Main Contents

Partida de motores

Partir um motor significa, em poucas palavras, colocar seus terminais sob tensão pré-definida pelo fabricante.

Há quatro modos básicos de se partir um motor: partida direta, partida compensada, partida estrela-triângulo e partida com inversor.

A partida direta consiste em acionar a chave (pode ser uma chave faca, disjuntor ou contator) e o motor receber diretamente a tensão nominal de trabalho. Este modo, a corrente de partida é alta, e pode durar muito tempo, principalmente se a inércia inicial do motor for grande.

A partida compensada veio para reduzir a corrente do motor no momento da sua partida. Usa-se um transformador com taps de, por exemplo, 60%, 80% e 100%. Assim, inicialmente fornecemos 60% da sua tensão nominal, depois 80% e no fim 100%. Deste modo, reduzimos a corrente de partida do motor, submetendo-o a tensões inferiores de sua nominal.

A partida estrela-triângulo, muito utilizada até hoje, é uma técnica usada em conjunto com contatores. Trata-se de fornecer a menor tensão de trabalho do motor com ele fechado em estrela, e depois de algum tempo, fechá-lo em triângulo, para seu funcionamento normal. Este médolo reduz em três vezes a corrente de partida.

A partida com inversor é a mais eficiente que existe. Um inversor de frequência é um dispositivo que altera a frequência da senóide de saída (além da amplitude), permitindo assim controlar diretamente a velocidade de rotação e o torque do motor. Deste modo, alcança-se eficiência na partida (e também no controle depois da partida) muito maior que em qualquer outro método de partida.

5 Responses to “Partida de motores”

  1. 1
    Gumercindo Says:

    Boa Carlos,,, achei seu artigo otímo, é o que eu estava procurando para acrescentar ao meu trabalho de pesquisa sobre Partida de Motores Trifásicos,, facíl esplicação sobre o assunto. Parabéns,

  2. 2
    Dirceu José Ferreira Says:

    Em quanto se consegue reduzir a corrente de partida de motor, usando-se inversor de frequência ?

  3. 3
    Márcio Says:

    Prezado Carlos, em quanto se consegue reduzir a corrente de partida de motor, usando-se inversor de frequência ?

  4. 4
    maicon Says:

    qual a distancia maxima que posso usar um inversor ao motor?, e em qual equipamentos o inversor é melhor para ser instalado?

  5. 5
    Carlos Matheus Says:

    Isso depende da sua instalação, da máquina que será acionada pelo inversor, do modelo do inversor e do fabricante.

Leave a Reply