Main Contents

Falhas a contato aberto ou a contato fechado

Em eletrotécnica, podemos dizer que há dois tipos de falhas, tanto mecânica quanto elétrica: a contato aberto ou a contato fechado.

Dizemos que a falha é a contato aberto quando o dispositivo, em modo de falha, permanece com seus contatos abertos, ou simplesmente representado como uma chave aberta. Por exemplo, um fusível queimado. Seu filamento rompe e isola eletricamente seus dois terminais, cortando ou abrindo o circuito.

Já a falha em contato fechado é quando em modo de falha o dispositivo é representado como uma chave fechada. Por exemplo, num contator, quando há sobrecarga e muitas comutações, seus contatos de força podem fundir-se e “colar”. Deste modo, mesmo desenergizando a bobina, o contator não abrirá: ele falhou em contato fechado.

Dizemos também que o modo de falha é mais conveniente quando o contato estiver em posição que ofereça segurança ao sistema. Por exemplo, se o DPS entrar em modo de falha a contato fechado, ele se comportará como um curtocircuito entre fase e terra. Ou seja, o modo de falha mais conveniente para o DPS é a contato aberto.

O mesmo vale para disjuntores, onde quando em falha, o dispositivo tem que seccionar o circuito, e não deixa-lo em continuidade (contato fechado).

4 Responses to “Falhas a contato aberto ou a contato fechado”

  1. 1
    Instalação de DPS no quadro com DR | Carlos Matheus - Eletricidade Says:

    […] leia os posts Falhas a contato aberto ou a contato fechado, Dispositivo de Proteção contra Surtos (DPS), Dispositivo de proteção contra surtos (DPS) II, […]

  2. 2
    Milton Alberto Maciel Abadie Says:

    OBRIGADO PELA RESPOSTA !!! Agente se sente importante rsrsrs

    Deixa eu comentar …como é dificil fazer orçamento sem assustar o cliente e tb no deixar de cobrar o que vale !!!!
    Tenho que dar orçamento (só mão de obra) para fazer toda a fiação e quadros de distribuição de um super sobrado de quatro andares (conduites ja instalados e entrada tb) e estou meio perdido em quanto ao valor !!! Abusando da sua gentileza , poderia me dar uma ideia ???? ou indicar algum site para ter como base ???
    É o tipo de serviço que a gente não quer perder (ainda fica perto da minha residência) mas tb nao quer fazer de graça ..tem muita mão de obra
    Se puder me ajudar ficarei ainda mais agradecido do que já eu estou ,só de ter contato contigo
    Aguardo
    OBRIGADÃO !!!

  3. 3
    alex silva Says:

    boa noite gostaria de saber se vc poderia me da a dica como calculo a corrente no condutor em relação a distâcia ex:o condutor de 16mm 20mt de distânci =70 A O mesmo condutor a uma distancia de 100mt qual corrente q ele suporta? a 100 mt de distancia

  4. 4
    dino Says:

    poderia me explicar como ligar un contactor siemens 3re 1016 com uma bomba monofasica?
    muito obrigado.Dino

Leave a Reply