Main Contents

Ligando equipamento 220V em rede 127V

Muita gente perguntando como se faz para ligar um aparelho 220V em uma rede 127V. Por exemplo, um ar-condicionado 220V de fábrica, mas a casa só tem 127V disponível.

Bom, pode-se usar um transformador elevador monofásico, conforme imagem abaixo.

Transformador monofásico residencial
Imagem cedida pela Adftronik

Este transformador é enrolado na configuração autotransformador, ou seja, não há separação elétrica entre os circuitos primários e secundários.

A vantagem no uso dele é a facilidade de instalação (repare no plug já pronto para ligar o aparelho, descartando a necessidade de emendas). Sua aplicação também dispensa circuitos ou proteções adicionais (já que ele ainda estará instalado em um circuito monofásico (disjuntor monopolar)).

Porém, há desvantagens no seu uso. A primeira é quanto ao desperdício de energia. Por ser um equipamento, ele gasta energia na transformação da tensão (percebe-se um aquecimento durante seu uso). Quando a máquina 220V está desligada, o transformador continua consumindo (pois seu primário continua ligado à rede).

E se a residência tiver mais de um aparelho 220V, será necessário um transformador desse para cada equipamento (levando em consideração tanto a potência do equipamento quanto a do transformador).

Deste modo, ao optar pela instalação bifásica (e não pelo uso deste transformador), o cliente sai na vantagem em diversos aspectos:

  • Economia de energia (já que é uma máquina a menos na instalação);
  • Confiabilidade do sistema (já que perdas referente a mal funcionamento do transformador serão descartadas);
  • Possibilidade de ligar diversos outros equipamentos em circuitos bifásico 220V, sem custo adicional de transformadores.

67 Responses to “Ligando equipamento 220V em rede 127V”

  1. 1
    Rômulo LIma Says:

    Excelente! parabens! grande explicação!

    muito obrigado!

    abs

    Rômulo

  2. 2
    julio cesar belisario Says:

    olá gostei muito da materia e gostaria de dar meus parabéns a todos do site.gostaria se possivel uma informação sobre como instalar alinhado luminária no teto de sobre por e embutir se á um tipo de calculo e como fazer para que não fique tortas no teto.se possivel me mandem informações para meu imail. obrigado

  3. 3
    Maciel Rodrigues Says:

    Trabalho como eletricista, e ja me deparei com muitas situações entre uma delas é a reclamação do cliente querendo entender porque em sua residencia se queima muita lampada.Gostaria que você me confirmasse algo, o (tap) do transformador da rua pode ter culpa nisso no caso na ocilação de energia??

  4. 4
    Róger Rezende Says:

    Fala Carlos Matheus, cara sei que esse será apenas mais um elogio mas eu realmente não conheço um site melhor explicado do que este, PARABÉNS, muito bom mesmo… Seguinte, morava na cidade de Pinheiro Machado-RS e me mudei para Rio Grande-RS. Na cidade de PM a tensão de fase é de 220Vac e aqui em RG a tensão de fase é de 127Vac. A pergunta é a seguinte, falei com a concessionária daqui (CEEE) e els me falar que eu teria que mudar todos os condutores do meu apartamento também. Porque essa mudança de seção do condutor ja que a tensão irá aumentar diminuindo a corrente que irá passar pelo condutor? Um abraço e muito obrigado.

  5. 5
    Luiz Says:

    Oi, terminei de entrar no sistema e já estou gostando muito, trabalho com instalações elétricas e preciso frequentemente de atualizações, voltarei mais vezes pra explorar neste SITE. Obrigado.

    Luiz Augusto.

  6. 6
    Cícero Says:

    Muito bom ter estas informações. Continue assim que tenho certeza que está ajudando muitas pessoas.

  7. 7
    jorge mendes Says:

    Tenho um aquecedor 220V posso ligá-lo em 127V, se não tenho transformador.

  8. 8
    Carlos Matheus Says:

    Jorge, a priori, não é recomendado ligar equipamentos em rede com tensão diferente da nominal. Porém, em se tratando de cargas puramente resistivas (e sem qualquer controle eletrônico), a carga teria no mínino três vezes menos potência.

  9. 9
    Rodrigo Says:

    Tenho uma geladeira 220v esta novinha mais o lugar em que estou trabalhando e 127v
    da para ligar???

  10. 10
    Carlos Matheus Says:

    Rodrigo, negativo. Não se pode ligar geladeira 220V em rede 127V. Para tanto, use um autotransformador (vende em casas de materiais elétricos). Mas atente para a potência do transformador (tem que ser maior do que a da geladeira).

  11. 11
    Guilherme Brittes Says:

    Caro Carlos, quero ligar um chuveiro 220 em rede 110 para obter água mais quente. Basta ligar o chuveiro em dois fios (duas fases)? Que cuidados tomar? Posso aterrar o chuveiro no basculante de ferro do banheiro? Obrigado e um abraço. Guilherme

  12. 12
    Carlos Matheus Says:

    Ligar chuveiro 220 em rede 127V não fará com que você obtenha água mais quente, e sim o contrário.
    Não, usar o basculante não serve. Tem que ter o cabo terra na instalação, e este cabo ligado a um eletrodo de aterramento adequado (hastes, por exemplo).

  13. 13
    Tiago Lopes Says:

    Olá Carlos, estou precisando instalar um ar condicionado Split 220v em minha residência que é 127v, teria alguma outra solução sem ser o transformador? Por exemplo… alguma ligação dentro da rede monofásica que elevasse certa tomada a 220v?

  14. 14
    Carlos Matheus Says:

    Tiago, das duas uma: ou usar o autotransformador, ou pedir a sua concessionária mais uma fase para a residência. Inclusive eu particularmente acho até melhor, pois você poderá ligar os chuveiros elétricos em 220V, cuja corrente é bem menor.

  15. 15
    Tiago Lopes Says:

    Obrigado pela agilidade em me responder Carlos. Se me permite entender melhor… Eu só consigo se tiver esta adição de fase? Atualmente com a rede monofásica, se eu ligar a uma tomada 2 fios fase (ao invés de neutro e fase) eu não teria uma tomada 220v?

  16. 16
    Carlos Matheus Says:

    Positivo, você terá 220V, desde que use duas fases distintas.

  17. 17
    Tiago Parreiras Says:

    Desculpe a ignorância, mas o que seriam 2 fases distintas? De onde viria cada uma, disjuntores diferentes? Como identifico?

  18. 18
    Tiago Lopes Says:

    Outra coisa, você avalia o uso do autotransformador uma boa opção ou teria muitos pontos negativos que eu deveria descartar ou deixar como última hipótese?

  19. 19
    Tiago Lopes Says:

    Desculpe a ignorância, mas o que seriam 2 fases distintas? Elas viriam de disjuntores diferentes? Como identifico?

  20. 20
    Carlos Matheus Says:

    Tiago, comumente o sistema elétrico é a 3 fases, defasadas de 120º entre si. Assim, cada fase para o neutro tem 127V, e as fases entre si têm 220V. Se você medir a tensão entre uma fase, e ela mesma, dará uma tensão nula. Por isso que tem que ser fases distintas.
    Essa segunda fase você solicita a concessionária.

  21. 21
    Tiago Lopes Says:

    Entendi. Era essa a dúvida. Então eu preciso solicitar uma rede bifásica para fazer esta instalação de 220v, em uma rede monofásica eu não consigo por ter somente 1 fase. E quanto ao autotransformador? Seria o caso de utilizá-lo por ser mais prático? No meu caso teria de ser um 3.000 Va.

  22. 22
    Julio cezar Says:

    Caro Carlos, tenho algumas dúvida, gostaria que vc as respondesse, por favor:

    1 – Tenho que instalar um cooktop elétrico. No entanto, o fabricante (Bosch) não fala qual é sua potencia em watts e sim seu consumo de 7KWH/mês. Pelo que andei lendo, isso gera, então, uma potência de 7000 watts??

    2 – Ainda com relação a duvida anterior, devo comprar um transformador de potência de 7000VA??

    3 – Tenho também 2 splits um de 12000 e outro de 9000, que geram de potência 1186W e 989W, respectivamente. Transformadores de 2800 e 2100 seriam os mais indicados??

    4 – Tem mais um problema, meu relógio é monofásico. Devo transforma-lo em trifásico ou comprar 3 transformadores (um para o cooktop e dois para o ar condicionado)???

    Agradecidamente,
    Julio

  23. 23
    Carlos Matheus Says:

    Julio, desculpa pela demora. É o seguinte (pelo que entendi):
    1- Entre em contato com a Bosch. Eles devem te passar a potência do equipamento. Se não, pergunte como foi medido o consumo de 7KWH/mês. Se a Bosch te passar o número de horas consideradas no mês, é só dividir 7000 por isto, e você terá a potência em Watts.
    2 e 3- Depende da tensão de sua rede e da do aparelho.
    4- Sua instalação é monofásica. Lembre-se que há um limite de potência instalada para consumidores monofásicos. Ao ultrapassa-lo, você deve pedir mais uma fase à concessionária, e assim poderá dispensar os transformadores, já que sua casa terá agora as duas tensões, de fase e de neutro (tanto 127 quanto 220V, por exemplo). E a depender da carga total instalada, poderá requerer as 3 fases, dividindo melhor as cargas (em cada fase).

  24. 24
    Julio Schussel Says:

    Carlos, tudo bom?
    Posso usar um transformador pra ligar um ar condicionado 220V sem problemas? Quero o transformador somente pra usar no ar mesmo. Não preciso dele pra mais nada.
    Valeu!

  25. 25
    Julio Schussel Says:

    ah.. tinha me esquecido:
    e qual transformador eu devo comprar?
    obrigado
    t+

  26. 26
    antonio mauro de santana Says:

    Gostaria de saber de como instalar corretamente um DPS.

  27. 27
    Marco Says:

    Oi,
    Quero instalar um chuveiro 220V. Tenho dois cabos de 110V na caixinha (bifásico), mas nenhum neutro. Como instalo? Os dois de 110V na fase e nada no neutro ou 1 na fase e um no neutro?

  28. 28
    fillipeschimidel Says:

    Parabéns pela explicação!
    Mas tenho uma dúvida:
    comprei um ar condicionado split de 9000 btus, porém minha rede é 127v, com isso gostaria de saber se caso eu compra um autotransformador de 3000va resolverá o meu problema e poderei ligar o meu ar 220 e minha rede 110 sem nenhum problema?
    agredecido

  29. 29
    Carlos Matheus Says:

    Filipe, acredito que não terá problemas. Digamos que o seu ar-condicionado de 9.000 BTU/h consuma 1KW. Para rendimento e FP a 0,80, teremos aproximadamente 1500VA de potência aparente do equipamento, 50% da capacidade do transformador, sendo que o compressor do ar-condicionado não funciona o tempo todo (a depender da temperatura setada).

  30. 30
    Raffal Says:

    Olá, gostaria de saber como instalar uma tomada 220V? Coloco 2 fases 110V e no meio o neutro ou terra?

  31. 31
    Carlos Matheus Says:

    Tomando como base o modelo padronizado de tomadas, o pino central é o terra, e os laterais serão as fases (127V cada), que somadas darão 220V.

  32. 32
    Raffael Says:

    Okay, Muito obrigado!

    O neutro eu apenas não derivo, isto?

  33. 33
    Thyago Says:

    Eu morava em uma cidade do interior do nordeste e agora tive que me mudar para o sudeste por causa do trabalho. O problema é que todos meus aparelhos são 220V e a voltagem da minha nova residência é de 110V. Você acha que é melhor eu vender os meus aparelhos e comprar outros no sudeste ou comprar uma transformador para cada aparelho que possua? Outra coisa, como eu calculo qual deve ser a potência do transformador de acordo com o aparelho a ser nele ligado? Basta que a potência do transformador seja maior? Numa loja a atendente me disse que a potência do transformador deve ser 30% maior que a do aparelho… ela está certa? O consumo de energia elétrica será maior devido a utilização dos transformadores? Você tem como estimar esse aumento?

  34. 34
    Carlos Matheus Says:

    Thyago, basicamente sim, a potência do transformador tem que ser no mínimo maior do que as cargas que ele irá alimentar. Entretanto, a depender da carga, é recomendável ter um transformador com 30% de folga. Como, no geral, não se sabe o padrão de carga que você irá colocar na rede (a jusante do transformador), e pensando também que futuramente é provável que você adicione mais cargas, vale a regra dos 30%. Talvez 50.
    Quanto a ligar os seus equipamentos, verifique com a concessionária se o fornecimento não pode ser a mais de uma fase. Deste modo, você terá os 220V entre as fases em casa (se a rede tiver tensão de linha 220V), dispensando a necessidade do transformador.
    Caso contrário, você tem que pesar:
    1) Se trocar todos os equipamentos, você terá que vender os atuais a um preço bem abaixo do mercado (pois o produto é usado). Mas dispensará o uso do transformador.
    2) Se optar por não trocar os equipamentos, terá que investir em transformadores. E lembre-se que você estará adicionando um novo equipamento na rede, que consome energia (mesmo que pouca mas consome) e que pode falhar (e desligar toda a instalação).

  35. 35
    Aricio Resende Says:

    oi bom dia,como descobrir qual é fase e qual é neuto dos fios que sai do ar condicionado splinter 12000 btu 220v preciso descobrir p/ faser a ligação obrigado .

  36. 36
    Tanaka key Says:

    Olá Carlos, bom dia. Achei bastante instrutiva a sua página e gostaria de fazer uma consulta. Li a dúvida do Thyago e meu caso é parecido, porém, gostaria de saber um detalhe:
    Também moro em uma cidade do interior do Nordeste e estou retornando para São Paulo, onde a rede é 127 v. Vou solicitar á concessionária, a adição de mais uma fase, elevando para 220 v e tornando-a bifásica, porém, os eletrodomésticos que possuo, são para 220v monofásico, o que aqui no Nordeste, se consegue com apenas 01 fase e 01 neutro, no caso de São Paulo, serão 02 fases mais o neutro. Como faço para ligar os aparelhos, que na sua maioria, têm apenas 02 pinos na tomada?
    Fico muito grato desde já. Abraço, Tanaka.

  37. 37
    Geisa Says:

    Tenho uma geladeira de 127v é moro no Ceará que toda a energia é 220v, o que posso fazer? Se eu comprar um transformador dará certo? E com o transformador gastará mais energia?

  38. 38
    Fábio Says:

    Gostaria de saber se posso ligar um ar-condicionado split que funciona em 220v numa residência onde o consumidor é da classe bifásica?

  39. 39
    Luciano Says:

    Sou eletricista e aualmente trabalho no reino unido, gostaria de saber se no brasil e possivel obter 220/240 em uma unica fase? Apesar da voltagem monofasica 240v, a maioria dos eletrodomesticos aqui trabalham em 50-60Hz, sendo assim posso usar um equipamento 220-240v monofasico em uma tomada 220 bifasica? grato

  40. 40
    Fernando de Paula Says:

    olá, pesoal minha duvida é a seguinte, tenho um ar split de 12mil btu´s consul qe tem potencia de 1200wts, e esta ligado em um transformador de 3000wts mais as vzs o motor para e fika aqele barulho todo, percebi qe isso acontece qando se liga o chuveiro, ai então constatei por idéia propia qe deve estar faltando energia pra ele, o que eu faço?
    tenho 1 transformadoe de 1500wts ee esi qe to usando de 3000wts, posso liga os 2 ao msmo tempo?
    tipo juntas os positivos e os negativos e ligar o ar, da cert ??

  41. 41
    NUNES Says:

    gostaria de saber se posso ligar dois aparelhos de ar condicionados de 9000btus em um mesmo transformador? caso sim qual deverá ser a potencia do transformador.
    se possivel for responda-me por e-mail.(nunes.rt@hotmail.com)

  42. 42
    rony Says:

    onde é criado o neutro?

  43. 43
    Carlos Matheus Says:

    Rony, ele é derivado do transformador. Geralmente, o secundário é ligado em estrela, e o ponto comum das três fases, é chamado neutro. Ele também é distribuído pela instalação.

  44. 44
    Carlos Matheus Says:

    Tecnicamente sim, se o transformador suporta a carga dos dois aparelhos.
    Entretanto, tem que analisar as condições de instalação, os condutores utilizados e, principalmente, as proteções.

  45. 45
    Carlos Matheus Says:

    Fernando, paralelismo de transformadores não é coisa simples de fazer; não se trata de apenas ligar os fios corretos.
    Contrate um técnico em elétrica. Ele será capaz de detectar o problema in loco.

  46. 46
    Carlos Matheus Says:

    Luciano, pode sim. A depender da ligação da concessionária, você pode ter 220V em um único condutor (para o neutro (não necessariamente 220V entre fases)).
    E qualquer equipamento 220V monofásico pode ser ligado em rede 220V bifásica. O que importa é que a tensão eficaz é 220V (e que a frequência da rede também seja igual).
    Desculpa a demora.

  47. 47
    Carlos Matheus Says:

    Sim, desde que você disponha de 2 condutores nos quais a tensão entre eles seja 220V.

  48. 48
    Carlos Matheus Says:

    Aricio, tem diversas formas. Você pode usar uma chave-neon, ou medidor a tensão entre os fios e o condutor terra, por exemplo.

  49. 49
    Carlos Matheus Says:

    Tanaka, não terá problema. Você usará eles ligando 2 fases (220V entre si) e o terra.

  50. 50
    Carlos Matheus Says:

    Geisa, você pode usar o transformador sim. Gastará mais energia, mas será imperceptível.

  51. 51
    evaldo Says:

    Parabéns…. vc é 10. Informações rápidas e claras.

  52. 52
    sandra Says:

    Boa Tarde Carlos,

    Comprei um abjur na Turquia e o aparelho informa que tem 250V. Please, posso ligar em uma tomada de 110V? Se não, qual a melhor opção para utilizar esse aparelho.

    Muito Obrigada,

    Sandra

  53. 53
    Carlos Matheus Says:

    Sandra, a lâmpada deve estar projetada para 250V. Deve ser suficiente troca-la por uma 127V.

  54. 54
    sandra Says:

    Muito Obrigada!!!

    Abç,

    Sandra

  55. 55
    claiton Says:

    minha casa 127v para mudar a rede para 220v teria de mudar toda fiação ou não suportaria normalmente a nova fase ?

  56. 56
    Carlos Matheus Says:

    Basicamente, não precisaria, pois mantendo a mesma potência, a corrente seria ainda menor.

  57. 57
    Valter Says:

    Carlos, eu morava em SC e estou me mudando pra MT, SC tensão é 220 em MT tensão é 110, a casa onde vou morar em MT tem padrão bifasico, o que eu preciso fazer pra usar o aparelho neste padrão.

    Aguardo,
    Obrigado

  58. 58
    Alex Says:

    Boa tarde o meu ventilador de teto não esta tendo força para girar eu gostaria de saber se o fato da residencia ser 127v e os ventiladores 220 pode esta ocasionando essa baixa ventilação.

  59. 59
    Carlos Matheus Says:

    Sim Alex, pode ser que a inércia seja maior que o torque gerado a 127V.

  60. 60
    Carlos Matheus Says:

    Valter, se a tensão de fase for 127V (entre fase e neutro), a tensão de linha provalvemente será 220V (entre fases distintas). E como o fornecimento será bifásico, você teria disponível 220V na residência nova.

  61. 61
    LUCIA Says:

    Boa noite,estou com esse mesmo dilema de voltagem,gostaria de saber se a riscos em utilizar um transformador desses ,pois preciso converter 220 para 110.
    Desde grata pela atenção.

  62. 62
    LIVIA THAIS Says:

    Olá! comprei um bob liss para o cabelo, mas me venderam 220 V.
    Aqui em casa é tudo 110v.
    TEria problema liga lo na tomada de 11ov de vez em quando??

  63. 63
    Marivaldo Says:

    Tenho um ar condicionado 220V, entretanto minha rede é 110V. Fiz uma ligação puxando uma fase emprestada de uma outra residência. Gostaria de saber se o consumo é dividido em partes iguais para cada medidor ou se este procedimento não é aconselhável.

  64. 64
    Edi Says:

    Posso ligar 2(dois)aparelhos de ar split em um único transformador de voltagem?

  65. 65
    julio cezar Says:

    carlos comprei um ar spit de 12000btu e na minha casa a rede é de 127v qual o transformado que devo compra. ou é melhor pedir uma rede 220v só p/ o ar condicionado. des de já grato.

  66. 66
    antonio Says:

    comprei um transformador 3000va para instalar um ar de 12.000 gostaria de saber se eu ligo rireto na tomada da rede de casa pois minha rede é toda com fio de 2,5

  67. 67
    jose pedro vieira Says:

    ola boa noite? estou com um problema aqui em casa, moro em uma ponta de rede(tipo ultimo poste)ja pedir a empresa para trocar o transformador e eles nao trocam.a luz chega tao fraca que minha geladeira fica tentando ligar e nao consegue isto acontece varias vezes ao dia .sera que se eu comprar um ESTABILIZADOR vai resolver meu problema?ou devo comprar um TRANSFORMADOR so para a geladeira ?e de quanotos WTS irei precisar? desde ja lhe agradeco .

  68. 68
    Régos Rovere Says:

    Olá amigo,onde moro as fases não chegam a 220,sempre as fases distintas dão em média 202 e 208,meu ar ´r 30,000 btus e constantemente o compressor desarma por essa virtude,poderia me dar uma solução pára que isso seja resolvido. já pensei em transformá-lo para 110,pois uma das fases chega perfeita,será que vou obter resultado,desde já obrigado.

  69. 69
    Emanoel Says:

    Na casa de um familiar, o ar condicionado split 220 v foi ligado em 220 v 02 fases, no manual do fabricante está dizendo
    que é 220 v uma fase, foi pesquisar na vizinhança, e o ar c. de outra marca para ser instalado foi feita uma mudança na
    instalação elétrica da casa, passando de monofásico para bifásico, minha curiosidade é saber se isso é uma pratica comum!
    Pois pelo pouco conhecimento que eu tenho o fornecimento de energia em 220 v não faz essa economia toda, pelo contrario
    é lenda, pois leis da física a parte, a tabela do Inmetro (split2-inmetro.pdf) apresenta poucos ar c. de 127 v, mas esses
    poucos apresentam o consumo praticamente igual, e talvez pelo fato da fiação elétrica para 220 v ser de seção menor do
    condutor e por isso mais barata a instalação elétrica, se diz que economiza também na conta de luz!

  70. 70
    Almerindo Says:

    Carlos,
    Boa noite !
    Que tal fazer uma simulação ?
    Vamos comparar 3 aparelhos 220v para usar em 110v
    R$100,00 cada transformador
    Então : (3 x 100,00 ) + ( consumo mensal em R$ de 3 transformadores 3000W ) = x
    ( custo em Reais com a Concessionaria + eletrecista para preparar fiação ) = y
    Ou algo parecido !
    Valeu !

  71. 71
    Carlos Matheus Says:

    Almerindo, qual a sua necessidade? Por que não comprar os aparelhos fabricados para 127V?
    Se precisar realmente utilizar um transformador, sim, possivelmente terá que trocar a fiação até o transformador. Desde modo, é melhor posicionar os transformadores mais perto possível do quadro geral, assim a fiação 220V (menor) seria a que teria a maior extensão, economizando nos custos.

  72. 72
    Carlos Matheus Says:

    Emanoel, não importa se é 220V de fase-a-fase (duas fases) ou de fase-a-neutro (uma fase); o que importa é que a tensão entre os cabos que alimentam o ar-condicionado seja 220V.
    Para consumo e gasto de energia, não importa a tensão, apenas a potência do ar-condicionado.

  73. 73
    Carlos Matheus Says:

    Régis, este um problema de fornecimento. Entre em contato com a sua concessionária de energia. Tem que chegar a tensão contratada no seu quadro, é a obrigação deles.

  74. 74
    Carlos Matheus Says:

    José, este problema é de fornecimento. A concessionária tem a obrigação de te fornecer a tensão dentro da faixa contratada, não importa se você for início ou ponta de rede.

  75. 75
    Carlos Matheus Says:

    Antonio, aconselho a contratar um profissional habilitado. Não é apenas ligar o transformador na rede e pronto. Se a fiação estiver subdimensionada, ela pode provocar incêndios.

  76. 76
    Carlos Matheus Says:

    Julio, estive na mesma situação. Acabei pedindo para entregarem a segunda fase na minha residência. Assim pude alterar também os chuveiros para 220V.

  77. 77
    Carlos Matheus Says:

    Edi, depende. Se a soma das potências não ultrapassar a potência nominal do transformador, possivelmente sim. Entretanto, recomenda-se que cada ar-condicionado tenha o seu próprio circuito, assim um problema em um aparelho não influenciaria no outro.

  78. 78
    Carlos Matheus Says:

    Bob liss até onde vi é um alisador de cabelo, que geralmente é aquecido por um resistor. Se fosse permitido, o aparelho não aqueceria ao ponto ideal.
    Enfim, sim é incorreto utiliza-lo inclusive invalidaria sua garantia.

  79. 79
    Christian Says:

    Boa noite Carlos! Minha irmã comprou pela internet uma geladeira nova para a casa dela, mas não reparou na hora da compra a voltagem da geladeira. O equipamento que ela recebeu em casa é 220v e a casa dela que é alugada só tem tomadas 127v. Como podemos fazer para que ela possa usar a geladeira nova sem que haja a necessidade de grandes mudanças na rede elétrica da casa?
    Desde já muito obrigado!

  80. 80
    Carlos Matheus Says:

    Christian, das duas opções, uma:
    1) Entrar em contato com a concessionária de energia, solicitando uma fase extra. Ao meu ver é a solução mais adequada, pois você poderia reorganizar a alimentação elétrica da casa de uma maneira mais distribuída, e ainda teria ambas as tensões disponíveis, 127 e 220V.
    2) Comprar um transformador apenas para esta geladeira. Por fugir a regra da sua instalação, também sugiro que a montante deste transformador (posição entre o quadro de energia e o transformador em si), utilize um disjuntor.
    Em ambos os casos, sugiro contratar um técnico em elétrica para fazer o serviço para você.

  81. 81
    Christian Says:

    Muito obrigado Carlos! Vou procurar um profissional para fazer a instalação do transformador na casa de minha irmã, duvido muito que o proprietário da casa(que é alugada), não se daria ao trabalho de contactar a concessionária só pra que ela possa ligar a geladeira…
    Mais uma vez, muito obrigado.

  82. 82
    Josemar dos santos Says:

    Carlos, boa noite.

    Qual e´o nome do transformador?

    Desde já agradeço.

    Josemar

  83. 83
    Silvana Souza Says:

    Calos, Bom dia.

    Estou com uma dificuldade enorme de saber o que é mais recomendável fazer.
    Comprei uma sprint Consul de 12000btus 220 v, só que onde eu moro e alugado e a rede toda 110v. Já pedir para uns dois eletricistas avaliar o que devo fazer e os dois me deu opinião diferente.

    1- Me falou para optar por um transformador, minha duvida é. Isso não irá me dar problema na garantia da consul???

    2- Já o outro me falou para solicitar para concessionárias o aumento de carga p/ bifásico.
    Só que eu não quero fazer a transformação na parte elétrica por aqui eu moro alugado e não por muito tempo. Então ele me sugeriu fazer uma gambiarra. Favor me ajude o que eu devo fazer????

  84. 84
    Antônio Says:

    Opinião para quem deseja instalar um ar condicionado 220 v e só tem 110 v.
    Minha residência é 110v, foi instalado um bi-split consul 18.000 btus que está funcionando muito bem.

    Foi utilizado um transformador de 5.000 VA na instalação, usei um disjuntor mono antes de 20 amperes e após outro bipolar de 20 amperes. O disjuntor instalado antes é para ter a opção de desligar a energia do transformador, visando o diminuir o aquecimento assim como economizar energia.

    Quanto ao consumo :
    Conforme acompanhei por 30 dias, o consumo aumentou em média 3 kwts dia, ou seja 90 kwts mês para um uso diário de 4 horas, mês de referência Dezembro 2012 que teve noites quentes demais. ” Lembrando que é um bi-split “.
    Obs. não houve queda dos disjuntores em nenhum momento . O ar condicionado é somente frio sendo o consumo total de 1880 watts quando os dois compressores ligado.

Leave a Reply