Main Contents

Bye-bye standby e Standby Buster

Recomendação: leia o post Modo standby antes.

Bye-bye standby e Standby Buster são dois dispositivos que prometem economia de energia por desligar completamente aparelhos que ficam em standby.

Consistem em uma tomada (estilo “T”, mas com uma única saída) e um controle remoto. Você liga sua TV através dele e, após desligar a TV, pode desligar a tomada com o controle remoto específico. Os produtos garantem que consomem menos que 1W.

Para ligar mais aparelhos, faz-se necessário o uso de uma régua. A potência total que o aparelho anti-standby suporta é 3,5KW. Ou seja, a soma total dos aparelhos que você ligar em uma só tomada não poderá ultrapassar 3,5KW.

Aí é que está o problema. Em projetos elétricos, tomadas de uso geral são especificadas com cargas de 100VA, potência mais de 40 vezes menor (considerando FP de 0,80). É o mesmo que usar adaptadores “T” e conectar diversos aparelhos em uma tomada só, o que está errado.

A potência do aparelho anti-standby pode ser até superior aos aparelhos conectados à ele, mas o que importa agora é a instalação elétrica, que com certeza estará subdimensionada.

Como exemplo, digamos que usemos o aparelho em sua carga máxima, ou seja, TV, rádio, som, DVD, tudo somando 3500W em uma única tomada. O aparelho anti-standby suportará, mas os condutores estarão com uma corrente de quase 28A (127V), já na máxima suportada pelo condutor (considerando uma instalação padrão de tomadas de uso geral, com condutores de 4mm², por exemplo), o que fará que o disjuntor da instalação atue muito antes de chegar nesse valor (é raro ver um disjuntor para TUG’s com corrente nominal maior que 30A, visto que o padrão é 2000VA (15,7A) por circuito de tomadas). E ainda há residências onde toda a instalação é com cabos de 2,5mm².

Agora imagine dois aparelhos (com um único controle remoto você pode controlar até 4 tomadas) no mesmo circuito. O disjuntor da instalação vai atuar direto.

A intenção do aparelho é válida. Apesar de ainda ser caro para nós brasileiros, ele faz o que promete: economizar energia dos aparelhos que ficam em modo standby. Mas tem as ressalvas:

  • Para fazer o que promete, ele próprio fica em standby (e consome energia), para poder desligar todos os outros equipamentos.
  • Concentra todos os equipamentos em um só ponto de tomada, o que pode causar incêndios (se o disjuntor estiver sobredimensionado para a instalação).
  • Desbalanceio da instalação, por concentrar cargas em apenas um circuito.

É preciso ter a consciência disso. A mídia, quando começar a divulgar, tem que deixar isso bem claro para a população.

Ainda hoje a melhor solução para os aparelhos de standby é retirar o cabo da tomada.

One Response to “Bye-bye standby e Standby Buster”

  1. 1
    Eduardo Says:

    Caro Carlos,

    Primeiro, parabéns pelo site e obrigado pelas informações.

    Por falar em standby, não fiz medições mas, levando em conta algumas informações oferecidas por alguns fabricantes, fiz o seguinte cálculo (arredondado). O dado que recuperei de alguns manuais (não me lembro agora de que equip.) me dizem que o consumo em standby era em torno de 8w/h.
    Pois então generalizando obtive:
    3 TV + 3 sintonizadores NET + 1 modem + 1 router wireless + 1 home Theater + 1 DVD player + 1 wii + 1 xbox = 12 equipamentos X ~8w/h = ~96w/h X 20h/dia = ~1920w/dia X 30 dias = a um total de ~57,6 KW/mês. Ou algo entorno de R$29,00 a mais na minha conta de energia.

    Claro que não garanto o cálculo, sem as devidas medições.
    Pelo sim pelo não resolvi o problema instalando filtros de linha com interruptor em cada um dos conjuntos (TV+NET+DVD – Modem-Router) que desligo todas as noites. Simples, barato e seguro.
    Mas o principal motivo que me induziu a isso foi ter visto um princípio de incêndio(que ajudei a apagar) em uma TV em standby, na casa de praia de um amigo, após o retorno da interrupção no fornecimento de energia.

    Abrcs,
    Eduardo

Leave a Reply