Main Contents

DR: dispositivo ou disjuntor?

Recomendação: leia os posts Disjuntores e Dispositivo DR antes.

Uma dúvida enviada por e-mail: “O DR atua apenas por fuga de corrente. Então por que na compra precisa-se dizer qual a corrente nominal do DR?”.

Está certo, o DR atua sim por fuga de corrente. Mas há dois tipos de DR: o dispositivo DR e o disjuntor DR.

O dispositivo DR atua apenas contra fugas de corrente. Contém em sua estrutura o toróide que detecta diferenças nas correntes de entrada e saída e, se maior do que a sensibilidade, atua cortando o circuito. A montante cabe prever uma proteção extra contra sobrecorrentes (disjuntor termomagnético). Nesta modalidade, para a compra do DR, basta especificar a tensão e corrente máxima de trabalho e a sensibilidade.

Já no caso do disjuntor DR, ele atua por sobrecorrentes (de sobrecarga e de curtocircuito) e por fuga de corrente. Além do toróide, há também o bimetálico (sobrecarga) e a bobina (curtocircuito), por ele ser também um disjuntor. Na compra, especificar tensão máxima, corrente nominal, curva de atuação (por ser um disjuntor), corrente de curtocircuito (por ser um disjuntor) e a sensibilidade do dispositivo DR integrado.

Então, na próxima vez que precisar de uma proteção DR, verifique se o circuito onde ele será instalado já tem proteção contra sobrecorrentes. Se tiver, basta comprar o dispositivo DR. Se não tiver, compra-se o disjuntor DR.

11 Responses to “DR: dispositivo ou disjuntor?”

  1. 1
    julio cesar belisario Says:

    como e quais são as curvas de disjuntores e dispositivos dr,ddr e disjuntor termomagneticos,quem souber po favor me informar no imail juliodobanjo@yahoo.com.br

  2. 2
    MAYCO Says:

    queria saber se não alimentar o dr com o neutro ele terá o seu funcionamento entre fase detequitando a fulga de corrente ,e se não utilizar o terra para aterrar o equipamentos o dr indentificara a fulga de corrente OBRIGADO!!!

  3. 3
    Carlos Antonio de Oliveira Lucas Says:

    ue estou testando o dispostivo DR nas residencia eu Carlinhos eletricista trabalhei numa empresa de energia da paraiba

  4. 4
    Douglas Says:

    Ola, gostaria de tirar uma duvia a respeito de disjuntor dr e interruptor dr, com os dois equipamentos em mãos como faço para diferencia-los sem manual, catálogo ou caixa do produto.

  5. 5
    MARCELO RODRIGUES Says:

    Ola, gostaria de tirar uma duvia a respeito de disjuntor dr e interruptor dr, com os dois equipamentos em mãos como faço para diferencia-los sem manual, catálogo ou caixa do produto.

  6. 6
    MARCELO RODRIGUES Says:

    Existe um disjuntor DR Trifasico? Estou montando paineis eletricos e estou com duvida nos DR. Tenho varios aqui, mas não diferenciar se e Interruptor DR ou Disjuntor DR. Me ajuda aí.

  7. 7
    josé das vitórias dos santos Says:

    sou elétricista e vi varias perguntas feita por colegas de profissão gostaria de saber uma dessas sobre a diferncia do disjuntor dr e o interronptor dr

  8. 8
    orestes morato de lima Says:

    Eu tambem sou eletricista. tenho 40 anos de profissão desde a montagen de Rádios Receptores até TV a cores, construção em painéis de comando, banco capacitores, desbravamento de matas para eletrificação , da topografia até a luz acesa; instalações em edificaçoés, trabalhei 20 anos técnico de manutenção na antiga SAELPA da Paraíba agora comecei da uma olhada nos interruptores DR e Disjuntores DR, e vi a Dúvida dos colegas, Eu tambem quero saber qual a diferença entre eles como distinguir-los .

  9. 9
    Silvio Carlos Nicola Says:

    qual a diferença do interruptor dr e disjuntor dr, porque tenho que usar disjuntor e interruptor

    como devo confeccionar as emendas dos fios para estes tipos de proteção, qual tipo de torneira eletrica e chuveiro que preciso usar, tem que ser com resistencia brindada e carcaça de pvc

    o aterramento pode ir ao disjuntor ou só o neutro, se usar o neutro no dr, ele vai estar aterrado

    esclareça minha duvidas por favor

    aguardo

  10. 10
    Uran Says:

    Olá dúvidas com relação ao dijuntor e interruptor DR como diferencia-los atualmente possuo tres fazes e um neutro e não possuo o terra utilizarei um dispositivo de proteção DR ou dijuntor DR ligado ao barramento neutro.

  11. 11
    Uran Says:

    Só mais uma dúvida em caso de queda de uma das três fazes o dijuntor ou dispositivo DR cortará o fornecimento para não comprometer o funcionamento das máquinqas e outros circitos .

  12. 12
    Carlos Matheus Says:

    Uran, disjuntor DR e interruptor DR são dispositivos diferentes. O primeiro, além de atuar contra correntes de fuga, atua também contra curtocircuitos e sobrecargas.
    O condutor terra não deve passar por nenhum dos dois.

  13. 13
    Carlos Matheus Says:

    Não, o disjuntor DR ou dispositivo DR não protegem contra quedas de fase. Para isso, existe o relé falta de fase. O que pode acontecer é cair uma fase, a correntes nas outras aumentarem por natureza, uma das correntes atinjam um valor maior do que o nominal do disjuntor e acabar desarmando-o por sobrecorrente, e não por queda de uma das fases.

Leave a Reply