Main Contents

Por que alta tensão em cercas elétricas?

O Brasil ainda não regulamenta o uso das cercas elétricas. Alguns municípios têm lei própria quanto ao uso, que definem que a cerca tem que ficar para o lado de dentro do perímetro da propriedade, altura mínima de 2,20m e placas indicadoras do perigo.

A cerca elétrica nada mais é do que fios condutores que, ao cidadão entrar em contato, recebe um pulso não-letal. Vemos muitos casos de pessoas que morrem dentro de casa por tomarem choques sob 127V. Então por que usar 10.000V em cercas elétricas, se 127V já mata? E por que os 10.000V da cerca não mata o intruso?

Nossas casas são alimentadas pelos transformadores de rua. Eles têm uma impedância de saída muito baixa. Isso significa que quanto mais carga for adicionada, a tensão cairá muito pouco, pois a resistência interna do transformador é muito baixa. Se fosse alta, a cada casa que ligasse seus equipamentos, necessitaria de mais corrente para alimenta-la, e a queda de tensão no transformador seria muito alta (produto resistência interna pela corrente).

No caso da cerca elétrica, a impedância de saída (resistência interna do eletrificador) é alta. Assim, no momento que antecede a descarga sobre o intruso, a tensão é aproximadamente 10.000V, pois não há corrente elétrica (ou há uma corrente de manutenção de intensidade muito baixa), consequentemente não há queda de tensão.

No momento do choque, a corrente fornecida pelo eletrificador aumenta, mas é limitada pela resistência interna, e não deixa que a intensidade passe do limite suportado pelo corpo humano. A intensidade chega ao ponto de apenas atordoar o intruso.

Se a resistência interna do eletrificador fosse mínima, a corrente sobre o intruso aumentaria indefinidamente, e o choque seria similar aos tomados na residência, só que com uma intensidade quase que 100 vezes maior. O resultado seria a morte certa.

Outro fator é da corrente ser pulsante, assim o intruso não corre o risco de ficar preso na cerca submetido ao choque atordoante por longo período de tempo. Desse modo, o choque não é constante, é pulsante, para dar tempo do intruso recuar, afinal de contas a finalidade da cerca é afastar o intruso.

One Response to “Por que alta tensão em cercas elétricas?”

  1. 1
    Guilherme Che Says:

    perfeita explicação

  2. 2
    orestes morato de lima Says:

    meu comentário é: que sou testemunha ocular, pois é que sofri um choque de 7.969 volts foi em fração de segundos só caí de um poste com altura de 2 metros quando manobrava um chave basculante, porem o meu coração ficou a 200 por minuto por alguns instantes fiqei atordoado por uns 10 minutos, com isso digo o que mata mesmo é: a intensidade ,isto é a demora da corrente circulando no corpo humano.

Leave a Reply