Main Contents

Transformador de potência

O transformador é uma das máquinas mais eficientes já existiu. Ele não transforma o tipo da energia, mas muda algumas variáveis. Para tal, o transformador apenas funciona em circuitos de correntes alternadas.

O nome transformador de potência denota que a máquina transforma valores de potência. Na verdade, este transformador apenas muda o valor da tensão de entrada, e entrega uma diferente na saída.

Seu funcionamento é explicado pela lei de Faraday (indução) e lei de Lenz (variação do fluxo magnético). A espira primária, lado onde chega a energia a ser transformada, recebe a tensão primária e conduz uma corrente primária. Esta corrente, por ser alternada, gera uma variação no fluxo magnético no seu interior. Este fluxo, para um melhor rendimento, é canalizado por um núcleo ferro-magnético. No outro lado do núcleo, onde há a espira secundária (saída da energia transformada), a variação do fluxo, canalizado pelo núcleo, induz uma tensão nesta espira. Se houver um circuito fechado ligado à espira secundária, uma corrente induzirá será estabelecida.

A variável que é modificada é a tensão (e, conseqüentemente, a corrente). A tensão é diretamente proporcional à relação entre as espiras. Se a primária tiver o dobro da secundária, a tensão que colocarmos na primária induzirá uma tensão de metade do valor. Se mudarmos a ligação, ligarmos a tensão primária (a que queremos transformar) no lado do transformador que tem menos espiras (no nosso exemplo, metade), a tensão que sairá do lado com o dobro de espiras será o dobro.

Quando alimentamos um transformador, sem que haja carga (a vazio), a corrente primária fica bem reduzida. Isso porque a variação do fluxo magnético canalizado pelo núcleo é tal que limita o aumento da corrente no primário (Faraday e Lenz).

Ao ligarmos uma carga no secundário, a corrente induzida que é estabelecida gera uma nova variação do fluxo magnético de modo a interagir com o que tinha inicialmente (a vazio), e a varição resultante permite que a corrente primária aumente (para suportar a carga ligada no secundário).

A potência do circuito primário para o secundário não muda, continua constante. Se entrarmos com 10KVA no primário, sairá 10KVA no secundário (ignorando as perdas).

11 Responses to “Transformador de potência”

  1. 1
    helena m da s canhoca Says:

    Oi Carlos estive a ler td sobre transformador muita coisa eu ñ sabia, gostaria de saber se é possivel ligarem-se bobinas de diferentes tensões nominais em paralelo. estou mesmo a falar d tranformador n cadeira d maquinas. O Senhor é Engenheiro? Nós estamos em fase de reconstrução do Pais e estão em fase d montagem de PT. Também estão em fase exprimental d cartões prepago mais ainda a muitas anarquias(gatos)conheces Angola?

  2. 2
    marcelo Says:

    queri se possivel um copia deste arquivo se puser me mande beleza boa noite e Deus te abençõe

  3. 3
    Rodolfo Oliveira Says:

    Bom dia Sr.

    Trabalho com manutenção de subestações gostaria de saber onde posso encontrar algo que fale com clareza da diferença de transfomador de potência e autotransformador.

    Abç,

  4. 4
    MARCOS GENUINO Says:

    gostaria de saber gual a diferença dos transformadores de corrente,força,potencia em tensão por exemplo:corrente——,força——-potencia——–não sei se me entendeu ;tipo “wolt”,”kva”,quais são os codigo de cada um gostaria muito dessa informação muito obriga tchau

  5. 5
    valdir Says:

    ola! queria saber, qual o tipo de transformador, usado para interfones com portoes,em 127v quais fios sao usados,usam fase e neutro ou fase e retorno para o botao e para interfone?como seria ? desde ja agradeço fique com deus

  6. 6
    Claudio Ramos Says:

    Caro Colega,

    Trabalho com manutenção em industria quimica desde 1990, gostaria de saber a diferença entre Trafo. de Corrente e Trafo. de Potencia…

    Tenho muita duvida sobre esse assunto,

    Agradeço desde já seus esclarecimento.

    Tudo de bom em 2011….Boas Festas

  7. 7
    Luiz Fernando Says:

    Caro Cláudio,

    Os transformadores de corrente, também conhecidos como TC, são utilizados para induzir a corrente do primário (corrente alta) para o secundário (corrente baixa, geralmente 5A ou 1A) para que se faça mediçao, proteção ou isolação de um circuito e outro.

    Já os transformadores de potência, é o que você vê em postes (basicamente). Eles são utilizados para induzir uma tensão do primário para o secundário elevando ou diminuindo a tensão.
    Por exemplo, aqui no RJ a tensão em B.T. é 220/127V e a A.T. é de 13,8kV. O transformador de potência é que faz essa transformação de A.T. para B.T. e vice-versa.

    Espero que tenha entendido.

    Feliz 2011 para você também.

    Abraço,

    Luiz Fernando.
    Técnico em eletrotécnica.

  8. 8
    Antonio carlos Says:

    Bom dia, sou estudante e estou pesquisando sobre transformadores de potencia, e gostei muito do que li de seu artigo.

  9. 9
    Heriberto cyrillo Says:

    Bom dia sou eletrecista-eletronico e a manutenção de nossa cabine é feita por uma empresa tercerizada e houve a queima de um TP,queima não o TP torrou na verdade,gostaria de saber qual poderia ser possivel causa? Falta de proteção ou algo a sim.

    Muito Obrigado

  10. 10
    Carlos Matheus Says:

    Se um equipamento queimou, ou torrou (sic), a primeira indicação é que a proteção a montante dele falhou. Verifique os fusíveis (se houver) que deveria proteger este TP.

  11. 11
    Andre Mungoi Says:

    Boa tarde, parabens pelo trabalho que vens levando a cabo, em ajudar a todos que tem solicitado a sua ajuda. Bom a minha questão é: quais e como funcionam os despositivos de proteção dos transformadores de potencia, refiro-me ao Relay Buchholtz e a Silica gel. obrigado pela atenção

Leave a Reply