Main Contents

Nomenclatura AC

Geralmente utilizada para dimensionar contatores, a nomenclatura AC serve para definir a potência máxima que os contatos do dispositivo pode suportar em sua comutação (abertura e fechamento).

Por exemplo, seja 2 cargas de 5KW, uma resistiva (aquecedores) e outra indutiva (motores).
Para ligar a carga resistiva, recomenda-se utilizar contatores AC-1. E para a carga indutiva, AC-3 ou AC-4 (a depender do tipo de regime da carga).

Abaixo, veja a tabela:

Tabela

Note que o regime AC-3 requer mais robustez do que o AC-1, por se tratar de cargas com corrente de partida e fator de potência. Por este motivo, dispositivos AC-3 podem ser utilizados em cargas AC-1.

2 Responses to “Nomenclatura AC”

  1. 1
    Thaís Muratori Says:

    Bom dia Carlos,

    Vou alugar um apartamento e o circuito é monofásico. Gostaria de saber quais serão as implicações práticas disso no meu dia a dia. Não vou poder ligar vários aparelhos ao mesmo tempo? Por exemplo, o ar-condicionado, uma tv, um dvd e a geladeira, podem ser ligados juntos? Seria melhor trocar esse circuito por bi ou trifásico? Quanto custaria isso?

    Obrigada !

    Thaís

  2. 2
    Carlos Matheus Says:

    Thaís, você poderá ligar esses equipamentos sim, sem problema. Se o apartamento só tem uma fase, quer dizer que ele foi dimensionado para tanto.
    Entretanto, se você for colocar ar-condicionado em outros quartos, chuveiro elétrico em todos os banheiros, vale a pena a mudança para padrão bifásico (2 fases).
    Se houver, você paga uma taxa a concessionária de energia de sua região. Mas a mudança a partir do interior da casa é por sua conta.

Leave a Reply