Main Contents

Ligando equipamento 220V em rede 127V

Muita gente perguntando como se faz para ligar um aparelho 220V em uma rede 127V. Por exemplo, um ar-condicionado 220V de fábrica, mas a casa só tem 127V disponível.

Bom, pode-se usar um transformador elevador monofásico, conforme imagem abaixo.

Transformador monofásico residencial
Imagem cedida pela Adftronik

Este transformador é enrolado na configuração autotransformador, ou seja, não há separação elétrica entre os circuitos primários e secundários.

A vantagem no uso dele é a facilidade de instalação (repare no plug já pronto para ligar o aparelho, descartando a necessidade de emendas). Sua aplicação também dispensa circuitos ou proteções adicionais (já que ele ainda estará instalado em um circuito monofásico (disjuntor monopolar)).

Porém, há desvantagens no seu uso. A primeira é quanto ao desperdício de energia. Por ser um equipamento, ele gasta energia na transformação da tensão (percebe-se um aquecimento durante seu uso). Quando a máquina 220V está desligada, o transformador continua consumindo (pois seu primário continua ligado à rede).

E se a residência tiver mais de um aparelho 220V, será necessário um transformador desse para cada equipamento (levando em consideração tanto a potência do equipamento quanto a do transformador).

Deste modo, ao optar pela instalação bifásica (e não pelo uso deste transformador), o cliente sai na vantagem em diversos aspectos:

  • Economia de energia (já que é uma máquina a menos na instalação);
  • Confiabilidade do sistema (já que perdas referente a mal funcionamento do transformador serão descartadas);
  • Possibilidade de ligar diversos outros equipamentos em circuitos bifásico 220V, sem custo adicional de transformadores.

67 Responses to “Ligando equipamento 220V em rede 127V”

Páginas: « 1 [2] Show All

  1. 51
    evaldo Says:

    Parabéns…. vc é 10. Informações rápidas e claras.

  2. 52
    sandra Says:

    Boa Tarde Carlos,

    Comprei um abjur na Turquia e o aparelho informa que tem 250V. Please, posso ligar em uma tomada de 110V? Se não, qual a melhor opção para utilizar esse aparelho.

    Muito Obrigada,

    Sandra

  3. 53
    Carlos Matheus Says:

    Sandra, a lâmpada deve estar projetada para 250V. Deve ser suficiente troca-la por uma 127V.

  4. 54
    sandra Says:

    Muito Obrigada!!!

    Abç,

    Sandra

  5. 55
    claiton Says:

    minha casa 127v para mudar a rede para 220v teria de mudar toda fiação ou não suportaria normalmente a nova fase ?

  6. 56
    Carlos Matheus Says:

    Basicamente, não precisaria, pois mantendo a mesma potência, a corrente seria ainda menor.

  7. 57
    Valter Says:

    Carlos, eu morava em SC e estou me mudando pra MT, SC tensão é 220 em MT tensão é 110, a casa onde vou morar em MT tem padrão bifasico, o que eu preciso fazer pra usar o aparelho neste padrão.

    Aguardo,
    Obrigado

  8. 58
    Alex Says:

    Boa tarde o meu ventilador de teto não esta tendo força para girar eu gostaria de saber se o fato da residencia ser 127v e os ventiladores 220 pode esta ocasionando essa baixa ventilação.

  9. 59
    Carlos Matheus Says:

    Sim Alex, pode ser que a inércia seja maior que o torque gerado a 127V.

  10. 60
    Carlos Matheus Says:

    Valter, se a tensão de fase for 127V (entre fase e neutro), a tensão de linha provalvemente será 220V (entre fases distintas). E como o fornecimento será bifásico, você teria disponível 220V na residência nova.

  11. 61
    LUCIA Says:

    Boa noite,estou com esse mesmo dilema de voltagem,gostaria de saber se a riscos em utilizar um transformador desses ,pois preciso converter 220 para 110.
    Desde grata pela atenção.

  12. 62
    LIVIA THAIS Says:

    Olá! comprei um bob liss para o cabelo, mas me venderam 220 V.
    Aqui em casa é tudo 110v.
    TEria problema liga lo na tomada de 11ov de vez em quando??

  13. 63
    Marivaldo Says:

    Tenho um ar condicionado 220V, entretanto minha rede é 110V. Fiz uma ligação puxando uma fase emprestada de uma outra residência. Gostaria de saber se o consumo é dividido em partes iguais para cada medidor ou se este procedimento não é aconselhável.

  14. 64
    Edi Says:

    Posso ligar 2(dois)aparelhos de ar split em um único transformador de voltagem?

  15. 65
    julio cezar Says:

    carlos comprei um ar spit de 12000btu e na minha casa a rede é de 127v qual o transformado que devo compra. ou é melhor pedir uma rede 220v só p/ o ar condicionado. des de já grato.

  16. 66
    antonio Says:

    comprei um transformador 3000va para instalar um ar de 12.000 gostaria de saber se eu ligo rireto na tomada da rede de casa pois minha rede é toda com fio de 2,5

  17. 67
    jose pedro vieira Says:

    ola boa noite? estou com um problema aqui em casa, moro em uma ponta de rede(tipo ultimo poste)ja pedir a empresa para trocar o transformador e eles nao trocam.a luz chega tao fraca que minha geladeira fica tentando ligar e nao consegue isto acontece varias vezes ao dia .sera que se eu comprar um ESTABILIZADOR vai resolver meu problema?ou devo comprar um TRANSFORMADOR so para a geladeira ?e de quanotos WTS irei precisar? desde ja lhe agradeco .

  18. 68
    Régos Rovere Says:

    Olá amigo,onde moro as fases não chegam a 220,sempre as fases distintas dão em média 202 e 208,meu ar ´r 30,000 btus e constantemente o compressor desarma por essa virtude,poderia me dar uma solução pára que isso seja resolvido. já pensei em transformá-lo para 110,pois uma das fases chega perfeita,será que vou obter resultado,desde já obrigado.

  19. 69
    Emanoel Says:

    Na casa de um familiar, o ar condicionado split 220 v foi ligado em 220 v 02 fases, no manual do fabricante está dizendo
    que é 220 v uma fase, foi pesquisar na vizinhança, e o ar c. de outra marca para ser instalado foi feita uma mudança na
    instalação elétrica da casa, passando de monofásico para bifásico, minha curiosidade é saber se isso é uma pratica comum!
    Pois pelo pouco conhecimento que eu tenho o fornecimento de energia em 220 v não faz essa economia toda, pelo contrario
    é lenda, pois leis da física a parte, a tabela do Inmetro (split2-inmetro.pdf) apresenta poucos ar c. de 127 v, mas esses
    poucos apresentam o consumo praticamente igual, e talvez pelo fato da fiação elétrica para 220 v ser de seção menor do
    condutor e por isso mais barata a instalação elétrica, se diz que economiza também na conta de luz!

  20. 70
    Almerindo Says:

    Carlos,
    Boa noite !
    Que tal fazer uma simulação ?
    Vamos comparar 3 aparelhos 220v para usar em 110v
    R$100,00 cada transformador
    Então : (3 x 100,00 ) + ( consumo mensal em R$ de 3 transformadores 3000W ) = x
    ( custo em Reais com a Concessionaria + eletrecista para preparar fiação ) = y
    Ou algo parecido !
    Valeu !

  21. 71
    Carlos Matheus Says:

    Almerindo, qual a sua necessidade? Por que não comprar os aparelhos fabricados para 127V?
    Se precisar realmente utilizar um transformador, sim, possivelmente terá que trocar a fiação até o transformador. Desde modo, é melhor posicionar os transformadores mais perto possível do quadro geral, assim a fiação 220V (menor) seria a que teria a maior extensão, economizando nos custos.

  22. 72
    Carlos Matheus Says:

    Emanoel, não importa se é 220V de fase-a-fase (duas fases) ou de fase-a-neutro (uma fase); o que importa é que a tensão entre os cabos que alimentam o ar-condicionado seja 220V.
    Para consumo e gasto de energia, não importa a tensão, apenas a potência do ar-condicionado.

  23. 73
    Carlos Matheus Says:

    Régis, este um problema de fornecimento. Entre em contato com a sua concessionária de energia. Tem que chegar a tensão contratada no seu quadro, é a obrigação deles.

  24. 74
    Carlos Matheus Says:

    José, este problema é de fornecimento. A concessionária tem a obrigação de te fornecer a tensão dentro da faixa contratada, não importa se você for início ou ponta de rede.

  25. 75
    Carlos Matheus Says:

    Antonio, aconselho a contratar um profissional habilitado. Não é apenas ligar o transformador na rede e pronto. Se a fiação estiver subdimensionada, ela pode provocar incêndios.

  26. 76
    Carlos Matheus Says:

    Julio, estive na mesma situação. Acabei pedindo para entregarem a segunda fase na minha residência. Assim pude alterar também os chuveiros para 220V.

  27. 77
    Carlos Matheus Says:

    Edi, depende. Se a soma das potências não ultrapassar a potência nominal do transformador, possivelmente sim. Entretanto, recomenda-se que cada ar-condicionado tenha o seu próprio circuito, assim um problema em um aparelho não influenciaria no outro.

  28. 78
    Carlos Matheus Says:

    Bob liss até onde vi é um alisador de cabelo, que geralmente é aquecido por um resistor. Se fosse permitido, o aparelho não aqueceria ao ponto ideal.
    Enfim, sim é incorreto utiliza-lo inclusive invalidaria sua garantia.

  29. 79
    Christian Says:

    Boa noite Carlos! Minha irmã comprou pela internet uma geladeira nova para a casa dela, mas não reparou na hora da compra a voltagem da geladeira. O equipamento que ela recebeu em casa é 220v e a casa dela que é alugada só tem tomadas 127v. Como podemos fazer para que ela possa usar a geladeira nova sem que haja a necessidade de grandes mudanças na rede elétrica da casa?
    Desde já muito obrigado!

  30. 80
    Carlos Matheus Says:

    Christian, das duas opções, uma:
    1) Entrar em contato com a concessionária de energia, solicitando uma fase extra. Ao meu ver é a solução mais adequada, pois você poderia reorganizar a alimentação elétrica da casa de uma maneira mais distribuída, e ainda teria ambas as tensões disponíveis, 127 e 220V.
    2) Comprar um transformador apenas para esta geladeira. Por fugir a regra da sua instalação, também sugiro que a montante deste transformador (posição entre o quadro de energia e o transformador em si), utilize um disjuntor.
    Em ambos os casos, sugiro contratar um técnico em elétrica para fazer o serviço para você.

  31. 81
    Christian Says:

    Muito obrigado Carlos! Vou procurar um profissional para fazer a instalação do transformador na casa de minha irmã, duvido muito que o proprietário da casa(que é alugada), não se daria ao trabalho de contactar a concessionária só pra que ela possa ligar a geladeira…
    Mais uma vez, muito obrigado.

  32. 82
    Josemar dos santos Says:

    Carlos, boa noite.

    Qual e´o nome do transformador?

    Desde já agradeço.

    Josemar

  33. 83
    Silvana Souza Says:

    Calos, Bom dia.

    Estou com uma dificuldade enorme de saber o que é mais recomendável fazer.
    Comprei uma sprint Consul de 12000btus 220 v, só que onde eu moro e alugado e a rede toda 110v. Já pedir para uns dois eletricistas avaliar o que devo fazer e os dois me deu opinião diferente.

    1- Me falou para optar por um transformador, minha duvida é. Isso não irá me dar problema na garantia da consul???

    2- Já o outro me falou para solicitar para concessionárias o aumento de carga p/ bifásico.
    Só que eu não quero fazer a transformação na parte elétrica por aqui eu moro alugado e não por muito tempo. Então ele me sugeriu fazer uma gambiarra. Favor me ajude o que eu devo fazer????

  34. 84
    Antônio Says:

    Opinião para quem deseja instalar um ar condicionado 220 v e só tem 110 v.
    Minha residência é 110v, foi instalado um bi-split consul 18.000 btus que está funcionando muito bem.

    Foi utilizado um transformador de 5.000 VA na instalação, usei um disjuntor mono antes de 20 amperes e após outro bipolar de 20 amperes. O disjuntor instalado antes é para ter a opção de desligar a energia do transformador, visando o diminuir o aquecimento assim como economizar energia.

    Quanto ao consumo :
    Conforme acompanhei por 30 dias, o consumo aumentou em média 3 kwts dia, ou seja 90 kwts mês para um uso diário de 4 horas, mês de referência Dezembro 2012 que teve noites quentes demais. ” Lembrando que é um bi-split “.
    Obs. não houve queda dos disjuntores em nenhum momento . O ar condicionado é somente frio sendo o consumo total de 1880 watts quando os dois compressores ligado.

Páginas: « 1 [2] Show All

Leave a Reply