não arma (esquenta). O que pode ter acontecido?

  4. 4
    jeferson Says:

    como faco pra ligar doi chuveiro na mesma rede eletrica uso bitola de 4mm em amos chuveiro como devo proceder a instalacao do chuveiro obrigado aguardo retorno e fiquem com deus

  5. 5
    Carlos Eduardo Says:

    Tenho o seguinte problema acontecendo será que pode me ajudar?
    Tenho instalado um chuveiro 220v a uma distancia de 10 metros dos disjuntores com um cabo de 6mm, o chuveiro é de 6800wats ( Banhão Corona) e o disjuntor é de 32A e fica desarmando constantemente qual o disjuntor ideal para esse chuveiro.
    Obrigado.

  6. 6
    sergio rocha de souza Says:

    Caro colega, a dúvida é se posso instalar um DR em qualquer chuveiro ou tem que ser um chuveiro especial?

    estou no aguardo de sua resposta.

  7. 7
    Carlos Matheus Says:

    Sérgio, nada te impede de colocar o DR. Mas certamente ele poderá atuar em situação normal de banho, se a resistência não for blindada.

  8. 8
    PATRICK Says:

    DEPENDE DE TUDO
    1º O FIO DE 4 mm 6mm ou 10 mm
    2º DISTANCIA DO FIO
    3º POTENCIA DO CHUVEIRO (WATTS)
    4º CORRENTE ELETRICA 110/220 VOLTS
    5º DISJUNTOR
    PROCURE UM ELETRICISTA

  9. 9
    Wilson Antonio Lopes Says:

    Preciso de sua ajuda. Pretendo ligar um forno e um fogão elétrico, os dois atinge 66 amperes. Qual a bitola do cabo e qual disjuntor ideal sem precisar olhar na tabela? Grato.

  10. 10
    Carlos Matheus Says:

    Wilson, de cabeça, ninguém grava a capacidade de cada cabo, visto que sua capacidade depende também de outros fatores: quantidade de cabos instalados no eletroduto, por onde o eletroduto passa, etc. Mais seguro será você contratar um técnico em elétrica para dimensionar isso tudo para você, visitando o local.

  11. 11
    Wilson Antonio Lopes Says:

    TENHO UMA PARAFUSADEIRA DE 12VOLT,COM BATERIA MAS QUERO ELIMINAR A BATERIA E LIGAR UM TRANSFORMADOR COM EXTENSÃO NA TOMADA DE 110VOLT SERA QUE EU POSSO FAZER ISSO E EU ENCONTRO PARA COMPRA-LO,GRATO

  12. 12
    Luis Bravo Says:

    Vi em catálogo da Siemens que os dispositivos DR podem ser tipo A, tipo AC e tipo B. Até onde pude entender o tipo B não é aplicável para residências. Em residências poderíamos usar os tipos A e AC. Qual a diferença entre eles ? Qual seria o mais indicado para uma residência ? Obrigado.

  13. 13
    julio cesar Says:

    bom dia preciso saber se tem uma formula de calcular quanto de cabos e de eletrodutos vou gastar em uma sala para 35 computadores que sera um laboratório de informatica em uma faculdade

Leave a Reply