Main Contents

Ligando equipamento 220V em rede 127V

Muita gente perguntando como se faz para ligar um aparelho 220V em uma rede 127V. Por exemplo, um ar-condicionado 220V de fábrica, mas a casa só tem 127V disponível.

Bom, pode-se usar um transformador elevador monofásico, conforme imagem abaixo.

Transformador monofásico residencial
Imagem cedida pela Adftronik

Este transformador é enrolado na configuração autotransformador, ou seja, não há separação elétrica entre os circuitos primários e secundários.

A vantagem no uso dele é a facilidade de instalação (repare no plug já pronto para ligar o aparelho, descartando a necessidade de emendas). Sua aplicação também dispensa circuitos ou proteções adicionais (já que ele ainda estará instalado em um circuito monofásico (disjuntor monopolar)).

Porém, há desvantagens no seu uso. A primeira é quanto ao desperdício de energia. Por ser um equipamento, ele gasta energia na transformação da tensão (percebe-se um aquecimento durante seu uso). Quando a máquina 220V está desligada, o transformador continua consumindo (pois seu primário continua ligado à rede).

E se a residência tiver mais de um aparelho 220V, será necessário um transformador desse para cada equipamento (levando em consideração tanto a potência do equipamento quanto a do transformador).

Deste modo, ao optar pela instalação bifásica (e não pelo uso deste transformador), o cliente sai na vantagem em diversos aspectos:

  • Economia de energia (já que é uma máquina a menos na instalação);
  • Confiabilidade do sistema (já que perdas referente a mal funcionamento do transformador serão descartadas);
  • Possibilidade de ligar diversos outros equipamentos em circuitos bifásico 220V, sem custo adicional de transformadores.

67 Responses to “Ligando equipamento 220V em rede 127V”

Páginas: [1] 2 » Show All

  1. 1
    Rômulo LIma Says:

    Excelente! parabens! grande explicação!

    muito obrigado!

    abs

    Rômulo

  2. 2
    julio cesar belisario Says:

    olá gostei muito da materia e gostaria de dar meus parabéns a todos do site.gostaria se possivel uma informação sobre como instalar alinhado luminária no teto de sobre por e embutir se á um tipo de calculo e como fazer para que não fique tortas no teto.se possivel me mandem informações para meu imail. obrigado

  3. 3
    Maciel Rodrigues Says:

    Trabalho como eletricista, e ja me deparei com muitas situações entre uma delas é a reclamação do cliente querendo entender porque em sua residencia se queima muita lampada.Gostaria que você me confirmasse algo, o (tap) do transformador da rua pode ter culpa nisso no caso na ocilação de energia??

  4. 4
    Róger Rezende Says:

    Fala Carlos Matheus, cara sei que esse será apenas mais um elogio mas eu realmente não conheço um site melhor explicado do que este, PARABÉNS, muito bom mesmo… Seguinte, morava na cidade de Pinheiro Machado-RS e me mudei para Rio Grande-RS. Na cidade de PM a tensão de fase é de 220Vac e aqui em RG a tensão de fase é de 127Vac. A pergunta é a seguinte, falei com a concessionária daqui (CEEE) e els me falar que eu teria que mudar todos os condutores do meu apartamento também. Porque essa mudança de seção do condutor ja que a tensão irá aumentar diminuindo a corrente que irá passar pelo condutor? Um abraço e muito obrigado.

  5. 5
    Luiz Says:

    Oi, terminei de entrar no sistema e já estou gostando muito, trabalho com instalações elétricas e preciso frequentemente de atualizações, voltarei mais vezes pra explorar neste SITE. Obrigado.

    Luiz Augusto.

  6. 6
    Cícero Says:

    Muito bom ter estas informações. Continue assim que tenho certeza que está ajudando muitas pessoas.

  7. 7
    jorge mendes Says:

    Tenho um aquecedor 220V posso ligá-lo em 127V, se não tenho transformador.

  8. 8
    Carlos Matheus Says:

    Jorge, a priori, não é recomendado ligar equipamentos em rede com tensão diferente da nominal. Porém, em se tratando de cargas puramente resistivas (e sem qualquer controle eletrônico), a carga teria no mínino três vezes menos potência.

  9. 9
    Rodrigo Says:

    Tenho uma geladeira 220v esta novinha mais o lugar em que estou trabalhando e 127v
    da para ligar???

  10. 10
    Carlos Matheus Says:

    Rodrigo, negativo. Não se pode ligar geladeira 220V em rede 127V. Para tanto, use um autotransformador (vende em casas de materiais elétricos). Mas atente para a potência do transformador (tem que ser maior do que a da geladeira).

  11. 11
    Guilherme Brittes Says:

    Caro Carlos, quero ligar um chuveiro 220 em rede 110 para obter água mais quente. Basta ligar o chuveiro em dois fios (duas fases)? Que cuidados tomar? Posso aterrar o chuveiro no basculante de ferro do banheiro? Obrigado e um abraço. Guilherme

  12. 12
    Carlos Matheus Says:

    Ligar chuveiro 220 em rede 127V não fará com que você obtenha água mais quente, e sim o contrário.
    Não, usar o basculante não serve. Tem que ter o cabo terra na instalação, e este cabo ligado a um eletrodo de aterramento adequado (hastes, por exemplo).

  13. 13
    Tiago Lopes Says:

    Olá Carlos, estou precisando instalar um ar condicionado Split 220v em minha residência que é 127v, teria alguma outra solução sem ser o transformador? Por exemplo… alguma ligação dentro da rede monofásica que elevasse certa tomada a 220v?

  14. 14
    Carlos Matheus Says:

    Tiago, das duas uma: ou usar o autotransformador, ou pedir a sua concessionária mais uma fase para a residência. Inclusive eu particularmente acho até melhor, pois você poderá ligar os chuveiros elétricos em 220V, cuja corrente é bem menor.

  15. 15
    Tiago Lopes Says:

    Obrigado pela agilidade em me responder Carlos. Se me permite entender melhor… Eu só consigo se tiver esta adição de fase? Atualmente com a rede monofásica, se eu ligar a uma tomada 2 fios fase (ao invés de neutro e fase) eu não teria uma tomada 220v?

  16. 16
    Carlos Matheus Says:

    Positivo, você terá 220V, desde que use duas fases distintas.

  17. 17
    Tiago Parreiras Says:

    Desculpe a ignorância, mas o que seriam 2 fases distintas? De onde viria cada uma, disjuntores diferentes? Como identifico?

  18. 18
    Tiago Lopes Says:

    Outra coisa, você avalia o uso do autotransformador uma boa opção ou teria muitos pontos negativos que eu deveria descartar ou deixar como última hipótese?

  19. 19
    Tiago Lopes Says:

    Desculpe a ignorância, mas o que seriam 2 fases distintas? Elas viriam de disjuntores diferentes? Como identifico?

  20. 20
    Carlos Matheus Says:

    Tiago, comumente o sistema elétrico é a 3 fases, defasadas de 120º entre si. Assim, cada fase para o neutro tem 127V, e as fases entre si têm 220V. Se você medir a tensão entre uma fase, e ela mesma, dará uma tensão nula. Por isso que tem que ser fases distintas.
    Essa segunda fase você solicita a concessionária.

  21. 21
    Tiago Lopes Says:

    Entendi. Era essa a dúvida. Então eu preciso solicitar uma rede bifásica para fazer esta instalação de 220v, em uma rede monofásica eu não consigo por ter somente 1 fase. E quanto ao autotransformador? Seria o caso de utilizá-lo por ser mais prático? No meu caso teria de ser um 3.000 Va.

  22. 22
    Julio cezar Says:

    Caro Carlos, tenho algumas dúvida, gostaria que vc as respondesse, por favor:

    1 – Tenho que instalar um cooktop elétrico. No entanto, o fabricante (Bosch) não fala qual é sua potencia em watts e sim seu consumo de 7KWH/mês. Pelo que andei lendo, isso gera, então, uma potência de 7000 watts??

    2 – Ainda com relação a duvida anterior, devo comprar um transformador de potência de 7000VA??

    3 – Tenho também 2 splits um de 12000 e outro de 9000, que geram de potência 1186W e 989W, respectivamente. Transformadores de 2800 e 2100 seriam os mais indicados??

    4 – Tem mais um problema, meu relógio é monofásico. Devo transforma-lo em trifásico ou comprar 3 transformadores (um para o cooktop e dois para o ar condicionado)???

    Agradecidamente,
    Julio

  23. 23
    Carlos Matheus Says:

    Julio, desculpa pela demora. É o seguinte (pelo que entendi):
    1- Entre em contato com a Bosch. Eles devem te passar a potência do equipamento. Se não, pergunte como foi medido o consumo de 7KWH/mês. Se a Bosch te passar o número de horas consideradas no mês, é só dividir 7000 por isto, e você terá a potência em Watts.
    2 e 3- Depende da tensão de sua rede e da do aparelho.
    4- Sua instalação é monofásica. Lembre-se que há um limite de potência instalada para consumidores monofásicos. Ao ultrapassa-lo, você deve pedir mais uma fase à concessionária, e assim poderá dispensar os transformadores, já que sua casa terá agora as duas tensões, de fase e de neutro (tanto 127 quanto 220V, por exemplo). E a depender da carga total instalada, poderá requerer as 3 fases, dividindo melhor as cargas (em cada fase).

  24. 24
    Julio Schussel Says:

    Carlos, tudo bom?
    Posso usar um transformador pra ligar um ar condicionado 220V sem problemas? Quero o transformador somente pra usar no ar mesmo. Não preciso dele pra mais nada.
    Valeu!

  25. 25
    Julio Schussel Says:

    ah.. tinha me esquecido:
    e qual transformador eu devo comprar?
    obrigado
    t+

  26. 26
    antonio mauro de santana Says:

    Gostaria de saber de como instalar corretamente um DPS.

  27. 27
    Marco Says:

    Oi,
    Quero instalar um chuveiro 220V. Tenho dois cabos de 110V na caixinha (bifásico), mas nenhum neutro. Como instalo? Os dois de 110V na fase e nada no neutro ou 1 na fase e um no neutro?

  28. 28
    fillipeschimidel Says:

    Parabéns pela explicação!
    Mas tenho uma dúvida:
    comprei um ar condicionado split de 9000 btus, porém minha rede é 127v, com isso gostaria de saber se caso eu compra um autotransformador de 3000va resolverá o meu problema e poderei ligar o meu ar 220 e minha rede 110 sem nenhum problema?
    agredecido

  29. 29
    Carlos Matheus Says:

    Filipe, acredito que não terá problemas. Digamos que o seu ar-condicionado de 9.000 BTU/h consuma 1KW. Para rendimento e FP a 0,80, teremos aproximadamente 1500VA de potência aparente do equipamento, 50% da capacidade do transformador, sendo que o compressor do ar-condicionado não funciona o tempo todo (a depender da temperatura setada).

  30. 30
    Raffal Says:

    Olá, gostaria de saber como instalar uma tomada 220V? Coloco 2 fases 110V e no meio o neutro ou terra?

  31. 31
    Carlos Matheus Says:

    Tomando como base o modelo padronizado de tomadas, o pino central é o terra, e os laterais serão as fases (127V cada), que somadas darão 220V.

  32. 32
    Raffael Says:

    Okay, Muito obrigado!

    O neutro eu apenas não derivo, isto?

  33. 33
    Thyago Says:

    Eu morava em uma cidade do interior do nordeste e agora tive que me mudar para o sudeste por causa do trabalho. O problema é que todos meus aparelhos são 220V e a voltagem da minha nova residência é de 110V. Você acha que é melhor eu vender os meus aparelhos e comprar outros no sudeste ou comprar uma transformador para cada aparelho que possua? Outra coisa, como eu calculo qual deve ser a potência do transformador de acordo com o aparelho a ser nele ligado? Basta que a potência do transformador seja maior? Numa loja a atendente me disse que a potência do transformador deve ser 30% maior que a do aparelho… ela está certa? O consumo de energia elétrica será maior devido a utilização dos transformadores? Você tem como estimar esse aumento?

  34. 34
    Carlos Matheus Says:

    Thyago, basicamente sim, a potência do transformador tem que ser no mínimo maior do que as cargas que ele irá alimentar. Entretanto, a depender da carga, é recomendável ter um transformador com 30% de folga. Como, no geral, não se sabe o padrão de carga que você irá colocar na rede (a jusante do transformador), e pensando também que futuramente é provável que você adicione mais cargas, vale a regra dos 30%. Talvez 50.
    Quanto a ligar os seus equipamentos, verifique com a concessionária se o fornecimento não pode ser a mais de uma fase. Deste modo, você terá os 220V entre as fases em casa (se a rede tiver tensão de linha 220V), dispensando a necessidade do transformador.
    Caso contrário, você tem que pesar:
    1) Se trocar todos os equipamentos, você terá que vender os atuais a um preço bem abaixo do mercado (pois o produto é usado). Mas dispensará o uso do transformador.
    2) Se optar por não trocar os equipamentos, terá que investir em transformadores. E lembre-se que você estará adicionando um novo equipamento na rede, que consome energia (mesmo que pouca mas consome) e que pode falhar (e desligar toda a instalação).

  35. 35
    Aricio Resende Says:

    oi bom dia,como descobrir qual é fase e qual é neuto dos fios que sai do ar condicionado splinter 12000 btu 220v preciso descobrir p/ faser a ligação obrigado .

  36. 36
    Tanaka key Says:

    Olá Carlos, bom dia. Achei bastante instrutiva a sua página e gostaria de fazer uma consulta. Li a dúvida do Thyago e meu caso é parecido, porém, gostaria de saber um detalhe:
    Também moro em uma cidade do interior do Nordeste e estou retornando para São Paulo, onde a rede é 127 v. Vou solicitar á concessionária, a adição de mais uma fase, elevando para 220 v e tornando-a bifásica, porém, os eletrodomésticos que possuo, são para 220v monofásico, o que aqui no Nordeste, se consegue com apenas 01 fase e 01 neutro, no caso de São Paulo, serão 02 fases mais o neutro. Como faço para ligar os aparelhos, que na sua maioria, têm apenas 02 pinos na tomada?
    Fico muito grato desde já. Abraço, Tanaka.

  37. 37
    Geisa Says:

    Tenho uma geladeira de 127v é moro no Ceará que toda a energia é 220v, o que posso fazer? Se eu comprar um transformador dará certo? E com o transformador gastará mais energia?

  38. 38
    Fábio Says:

    Gostaria de saber se posso ligar um ar-condicionado split que funciona em 220v numa residência onde o consumidor é da classe bifásica?

  39. 39
    Luciano Says:

    Sou eletricista e aualmente trabalho no reino unido, gostaria de saber se no brasil e possivel obter 220/240 em uma unica fase? Apesar da voltagem monofasica 240v, a maioria dos eletrodomesticos aqui trabalham em 50-60Hz, sendo assim posso usar um equipamento 220-240v monofasico em uma tomada 220 bifasica? grato

  40. 40
    Fernando de Paula Says:

    olá, pesoal minha duvida é a seguinte, tenho um ar split de 12mil btu´s consul qe tem potencia de 1200wts, e esta ligado em um transformador de 3000wts mais as vzs o motor para e fika aqele barulho todo, percebi qe isso acontece qando se liga o chuveiro, ai então constatei por idéia propia qe deve estar faltando energia pra ele, o que eu faço?
    tenho 1 transformadoe de 1500wts ee esi qe to usando de 3000wts, posso liga os 2 ao msmo tempo?
    tipo juntas os positivos e os negativos e ligar o ar, da cert ??

  41. 41
    NUNES Says:

    gostaria de saber se posso ligar dois aparelhos de ar condicionados de 9000btus em um mesmo transformador? caso sim qual deverá ser a potencia do transformador.
    se possivel for responda-me por e-mail.(nunes.rt@hotmail.com)

  42. 42
    rony Says:

    onde é criado o neutro?

  43. 43
    Carlos Matheus Says:

    Rony, ele é derivado do transformador. Geralmente, o secundário é ligado em estrela, e o ponto comum das três fases, é chamado neutro. Ele também é distribuído pela instalação.

  44. 44
    Carlos Matheus Says:

    Tecnicamente sim, se o transformador suporta a carga dos dois aparelhos.
    Entretanto, tem que analisar as condições de instalação, os condutores utilizados e, principalmente, as proteções.

  45. 45
    Carlos Matheus Says:

    Fernando, paralelismo de transformadores não é coisa simples de fazer; não se trata de apenas ligar os fios corretos.
    Contrate um técnico em elétrica. Ele será capaz de detectar o problema in loco.

  46. 46
    Carlos Matheus Says:

    Luciano, pode sim. A depender da ligação da concessionária, você pode ter 220V em um único condutor (para o neutro (não necessariamente 220V entre fases)).
    E qualquer equipamento 220V monofásico pode ser ligado em rede 220V bifásica. O que importa é que a tensão eficaz é 220V (e que a frequência da rede também seja igual).
    Desculpa a demora.

  47. 47
    Carlos Matheus Says:

    Sim, desde que você disponha de 2 condutores nos quais a tensão entre eles seja 220V.

  48. 48
    Carlos Matheus Says:

    Aricio, tem diversas formas. Você pode usar uma chave-neon, ou medidor a tensão entre os fios e o condutor terra, por exemplo.

  49. 49
    Carlos Matheus Says:

    Tanaka, não terá problema. Você usará eles ligando 2 fases (220V entre si) e o terra.

  50. 50
    Carlos Matheus Says:

    Geisa, você pode usar o transformador sim. Gastará mais energia, mas será imperceptível.

Páginas: [1] 2 » Show All

Leave a Reply