Main Contents

Por que se utiliza óleo nos transformadores?

Há duas razões (e vantagens) para a utilização de óleo nos transformadores: resfriamento e isolação.

A necessidade do resfriamento do transformador se deve ao aquecimento gerado pelas suas perdas, tanto por Joule (corrente passando pelo condutor) e por correntes parasitas (que circulam dentro do núcleo).

Deste modo, o óleo resfria toda a parte interna do transformador conforme troca calor com o ambiente, através das aletas.

Exemplo, tem transformadores de geração/transmissão, que usam bombas para fazer recircular melhor o óleo pelo transformador e aumentar a troca térmica com o meio.

Já a isolação que o óleo prover, dada sua elevada rigidez dielétrica, é voltada a compactação do transformador. Principalmente do lado de alta tensão, a distância entre pontos de diferentes potenciais não pode ser menor do que uma distância mínima, senão ocorrerá um arco. Deste modo, essa distância pode ser diminuída se utilizarmos um meio diferente, neste caso, o próprio óleo.

Exemplo, comparando um transformador a óleo e outro seco, o volume do segundo é muito maior (para a mesma potência). Isso porque a rigidez dielétrica do ar é menor do que a do óleo, assim o transformador precisa de maior espaço físico para os mesmos níveis de tensão.

5 Responses to “Por que se utiliza óleo nos transformadores?”

  1. 1
    carlos Says:

    muito interesante. valeu carlos matheus. um grande abraço.

  2. 2
    Guilherme Evandro Says:

    Legal… se eu não me engano tem uma questão ecológica em torno disso, não me lembro, mas acho que existe um tipo de óleo que é menos poluente…. ou é o trafo a seco que é menos abrasivo…

  3. 3
    alan Says:

    Vc salvou minha vida!
    esse texto vai me ajudar e muito no meu trabalho q vale minha nota…
    parabens.

  4. 4
    O óleo em transformadores | Carlos Matheus - Eletricidade Says:

    […] O óleo em transformadores Já há um artigo semelhante: Por que se utiliza óleo nos transformadores? […]

  5. 5
    FABIO BRAZ Says:

    Muito boa a resposta acima, porém é válida para a parte ativa do transformador, o transformador a óleo acaba ficando com volume maior devido suas aletas. Além disso a cela do transformador é muito mais complicada, pois requer bacia para contenção do óleo, bomba para recolher o oleo, caixa separadora de água e oleo para, etc.
    A vantagem o transformador a óleo diminui quando comparada com o custo de instalação e manutenção.

  6. 6
    Olivier CREMOUX Says:

    Muito interessante essa resposta.
    Porque ainda os transformadores a óleo têm maiores vantagem que os transformadores secos, você pode encontrar empresas como AKHELEC, quem fornece soluções de contenção de óleo, de drenagem das aguas pluviais e protecção contra incêndio a um custo menor.
    Infelizmente, com transformadores secos, você ainda tem custo de manutenção e risco de incêndio.

Leave a Reply