Main Contents

Disjuntor, DR e o neutro

Recomendação: leia os posts Disjuntores e Dispositivo DR antes.

Lembrando o que já citei em outro post: o neutro nunca pode ser interrompido pelos disjuntores. Isso vale sempre. Pois a idéia é nunca colocar o disjuntor no neutro ao invés de na fase.

Tomemos por exemplo uma instalação básica, de um interruptor e uma lâmpada. Imagine que a ligação está correta: disjuntor na fase e o neutro é ligado direto ao bocal da lâmpada. No momento de troca da lâmpada, é natural desligar o disjuntor para trabalhar. Qualquer contato com os contatos do terminal não ocasionará choque elétrico, pois estaria entrando em contato ou com o terminal ligado ao neutro, que tem o mesmo potencial que a terra, ou com o terminal ligado à fase, que está seccionada pelo disjuntor.

Agora se a fase estiver indo direto para o bocal, e o neutro sendo seccionado pelo disjuntor. Ao tocar acidentalmente no contato ligado à fase, que desta vez não se encontra seccionada, o choque é certo.

É por isso que em instalações monofásicas, os disjuntores sempre vão à fase, para que em qualquer manutenção, a pessoa esteja protegida.

Só que ao utilizarmos o dispositivo DR, sabemos que o neutro também tem que está ligado a ele, para que uma possível corrente residual seja detectada. Deste modo, se estivermos trabalhando com um disjuntor DR, além da fase, o neutro também seria ligado. No momento da manutenção (ou no corte do DR por uma falta percebida por ele), tanto a fase quanto o neutro estariam seccionados, não expondo o usuário a choques.

Já em instalações bifásicas (ou trifásicas), vai depender da ligação do circuito: se a ligação for com uma fase e um neutro, o disjuntor será unipolar e deverá estar na fase; se a ligação for duas fases (ou três), o disjuntor será bipolar (ou tripolar), e neste caso, sequer existe neutro.

48 Responses to “Disjuntor, DR e o neutro”

Páginas: [1] 2 » Show All

  1. 1
    Gilton Says:

    Essa galera está dando show!
    Parabéns “Teteu” pela iniciativa de criar esse site que está nos ajudando bastante!

  2. 2
    Celso P. Silva Says:

    Gostei muito dos temas abordados.
    breve mandarei a minha questão.
    valeu.

  3. 3
    jose bicudo Says:

    Ola, Estou com um problema? estou tentando instalar um djuntor DR tetrapolar num circuito bipolar,
    o problema é que qdo ligado e acionado ele desarma! gostaria de uma orintaçao.

    Atenciosamente,
    Jose Bicudo

  4. 4
    Jorge Campana Telles Says:

    Tenho um quadro de distribuição luz e força com 10 disjuntores, diversas amperagens DIN unipolares (so fase) e um geral de entrada deste quadro tetrapolar DR 63 amp., entretanto quando ligo o chuveiro 127 v. com 4.400 w o geral DR desarma, o que pode ser isto?

  5. 5
    Tiago Says:

    Gostaria de saber qual a diferença deu um DR para um IDR

  6. 6
    Carlos Antonio de Oliveira Lucas Says:

    gostaria de saber como descobriram o dijuntor dr

  7. 7
    Itapuytinga Says:

    Olá,Carlos quero instalar um Disjuntor DR em minha casa quando eu instalar e eu for usa um liquidificador.Será que ele não vai fica disparando quando eu ligar?

    Atte;Itapuytinga

  8. 8
    Jailton Jesus Silva Says:

    Sou elétricista, gostaria se posivel madasse pra min um esquema de ligação com disjuntor dr trifásico

  9. 9
    Maciel Rodrigues Says:

    estou executando uma ligação são dois quadros um contem 14 circuitos e contem (dr) está funcinando muito bem e o mesmo alimenta o quadro superior que contem (22)circuitos todos passam pelo dr,só que estou tendo uma grande dificuldade em identificar o problema no quadro superior,o que acontece é que quando aciono qualquer um dos interruptores ou utilizo uma tomada o dr se desarma,ja tentei de todas as maneiras,retirei todos os neutros do barramento e deixei somente uma lampada do circuito funcionado e mas quando o aciono ele desarma mas é só encostar o neutro no barramento que ele desarma,pela informação que tenho o de só identifica quando há fuga de corrente me confirma isso e existe uma maneira mais facil de identificar esse tipo de problema?
    Pois a residencia ja está inteiramente com forro de gesso e eu não posso ficar abrindo buracos em todos os pontos onde se encontra fechamento,me ajuda ai pelo amor de Deus rss… Obrigado!

  10. 10
    Rodrigo Dinelli Says:

    Boa noite sou eletricista tenho NR10 e nao sei onde posso esclarecer uma duvida cruel.
    Gostaria de saber o Ano,Pais e quem desenvolveu o dispositivo DR,E uma questao de honra…
    Aguardo resposta…

  11. 11
    Jorge luiz do nascimento Says:

    olá! sou eletricista e isntalo o Dr e num circuito tetra-polar, 3 fases e 1 neutro, coloco os fios passando pelo dr, e façoo teste segurando na fase, tomo o choque e o dr não desarma, tira minha duvida, como faço pra fazer esse teste. grnde abraço.

  12. 12
    josé das vitórias dos santos Says:

    sou ze elétricista gostei muito dessas imformações contida,agora eu quero saber se 1 dijuntor (dr) tem capacidade de suportar mais de um circuito assim 3 circuito de tomadas

  13. 13
    Tiago ferreira Says:

    jorge luiz colega , sou o Tiago Ferreira sou de Afogados da Ingazeira PE , obser se o neutro está ligado no dr se não estiver concteo o mesmo abraço.

  14. 14
    Tiago ferreira Says:

    jorge observe o disjuntor do chuveiro, se ele tem a amperagem certa ou e se ele é curva a,b,ou c caso contrario coloque um curva c 25 já que o chuveiro é de 4.400

  15. 15
    thiago Says:

    Boa tarde,eu estou concluindo o curso de instalação no senai ari torres,e gostaria de sabe onde eu posso fazer o nr10,porque?no senai não tem no momento.ops esquecir nas aproximidade de santa amaro.grato pela atenção.

  16. 16
    thiago Says:

    boa tarde,eu vir que muitos estão com duvidas em dr,mas e muito bom sabe que quando coloca um dr, e bom coloca dps contra fuga de corrente pra pode ir pra o aterramento.se não o dr desrama mas mesmo assim a corrente acaba passando pelo dtm.

  17. 17
    marcelo Says:

    gostaria de saber se vc ja instalou DR em circuito que alimenta chuveiro comum

  18. 18
    Rogério Soares da Luz Barbosa Says:

    Como podemos tentar baratear o DR para que assim todas as casas tenham esse dispositivo, que de tamanha importancia para a vida com segurança das pessoas…

    P.S. Qualquer coisa que eu puder ajudar estou a inteira disposição, faço faculade de Sistemas Elétricos em Palmeira dos Índios – AL, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IF, caso precise de ajuda estou aqui…

    Valeu Cara…

  19. 19
    Henrique Says:

    Carlos,
    Muito bom o artigo. O que eu gostaria de saber é o seguinte: Eu tenho que alimentar uma máquina solda trifasica. Tenho que protegê-la com disjuntor + DR. Se o DR que tenho disponível é tetrapolar, eu posso utilizá-lo ignorando a entrada para o neutro do DR? Ou eu sou obrigado a ter um DR tripolar?

  20. 20
    antonio ramos santana Says:

    BOM DIA,GOSTARIA DE SABER TUDO SOBRE DR,COMO POSSO….

  21. 21
    EDSON MENDES DA SILVA Says:

    olá! sou eletricista e instalei um Dr num circuito tetra-polar, 3 fases e 1 neutro, coloco os fios passando pelo dr, e faço teste segurando na fase, tomo um choque e o dr não desarma, tira minha duvida, como faço pra fazer esse teste.

    GRATO EDSON

  22. 22
    elisson julio de souza Says:

    Boa tarde Carlos estou fazendo uma instalação de um primeiro andar com um quadro de distribuisão no primeiro com 14 circuito e outro no segundo com 22 circuito, os dois tem dr tetra polar 3 F + N individual, mais au usar um fio neutro de sima e o fase de baixo para acender uma lâmpada na escada, quando eu ligava o interruptor da lâmpada o dr de baixo desarmava, deu muito trabalho mais com fé em deus encontrei o defeito, espero que possa servi para alguem, Obrigado.

  23. 23
    admin Says:

    Elisson, isso acontece. Como o neutro é distribuído em toda a instalação, às vezes a ligação da carga protegida pelo DR é feita com a fase que vem do DR e um neutro de fora. Aí o DR sempre entenderá como uma corrente de fuga.

  24. 24
    Sebastião da Silva Corrêa Says:

    Vou , na medida do possível, responder algumas perguntas dos usuiários diante de informações sobre o funcionamento do DR.
    DISJUNTOR DIFERENCIAL RESIDUAL

    È UM DISPOSITIVO CONSTITUÍDO DE UM DISJUNTOR TERMOMAGNÉTICO ACOPLADO A UM OUTRO DISPOSITIVO: O DIFERENCIAL RESIDUAL

    A PARTE TERMOMAGNÉTICA PROTEGE OS CONDUTORES DO CIRCUITO CONTRA SOBRECARGA OU SOBRECORRENTE (CURTO CIRCUITO), ENQUANTO QUE A PARTE DIFERENCIAL RESIDUAL PROTEGE AS PESSOAS CONTRA CHOQUES ELÉTRICOS PROVOCADOS POR CONTATOS DIRETOS OU INDIRETOS.

    INTERRUPTOR DIFERENCIAL RESIDUAL

    É UM DISPOSITIVO COMPOSTO DE UM INTERRUPTOR (LIGA/DESLIGA) ACOPLADO A UM OUTRO DISPOSITIVO: O DIFERENCIAL RESIDUAL (PROTEGE AS PESSOAS CONTRA CHOQUES ELÉTRICOS)

    A PARTE DIFERENCIAL RESIDUAL FUNCIONA DA SEGUINTE FORMA:

    1. QUANDO O CIRCUITO DO DR É SUBMETIDO A UMA CARGA, AO CIRCULAR CORRENTE PELA MESMA, ESTA RETORNA PELO NEUTRO;
    2. QUANDO NESTE PERCURSO HÁ UMA FUGA DE CORRENTE, A CORRENTE DE ENTRADA É INFERIOR À CORRENTE DE SAÍDA, LEVANDO A UM DESEQUILÍBRIO ENTRE AMBAS. QUANDO ISTO OCORRE, A PARTE DIFERENCIAL RESIDUAL ATUA DESLIGANDO O CIRCUITO;
    3. O MOTIVO DE O CIRCUITO SER DESLIGADO PELO DESEQUILÍBRIO ENTRE AS FASES ESTÁ NO FATO DE QUE EXISTEM DOIS CAMPOS MAGNÉTICOS EM EQUILÍBRIO E QUE ESTE EQUILÍBRIO MANTÈM OS CONTATOS FECHADOS;
    4. NÃO SE DEVE ATERRAR O NEUTRO DEPOIS DO DR, POIS A CORRENTE PRECISA RETORNAR PELO NEUTRO E SE OUVER UM ATERRAMENTO NO NEUTRO APÓS O DR, ESTE NUNCA ATUARÁ;
    5. SE VOCÊ QUISER SIMULAR O FUNCIONAMENTO DO DR, SEJA ELE MONOFÁSICO OU TRIFÁSICO, LEMBRE-SE APENAS QUE A CORRENTE SEMPRE DEVE RETORNAR COM O MESMO VALOR, SENDO ASSIM, APENAS COLOQUE UMA CARGA(LÂMPADA) EM UMA DAS FASES E FAÇA O TESTE, AO TOCAR NA FASE E LEVAR O CHOQUE ATÉ 30 mA, O DR ATUARÁ, POIS A CORRENTE RESTANTE RETORNOU PELO NEUTRO, DESEQUILIBRANDO OS CAMPOS E FAZENDO ATUAR O DR;
    6. OBS: O DR SÓ ATUARÁ SE APÓS A CORRENTE CIRCULAR PELO CORPO RETPORNAR TANTO PELO NEUTRO COMO PELO PRÓPRIO CORPO, SE A CORRENTE ENTRAR EM UMA MÃO(FASE) E SAIR PELA OUTRA(NEUTRO), A CORRENTE QUE SAI CONTINUARÁ SENDO IGUAL À DE ENTRADA, E O DR NÃO ATUARÁ.

  25. 25
    Sebastião da Silva Corrêa Says:

    O DR POSSUI A FUNÇÃO DE DISJUNTOR TERMOMAGNÉTICA,SEJA ELE MONOFÁSICO OU TRIFÁSICO, ATUARÁ POR SOBRETENSÃO OU SOBRECORRENTE.

  26. 26
    Sebastião da Silva Corrêa Says:

    Vou , na medida do possível, responder algumas perguntas dos usuários diante de informações sobre o funcionamento do DR.
    DISJUNTOR DIFERENCIAL RESIDUAL

    È UM DISPOSITIVO CONSTITUÍDO DE UM DISJUNTOR TERMOMAGNÉTICO ACOPLADO A UM OUTRO DISPOSITIVO: O DIFERENCIAL RESIDUAL

    A PARTE TERMOMAGNÉTICA PROTEGE OS CONDUTORES DO CIRCUITO CONTRA SOBRECARGA OU SOBRECORRENTE (CURTO CIRCUITO), ENQUANTO QUE A PARTE DIFERENCIAL RESIDUAL PROTEGE AS PESSOAS CONTRA CHOQUES ELÉTRICOS PROVOCADOS POR CONTATOS DIRETOS OU INDIRETOS.

    INTERRUPTOR DIFERENCIAL RESIDUAL

    É UM DISPOSITIVO COMPOSTO DE UM INTERRUPTOR (LIGA/DESLIGA) ACOPLADO A UM OUTRO DISPOSITIVO: O DIFERENCIAL RESIDUAL (PROTEGE AS PESSOAS CONTRA CHOQUES ELÉTRICOS)

    A PARTE DIFERENCIAL RESIDUAL FUNCIONA DA SEGUINTE FORMA:

    1. QUANDO O CIRCUITO DO DR É SUBMETIDO A UMA CARGA, AO CIRCULAR CORRENTE PELA MESMA, ESTA RETORNA PELO NEUTRO;
    2. QUANDO NESTE PERCURSO HÁ UMA FUGA DE CORRENTE, A CORRENTE DE ENTRADA É INFERIOR À CORRENTE DE SAÍDA, LEVANDO A UM DESEQUILÍBRIO ENTRE AMBAS. QUANDO ISTO OCORRE, A PARTE DIFERENCIAL RESIDUAL ATUA DESLIGANDO O CIRCUITO;
    3. O MOTIVO DE O CIRCUITO SER DESLIGADO PELO DESEQUILÍBRIO ENTRE AS FASES ESTÁ NO FATO DE QUE EXISTEM DOIS CAMPOS MAGNÉTICOS EM EQUILÍBRIO E QUE ESTE EQUILÍBRIO MANTÈM OS CONTATOS FECHADOS;
    4. NÃO SE DEVE ATERRAR O NEUTRO DEPOIS DO DR, POIS A CORRENTE PRECISA RETORNAR PELO NEUTRO E SE OUVER UM ATERRAMENTO NO NEUTRO APÓS O DR, ESTE NUNCA ATUARÁ;
    5. SE VOCÊ QUISER SIMULAR O FUNCIONAMENTO DO DR, SEJA ELE MONOFÁSICO OU TRIFÁSICO, LEMBRE-SE APENAS QUE A CORRENTE SEMPRE DEVE RETORNAR COM O MESMO VALOR, SENDO ASSIM, APENAS COLOQUE UMA CARGA(LÂMPADA) EM UMA DAS FASES E FAÇA O TESTE, AO TOCAR NA FASE E LEVAR O CHOQUE ATÉ 30 mA, O DR ATUARÁ, POIS A CORRENTE RESTANTE RETORNOU PELO NEUTRO, DESEQUILIBRANDO OS CAMPOS E FAZENDO ATUAR O DR;
    6. OBS: O DR SÓ ATUARÁ SE APÓS A CORRENTE CIRCULAR PELO CORPO RETPORNAR TANTO PELO NEUTRO COMO PELO PRÓPRIO CORPO, SE A CORRENTE ENTRAR EM UMA MÃO(FASE) E SAIR PELA OUTRA(NEUTRO), A CORRENTE QUE SAI CONTINUARÁ SENDO IGUAL À DE ENTRADA, E O DR NÃO ATUARÁ.

  27. 27
    Juliano Camargo Says:

    Olá, tentei instalar os disjuntores das áreas molhadas em um dispositivo DR com o devido equilibrio de fases. O disjuntor é bipolar, mas existe um terminal fase e outro neutro. Segundo um manual da siemens, para ligação bifásica seria somente ligar o a segunda fase no lugar do neutro. Ao testar com uma lampada comum ele desarma na hora, não permite qualquer funcionamento. O que pode estar errado? Deveria usar outro tipo? Tetrapolar por exemplo?
    Obrigado

  28. 28
    Sérgio Caldas Says:

    Seria interessante a visualização de um esquema para instalações de dis. DR. Obrigado.

  29. 29
    jorge Says:

    qual o problema que ocorre se eu ligar um disjuntor com a entrada de fase pela parte debaixo do disjuntor

  30. 30
    André Says:

    Então Jorge, não existe problema nenhum em conectar a fase que chega na parte de baixo de um disjuntor. O motivo pelo qual só se usa a entrada por cima é uma questâo de padrâo que acredito eu não seja un padrão formal (documentado), mas uma “mania” de eletricista.

  31. 31
    jorge Says:

    valeu pela atenção André e obrigado por ter me tirado esta duvida

  32. 32
    Leonardo Says:

    Boa tarde, gostaria de tirar uma dúvida com relação ao disjuntor DR. Tendo eu um disjuntor DR trifásico, é posível eu usá-lo em um local com sistema bifásico? Estou em dúvida por ele ser diferencial o desbalanço de fase pode fazer ele achar que tenha algo errado e operar (na realidade tem né, gambiarra).

  33. 33
    josé Antonio Teixeira Says:

    olá eu tambem sou eletricista fazem vinte anos ,mas com avanço da tecnologia hoje a parte eletrica está sendo levado bem mais a sério do que quando eu comecei, hoje se nós não nos atualizar-mos nós ficaremos para trás, gostaria de receber ,se possivel material mais aprofundado sobre o DR e sobre o sistema de aterramento, agradeço desde já e aguardo resposta.

  34. 34
    CAIO Says:

    MUITO BOM E RECOMENDADO PARA TODOS
    ATÉ PARA AQUELES QUE NÃO CONHECE NADA DE ELETRICIDADE PODE ENTERDER, POIS É EXPLICADO E UMA FORMA PARA LEIGOS E NEOCONHECEDORES
    PARABÉNS

  35. 35
    Olintho Bessa Says:

    Excelentes as explicações.Estou procurando entender o máximo que eu puder acerca do DR, já tirei diversas dúvidas com as explicações acima.
    Quero parabenizar a iniciativa, que é de grande auxílio a quem quer realizar corretamente esse serviço que tem sido feito, em grande parte por pessoas desqualificadas, um abraço,

    Olintho Bessa

  36. 36
    Douglas Says:

    gostaria por favor que me enviasse um esquema de circuito elétrico utilizando DR. como exemplo para um 18 circuitos, incluindo chuveiro 5000 W. me ajudaria bastante.

    abraço.

  37. 37
    Xavier Says:

    Caro colega,um DR tetrapolar para um circuito de distribuição Bifásica sendo é claro 2 Fases e um Netro me sobrando um canal de alimentação no DR e o mesmo desarmar com frequência ou seja é acionar qualquer consumidor ele desarma ja percorri todos circuitos e fuga não é muito menos emenda mal isolada,vç teria algum comentário a fazer,deixando claro que toda instalação é nova e estão todos dimenssionados corretamentes.

  38. 38
    raah Says:

    é a mesma coisa o dr e o IDR?

  39. 39
    Max Namar Gonçalves Says:

    L1, L2, L3 – Condutores Fases
    N – Condutor Neutro
    PE – Condutor de proteção ( terra )
    DR1 – Dispositivo DR – bipolar
    DR2 – Dispositivo DR – tetrapolar
    R – Carga

    2) O botão de teste T, possibilita a verificação do correto funcionamento e instalação do dispositivo DR, gerando uma corrente de fuga interna entre dois terminais de conexão (acionar semestralmente, pois é a garantia de funcionamento do Dispositivo DR). Portanto, em redes bifásica ou trifásica (L1+L2+N ou L1+L2+L3 sem N), verifique o diagrama no frontal do dispositivo DR para proporcionar a correta energização dos terminais utilizados por este teste. No exemplo foi interligado o terminal de conexão 3 ao terminal de conexão N para permitir a operação do botão de teste.

    Esquemas de aterramento padronizado (norma ABNT NBR 5410 – item 4.2.2.2)
    Seguem os esquemas de ligações mais utilizados
    Esquema TN-S

    As funções do condutor Neutro (N) e do condutor de Proteção (PE) são distintos na rede.
    Esquema TN-C-S

    Em parte do sistema as funções do condutor Neutro (N) e do condutor de Proteção (PE) são combinadas em um único condutor (PEN).

    Esquema TT

    O esquema TT possui um ponto da alimentação diretamente aterrado, estando as massas da instalação ligadas a eletrodo(s) de aterramento eletricamente distinto(s) do eletrodo de aterramento da alimentação.
    Notas:
    a) Em sistemas TN-C o dispositivo DR somente poderá ser instalado se o circuito protegido for transformado em TN-S,
    caracterizando-se um sistema TN-C-S.
    b) Para sistemas IT, consultar ABNT NBR 5410.

    Como montar os quadros de distribuição
    Abaixo segue um exemplo de montagem dos Dispositivos DR nos quadros de distribuição padrão IEC.

    1 – Dispositivo DR tetrapolar de 30 mA
    2 – Circuitos de saídas protegidos por disjuntores
    Dispositivo de proteção contra surtos – DPS, instalados entre fase (F) e terra (PE)
    3A/3B – Dispositivo de proteção contra surtos – DPS, instalados entre neutro (N) e terra (PE). Nos casos onde a separação do condutor neutro (N) e terra (PE) ocorre dentro do Quadro de Distribuição, não é necessário aplicação desse módulo.
    4 – Barramento para condutores de proteção – terra (PE)
    5 – Barramento para condutores neutro (N)
    6 – Barramento bifásico isolado para alimentação dos circuitos
    7 – Terminal para derivação
    8 – Trilho de fixação rápida
    9 – Isolador terminal (reserva)
    10 – Circuitos de saída dos cabos terra
    11 – Circuitos de saída dos cabos neutro
    12 – Cabos de entrada
    13 – Cabos de interligações internas do quadro

    O exemplo de montagem acima é para uma rede bifásica (2F + N + PE), para outras possibilidades de redes considerar as seguintes alterações:
    a) Para uma rede trifásica (3F + N + PE), o Dispositivo DR permanecerá tetrapolar fazendo a
    ligação da fase (F3). Utilizar mais um dispositivo de proteção contra surtos – DPS para a fase adicional e barramento trifásico isolado.
    b) Para uma rede monofásica (1F + N + PE), o Dispositivo DR será bipolar e desconsiderar um dispositivo de proteção contra surtos – DPS da fase (F2) e o barramento isolado será monofásico.
    c) Todos os exemplos acima descritos consideram que junto ao medidor existe uma proteção realizada por meio de disjuntor IEC ou fusível Siemens, por esta premissa, foi possível realizar os exemplos de montagem sem a utilização de um disjuntor geral no quadro de distribuição, realizando a entrada diretamente pelo Dispositivo DR. Nos casos onde não houver uma proteção prévia coordenada é recomendável a utilização de um disjuntor geral no Quadro de Distribuição.

  40. 40
    vilson Says:

    Obrigado.
    Gostei muito da informacão dada sobre o Disj. DR, tiraram a minha duvida.

  41. 41
    Eugenio Joaquim Says:

    Bom Dia

    Venho tendo, problemas com minha instalação elétrica interna, e por este motivo fui buscar na internet informações para mudança da instalação, para resolve o problema, e consegui um desenho onde envolve o dijunto DR Tetra polar, a planta em si e bem explicativa, porem tenho duvidas de qual amperagem do dij DR devo usar, e a outra e quanto ao neutro, pois por ser tratar de ligação eletrica antiga, eu tenho o neutro aterrado antes da caixa interna onde pretendo efetuar estas mudanças.
    Também tenho duvida quanto a potencia de energia que soma cada comodo casa.
    Cozinha – 4 tomadas 127v e uma lampada e uma 220V
    Banheiro – 2 tomadas 127V e uma tomada 220V chuveiro
    Corredor – 2 tomada 127V e um interruptor (lampada) 127v
    Quartos (Total) – 8 tomadas 127v e Dois Interruptores 127V (lampadas)

    Adoreis as informações contidas neste site

    Parabéns

    Eugenio

  42. 42
    Carlos Matheus Says:

    Eugenio, o padrão de entrada é determinado pela concessionária de energia da sua região. A capacidade do disjuntor geral também é, geralmente a concessionária fornece uma tabela para auxiliar o consumidor (disjuntor recomendado para determinada potência instalada). Quanto ao aterramento do neutro, não retire o aterramento já existente. Se o aterramento em questão tiver sido feito por você, você poderá fazer sua manutenção, ou instalar outro aterramento e interliga-los.

  43. 43
    Wilson Antonio Lopes Says:

    tenho um dispositivo dr na minha casa, quando ligo o chuveiro ele esta desarmando,quando eu tiro o aterramento, ele não desarma,favor me ajudar, grato

  44. 44
    Carlos Matheus Says:

    Wilson, não há problema algum, o DR está executando a função dele. A sua resistência deve ser do tipo comum; se trocar para tipo blindada, talvez a fuga de corrente zere.

  45. 45
    claudinei Says:

    oiiiiii amigao !!! vc pode por gentileza me enviar um esquema de instalaçao do dr no quadro de distribuiçao de energia de um apartamento ” exemplo” !???/ ficarerei muito grato !!!! c possivel bipolar e tetrapolar… abraçao.

  46. 46
    Wilson Says:

    Oi Carlos, tudo bom, preciso de tua ajuda, em um quadro de força, possui um disjuntor dr, um disjuntor bipolar(chuveiro) e mais 3 disjuntores de 1 polo cada para lampada e tomadas, o disjuntor dr. é de quatro entradas mas como aresidencia é bifasico ( 2 fases e um neutro)no neutro esta ligado o terra (verde)na parte superior ou seja N (7),acontece que ao ligar o chuveiro odisjuntor dr disarma, então eu desliguei o terra, ochuveiro não desarma mas da choque no regitro ao abrir, fiz um outro teste, liguei o terra (verde) no neutro mas na parte inferior do disjuntor dr. ai resolveu o poblema não desarmou e nem deu choque, agora eu pergunto este procedimento é corre e o que causava o poblema muito grato

  47. 47
    Wilson Says:

    meu chuveiro ou ligar, desamava o disjuntor dr (geral) o disjutor é de quatro polos mas utiliso apenas 3 é bifasico 2 fases e um neutro,quando liga o chuveiro, ele estava desarmando, entâo desliguei o terra neutro (verde) na parte superior ou seja N (7)ele parou de desarma mas dava choque no regitro, fiz outro teste, liguei o terra (verde) no neuro na parte inferior do disjuntor dr, ou seja N (8) resolveu o poblema, mas as perguntas, sera que este procedimento é correto e oque causava o poblema, grato

  48. 48
    Carlos Matheus Says:

    Wilson, o DR está fazendo seu papel, que é detectar correntes de fuga e desarmar. Quando você liga o terra ao neutro, a corrente de fuga volta pelo neutro e não sensibiliza o DR, que não desarma. Isto não é resolver o problema. Chuveiro convencional é normal apresentar correntes de fuga; já o que tem a resistência blindada não apresenta este inconveniente.

  49. 49
    francisco martins Says:

    preciso de um esquema de ligaçao do DR monofasico e uma residencia com carga de 12.000wts,
    tenho ouvido de que a ligaçao do neutro e terra po pode causa desparo!!! porque

  50. 50
    Carlos Matheus Says:

    Francisco, a interligação neutro e terra deve ser feita a montante do DR, senão numa ocasião de fuga via fio terra, o DR não atuaria. A jusante do DR, neutro é neutro, terra é terra, ambos separados.

Páginas: [1] 2 » Show All

Leave a Reply