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Ohmímetro e megômetro

O por que do teste da resistência de isolamento? Qual a diferença entre fazê-lo com um ohmímetro ou megômetro?

A resistência de isolamento é medida para se detectar possíveis falhas no isolamento de um material ou máquina. Por exemplo, a resistência de isolamento do motor nos permite saber se suas bobinas e carcaça estão bem conservadas ou se precisam de manutenção. Uma medida de 100kOhms indica que o motor precisa ser trocado (a depender de sua tensão nominal), dado o risco de centelhamento e correntes de fuga.

Para medir o valor de resistência de pequenos resistores, utilizamos ohmímetros. Estes equipamentos aplicam uma pequena tensão (geralmente de bateria, 9V) sobre os pontos e, a depender da corrente fornecida, calcula o valor da resistência.

Já os megômetros comuns são geradores de alta tensão, mas funcionam com a mesma teoria.

Uma falha de isolamento entre dois pontos não necessariamente é visível ou detectável pelo ohmímetro. Isso porque o isolante ainda guarda suas características. Mas sob certas circunstâncias, há uma fuga entre os pontos. Quando há essa fuga (medida com o megômetro), condena-se a isolação.

Um exemplo prático: pega-se um motor novo. Para a medição da resistência de isolamento, utilizaremos primeiro o megômetro. Com o gerador, que acionamos manualmente (girando uma manivela), cada vez mais a tensão é elevada até a nominal, e o cursor no visor do aparelho anda muito pouco. Isso indica que a corrente de fuga é mínima (desprezível).

Agora pegamos um motor que está velho, sujo e sem manutenção. Usamos o megômetro, e ao girar, sem ter ao menos chegado na tensão nominal, o cursor no visor do aparelho já correu para o outro lado, indicando curto. Ou seja, há uma falha de isolação (ou possível curto) entre os terminais.

Agora se utilizássemos o ohmímetro (de um multímetro convencional), escolheríamos a escala maior de resistência. Porém, como o isolante ainda existe e está no motor, a tensão aplicada pelo multímetro (9V) é muito baixa para que a falha de isolação seja evidente.

3 Responses to “Ohmímetro e megômetro”

  1. 1
    Max di Morais Says:

    Obrigado mais uma vez!
    Confesso que suas postagens têm me ajudado muito, pois estou me preparando p/ um concurso e muitas vezes recorro ao seu site.
    Um grande abraço e fique com Deus!
    Max di Morais.

  2. 2
    Rômulo LIma Says:

    Excelente, post, parabens + uma vez

  3. 3
    Uziel Pinheiro Almida Says:

    Esse seu site tem me ajudado muito no meu curso de técnico em eletrotécnico.
    estou no inicio porém com uma metanóia incrível.
    muito obrigado..

    atenciosamente,

    Uziel Pinheiro Almeida

  4. 4
    marcos acioly Says:

    parabens pelo site, acredito que e de grande ajuda para o pessoal de manutençao, entao a questao do uso do mega e de grande vantagens quando se deseja obter melhor analise de defeito na bobinas, gostaria de saber se for possivel de como iniciar os procedimentos de conexao com as pontas de prova do mega, quando o motor for de 12 pontas trifasico em 440 volts, um grande abraço, e mais uma vez parabens.

  5. 5
    David Says:

    Gostei muito dos seus artigos, comecei a uma semana trabalhar nessa área com esses equipamentos, e estou procurando ler sobre o funcionamento, pois irei aplicar em testes de campo.

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