Main Contents

Por que usar disjuntor?

Recomendação: leia o post Disjuntores antes.

A corrente elétrica ao passar por um condutor transforma uma pequena parte da energia transportada em calor (P = r.i²). Essa energia dissipada é a que provoca o aquecimento dos condutores por efeito Joule.

Como cada condutor tem suas especificações (dimensões, material do condutor, material do isolante (quando houver)), cada um possui a sua suportabilidade térmica (energia dissipada máxima suportada). Quando a corrente passar da máxima suportada pelo condutor, o efeito Joule gerado é maior do o condutor pode suportar. É daí que ocorre os incêndios causados por sobrecorrentes: elas são maiores do que a suportada pelo condutor, que se aquece a tal ponto de causar um incêndio.

Outro fator que determina a corrente máxima de um condutor é a sua instalação. Um condutor X, instalado sob determinadas condições, pode suportar uma maior corrente do que se fosse instalado em outras condições. Por exemplo: se instalarmos este condutor X em um eletroduto fechado de pequenas dimensões, é óbvio que a corrente máxima será menor do que se instalarmos o mesmo exposto, pois a ventilação natural se incumbirá de arrefecer o condutor, possibilitando que maiores correntes passem por ele, dentro de seu limite térmico.

Para garantir que não haja problemas desta natureza (efeito térmico nos condutores), instalamos os disjuntores. Eles têm como principal função a de proteção da instalação contra sobrecorrentes, independente de sua origem (sobrecargas ou curtos-circuitos).

O disjuntor atua seccionando o circuito caso a corrente passe de sua nominal, garantindo assim que a corrente não passe da máxima suportada pelo condutor.

2 Responses to “Por que usar disjuntor?”

  1. 1
    Gilton Says:

    Parabéns Matheus!
    Vou começar fazer algumas perguntas para esquentar esse blog.
    Até +!

  2. 2
    Orestes Morato de Lima Says:

    Olá carlos Mateus, tambem sou eletricista desde 1965 estou na ativa com todo gáz.me responde na minha cidade a concessionária fornece 380/220 este 220 volts ´´e um positivo e o outro terra , isto é aterrado desde o transformador até na entrada das residencias, para instalar o DDR mono o terra tambem passa por ele? responda para o meu E-mail orestes_morato@hotmail.com obrigado!

  3. 3
    RUDINEY ELI Says:

    Bom dia,o dijuntor tem lado certo de entrada de fase e saida para alimentação dos circuitos.

  4. 4
    Guilherme pereira dos santos Says:

    opa que maravilha explicação rapida exata show de bola parabens pelo testo amigo

Leave a Reply