Main Contents

Falta de fase queimando bombas

Uma dúvida enviada por Hamilton. Ele tem três bombas de piscina, todas bifásicas (e sem neutro). Estão queimando com freqüênca por falta de fase.

Elas não deveriam queimar por falta de fase, pois como a alimentação é apenas por dois fios (duas fases), na ausência de um, não haverá caminho para a corrente passar pela bomba, ou seja, não terá como ela queimar. A queima por falta de fase geralmente é constatada em motores trifásicos.

O que deve estar acontecendo por ser queima por sobrecarga. Assim, recomenda-se a instalação de um rele térmico para cada bomba, ajustado na corrente nominal do motor da bomba. Pode-se também usar apenas um rele para as três bombas, mas assim a proteção será deficiente, pois se rodar apenas uma bomba, a atuação do relé será três vezes a corrente nominal do motor; queima na certa.

Sugestão: instale um relé em série com um contator para cada bomba, assim garantirá proteção individual para elas.

Agora, se você realmente quer uma solução para a falta de fase, use um disjuntor que tenha entradas auxiliares; assim poderá instalar um relé falta de fase (ou de mínima tensão) para atuar juntamente ao disjuntor e cortar o circuito em caso de falta de uma fase (se for de mínima tensão, se a tensão cair muito da nominal da rede, exemplo 190V para baixo).

Para proteção extra, também pode-se instalar DPS, que são dispositivos que suprimem surtos de tensão provenientes da rede da distribuidora e evitam que esses picos cheguem aos equipamentos (certos equipamentos também são geradores de surtos; o DPS suprime do mesmo jeito, evitando que os surtos cheguem aos outros equipamentos da instalação).

4 Responses to “Falta de fase queimando bombas”

  1. 1
    julio cesar belisario Says:

    como fazer os calculos de réle de falta de fase e se é facil instalar

  2. 2
    Rafael Says:

    Tenho a mesma duvida do amigo acima … é no meu caso seria um relé de tensão minima. é facil instalar ?

  3. 3
    Barbara Says:

    Tenho uma bomba bifasica na minha piscina e sempre tem queda de tensão e fica uma fase so, isso ja me ocasionou 3 rebobinagem de queima de bomba. Se eu colocar um rele de falta de fase resolve? E existe rele bifaico de falta de fase?

  4. 4
    nil Says:

    amigo tenta um rele uma contatora ..Se uma fase faltar ira desligar a contatora!!! E assi eu acredito que nao ira queimar. A nao esqueça de aterrar.

  5. 5
    Vando Rech Says:

    Amigos, nesse caso deve ser avaliada outra possibilidade.

    Existem locais, principalmente em zonas rurais, onde a tensão de fase para fase não é de 220V, e sim 254V. Esse é o caso do local onde resido. Por esse motivo ja perdi também uma bomba d´água que tinha tensão nominal de 220V.

Leave a Reply