Main Contents

TC – transformador de corrente

O galvanômetro é um instrumento onde uma corrente elétrica passando pelos seus terminais geram uma força de torque no seu ponteiro. Ele tem uma resistência baixa e é muito sensível.

O amperímetro e o voltímetro na realidade são galvanômetros dotados de resistência em série de baixa valor e alto valor, respectivamente. Para o amperímetro, a resistência é muito baixa para não ocasionar queda de tensão na hora da medição (visto que o amperímetro é posto em série com a carga).

Em condutores onde as correntes são muito elevadas, não podemos utilizar direto um amperímetro, pois a capacidade de seu galvanômetro é baixa. Por isso, para medir altas correntes, utiliza-se um TC, que consiste em abaixar a corrente para valores que o galvanômetro possa ler sem queimar.

Para tanto, o TC tem no primário poucas espiras, e no secundário muitas espiras. O resultado: no secundário, há baixa corrente e elevada tensão. Deste modo, a corrente é baixa suficiente para que o galvanômetro faça e mostre a leitura.

Na manutenção, o perigo está na troca do conjunto amperímetro, pois ao desacopla-lo, a tensão que aparece nos terminais é muito elevada (pois o enrolamento secundário do TC tem muito mais espiras do que o do primário). Deste modo, o correto é curtocircuitar os terminais, fazer a troca do amperímetro e sua conexão, e só no fim, retirar o curtocircuito.

Essa ação é dispensável se não estiver passando corrente no condutor onde o TC está acoplado, pois não haverá variação de fluxo magnético e, consequentemente, não haverá tensão nos terminais secundários do TC. Mas, como medida preventiva, é aconselhável a, independente do funcionamento ou não da carga, que seja obrigatório o curtocircuito para intervenções em TCs.

One Response to “TC – transformador de corrente”

  1. 1
    Pedro Fernando Galdino Says:

    Gostei da materia explicativas sobre TCs, mas gostaria ainda de saber para ligaçoes de amperimetros analogicos e controladores de fator de potencia, qual distancia maxima entre TCs e mediçao para que os mesmos nao sofram alteraçoes consideraveis em suas avaliaçoes.

Leave a Reply