Main Contents

Conceito de harmônicas

Vamos denominar uma onda como sendo ela senoidal (seu comportamento é baseado em um seno), a uma determinada amplitude e frequência. Assim, dizemos que a tensão que chega em nossas residências, ou melhor, a tensão alternada gerada pela usinas tem um comportamento senoidal a frequência de 60Hz.

A frequência fundamental da tensão é 60Hz. Então, qualquer componente com frequência superior a 60Hz será denominada aqui por harmônica.

Como cada harmônica também tem um comportamento senoidal, ela também terá uma amplitude, frequência e fase (vamos desconsiderar o defasamento por agora) associada.

Geralmente, quanto maior a frequência da harmônica, menor a amplitude da mesma. Assim, harmônicas de frequência 180Hz têm maior amplitude do que harmônicas de 600Hz.

Essas harmônicas, quanto presentes na rede, alteram a forma de onda da tensão, que antes era apenas uma senoidal pura e ideal. Veja abaixo uma imagem se a tensão estiver sem harmônica alguma:

Sem harmônicas

Agora veja como o sinal fica com a adição de alguns harmônicas:

Poucas harmônicas

E com ainda mais harmônicas:

Muitas harmônicas

Ou seja, aplicando isso em eletricidade, a presença de harmônicas nas linhas deforma a onda da tensão. De um modo geral, essa deformação é prejudicial a praticamente todos os equipamentos, visto que eles foram projetados para trabalharem sob tensão senoidal pura.

5 Responses to “Conceito de harmônicas”

  1. 1
    Max di Morais Says:

    Obrigado pela ajuda técnica que você sempre nos da! Realmente são de grande valia as informaçãoes que você nos passa, de forma sucinta e esclarecedora, tem nos ajudado no dia a dia profissional.
    Mais uma vez muito Obrigado!

  2. 2
    Dênis Sheron Lopes Says:

    Oi Carlos, tenho uma dúvida, sempe ouço os termos “correntes hamônicas” e “hamônicos de tensão”, gostaria de entender melhor se há diferença entre os termos, exemplos de causa que gera este efeito na prática e qual a forma de corrigí-los.

    Grato
    Dênis S. Lopes

  3. 3
    Edézio Says:

    Caro Matheus, muito bom o seu trabalho. Estou estudando para concursos e as suas informações são sempre bem vindas. Como faço para manter contato via e-mail ou msn. Têm algumas questões de alguns concursos que gostaria de discutir contigo. Favor informar enviando um e-mail para lordb@terra.com.br

  4. 4
    Milton Alberto Maciel Abadie Says:

    TOMADAS NOVO PADRÃO !!!
    Carlos aproveito primeiro para te dar mais uma vez meus PARABENS E MEUS AGRADECIMENTOS pelo teu maravilhoso site de informaçao !!
    E tambem queria perguntar se nas tomadas de novo padrão Bresileiro existe polaridade a ser respeitada ou não
    muito grato !!!
    BETO MACIEL

  5. 5
    Harmônicas de tensão e de corrente | Carlos Matheus - Eletricidade Says:

    [...] leia o post Conceito de harmônicas [...]

Leave a Reply