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Cálculo de corrente de motores

Recomendação: leia o post Cálculo de corrente em cabos antes.

Dúvida enviada pela colega Ciciane: são 2 motores de 40cv cada, FP 0.85, alimentados com 220V trifásico.
Quer saber qual a corrente em cada alimentador, sendo que ambos os motores são alimentados por um único transformador.

Podemos utilizar a fórmula geral para cálculo de corrente em motores trifásicos:

Assim, para cada motor, haverá uma corrente aproximada de 114A (considerando o rendimento de 80% dos motores). No alimentador geral, haverá o dobro da corrente (visto que o fator de potência é o mesmo): 228A.

Se os motores puderem ser fechados em 380V, a corrente de cada um seria menor: 66A. Ou seja, você alimentando os mesmos motores com 380V, teremos uma redução de quase metade da corrente a 220V (na razão da raiz de 3).

Outro jeito de calcular é usando o circuito monofásico.

Primeiramente, temos um potência por fase por motor de (40/3)cv = 9,81KW. Em seguida, acharemos a potência total por fase por motor, agora considerando o rendimento do motor (80%): 9,81K/0,80 = 12,26KW. E agora considerando o FP=0,85, achamos a potência aparente por fase por motor: 12,26K/0,85 = 14,42KVA.

Como estamos trabalhando por fase, usaremos a tensão de fase para o cálculo da corrente por fase. A tensão de fase é 220/(raiz de 3) = 127V. Assim, a corrente de fase por motor é 14,42K/127 = 113,54A.

Assim, dimensiona-se o alimentador de cada motor conforme sua corrente nominal, de 113,54A.

Como os motores estão ligados ambos a um transformador, o alimentador principal deverá ser dimensionado para uma corrente duas vezes maior, 113,54 * 2 = 227,08A.

Como a própria colega da dúvida sugeriu, se alimentássemos o motor com 380V, repetindo o cálculo, a corrente por motor seria 65,55A, e a do alimentador geral 65,55*2 = 131,1A.

Mas aí entra um porém: o motor estava previamente sendo alimentado por 220V trifásico. Se ele estiver fechado em delta (ou triângulo) para esta tensão, tudo bem poderemos alimentá-lo em estrela com 380V, e os cálculos estariam coerentes.

Agora se ele já estiver fechado em estrela com a alimentação em 220V, não poderíamos alimentá-lo com 380V.

28 Responses to “Cálculo de corrente de motores”

Páginas: [1] 2 » Show All

  1. 1
    Amarildo Says:

    Estou precisando fazer este calculo mas não sei por onde comesar,tem como você me dar uma ajuda,agradeço.

    O gerente financeiro solicitou do técnico de manutenção um estudo pré-liminar para aquisição dos motores elétricos e transformadores de força para atender a nova linha de produção que está sendo projetada.

    Sabendo-se que, as máquinas operatrizes estão distribuídas conforme descrição abaixo dimensione:

    A potência dos motores elétricos, a corrente nominal, a corrente de partida, o fator de serviço, o fator de potência, a tensão nominal e a potência de entrada dos motores elétricos dos galpões 1 e 2.

    GALPÃO 1 – É alimentado por uma rede trifásica com a tensão nominal 440V, projetaram 5 máquinas operatrizes com as seguintes potências de consumo:

    1 – 100 CV; 2 – 15 HP; 3 – 39 kW; 4 – 12 CV; 5 – 8 HP

    GALPÃO 2 – É alimentado por uma rede bifásica, com tensão nominal de 220V, projetaram 3 máquinas operatrizes com as seguintes potências de consumo:

    1 – 5 CV; 2 – 4 HP; 3 – 9 kW

    O gerente também solicitou ao técnico de manutenção informações sobre qual tipo de equipamento e características a serem adquiridas para manter a linha de produção operando na ocorrência de falta de energia elétrica da concessionária local.

    OBS.: Os valores de: rendimento, fator de potência, corrente de partida e corrente nominal deverão ser sugeridos por você.

  2. 2
    frederico gonçalves Says:

    gostaria de saber como dimensionar um dsijuntor de proteção para um motor de 15 cv

  3. 3
    flávio Says:

    Gostaria de saber qual a formula usada para calculos de nominal de mototes

  4. 4
    Valdecir Says:

    Gostaria de saber como calcular a substituição de um motor em corrente continua por um de corrente alternada

  5. 5
    Cálculo de corrente de um gerador | Carlos Matheus - Eletricidade Says:

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  8. 8
    Como calcular a corrente de um motor | Carlos Matheus - Eletricidade Says:

    [...] leia os posts Cálculo de corrente em cabos e Cálculo de corrente de motores [...]

  9. 9
    Wildener Andrade Says:

    Boa tarde Carlos,

    Por favor gostaria muito de sua ajuda, para resolver a questão abaixo:

    Em uma Fabrica temos:
    Tensão de entrada (primária): 13,8kv
    Tensão Interna (secundário): 220/380 V
    CCM1: Possui 8 Motores com 75 cv cada, FP: 80%; Rendimento 90%; CCM2; 10 Motores com 45cv cada, FP:80%; Rendimento: 90%;
    Escritório: 80 Lâmpadas 32W, 5000W de computadores, FP: 75%

    Considerando:
    Fator de simultaneidade= 1
    Fator de utilização: 85 /100.
    Qual os cabos e eletrodos de alimentação e projeção para cada quadro/CCM e para alimentação geral?
    Dimensione o disjuntor e o trafo de entrada.
    Considere e exponha a corrente de curto circuito para dimensionar equipamentos.
    Qual a potência mínima do transformador para atender o sistema?
    Faça um diagrama unifilar.
    Dimensione a correção do fator de potência.

    Abraços,
    Wildener Andrade

  10. 10
    lui armstrong Says:

    olá gostaria de saber qal o calculo basico,
    que faço par dimensionar a carga e logo implantar o trafo.
    muito obrigado.

  11. 11
    Fernando Says:

    Ólá, boa tarde!
    Caro Carlos
    A minha dúvida é quanto o cálculo do nível de curto-circuito em barramento, cabo,e onível de curto de um disjuntor.como calcular?Para poder fazer um dimensionamento correto.Há formulas simpilificadas ou são todas muito complexas.
    Obrigado pela atenção.

  12. 12
    ITALO Says:

    COMO FAZER PARA CALCULAR A CORRENTE EM VAZIO DE UM MOTOR DE 100CV GRATO.

  13. 13
    cristina Says:

    como eu resolvo este problema: Um motor trifasico com potencia de 15 hp, corrente nominal de 23 A , IP/IN+ 7,7 conectado a uma rede 380V esta ligado com uma compensadora no TAP de 65 %. Qual a corrente na linha de alimentação na hora da partida e atensão no motor?

  14. 14
    Roberto Vieira Says:

    Olá! estou precisando de ajuda para calcular o nível de curto-circuito e dimensionamento de TC,
    por favor gostaria de saber como faço para cálcular?? desde já agradeço pela atenção.

  15. 15
    Juliano Gregory Says:

    Tenho as mesmas dúvidas do Fernando ai em cima, sobre calculos de corrente de curto-circuito. Para dimensionar corretamente meus disjuntores, ainda que tenho um circuito com três transformadores de 1000 KVA em 380/220V em paralelo. Pode me indicar algum livro. Obrigado

  16. 16
    Manoel Eduardo Says:

    oi ,queria saber como caucular para eu decobri a amperagem de um dirjutor correto,por exemplo
    um motor de 30vc em 380v
    queri que vc mandasse a operação bem detalhada.
    obrigado.

  17. 17
    Felipe Pereira Says:

    pq q quando aumentamos aumentamos a velocidade do rotor de um gerador alternador não altera a frequencida da rede? (para almentarmos a potencia d uma subestação temos ki aumentar a velocidade do rotor da mesma)

  18. 18
    Carlos Matheus Says:

    A frequência da rede está diretamente ligada à velocidade da máquina, sendo velocidade=120.frequência/pólos. Quando há mais cargas ligadas à geração, a tendência do rotor é diminuir a velocidade (dado o aumento de carga) pois ele enfreta um maior conjugado. Para que a rotação não caia, então libera-se mais comportas para que o volume de água aumente, aumentando o torque do rotor, mantendo assim a velocidade constante.

  19. 19
    Janzen Says:

    Houve um erro no desenvolvimento do raciocinio
    no 3o parágrafo, onde para a Ciciane achar a Corrente deveria ter multiplicado
    a tensão de fase ( 220 * raiz de 3 ) e não dividido.
    Portanto corrente por fase por motor = 14,42 kva / 220*raiz de 3 = 37,85 Ampéres.

    att

  20. 20
    Zé luiz Says:

    Boa noite eu gostaria de saber é
    que eu tenho um motor de 20 cv 380/660 volts
    porem a alimentação que eu tenho é 220 volts trifasico eu gostaria de saber o que acontece se eu ligar esse motor em 380 na rede de 220 volts

  21. 21
    Carlos Matheus Says:

    José, você ligando um motor 380V em rede 220V, a depender da carga inicial, ele não irá sequer rodar, e poderá até queimar. Em plena carga, ao abaixar a tensão, a tendência do motor é puxar mais corrente, para que se mantenha a potência consumida. No caso da partida, ele não teria força suficiente para girar (certas cargas tem conjugado de partida muito maior do que o conjugado à rotação nominal).

  22. 22
    Carlos Matheus Says:

    Jazen, revisei o texto e não encontrei erros. Inclusive reescrevi de uma forma mais sucinta, veja o artigo novamente.
    Obrigado pelo aviso!

  23. 23
    jose augusto Says:

    boa noite,
    poderia me ajudar ,
    a empresa me pediu para que eu fizesse um orçamento do que eu precisaria para montar um meio de testar alguns motores .
    bom tenho uma alimentaçao de 220v . os motores sao 380v e 440v certo, entao teria que arrumar um transformador q entrada fosse 220 e saida eu teria q ter 380 e 440v .
    bom qual seria o transformado q eu teria q arrumar para um motor de aproximadamente 40cv sendo que possa acontecer que ao msm tempo esteja ligado dois motores um no 380 e outro no 440 .
    e se existe algum modo de se tirar do msm transformador as duas tensoes .

  24. 24
    Carlos Matheus Says:

    José, para alimentar um único motor de 40cv por exemplo você precisaria de 30KVA livre (no mínimo): como será uma bancada de teste, o conjugado de partida será mínimo (teste a vazio). Como seriam dois motores, ficaria um total de 60KVA livre. Majorando para o próximo transformador comercial, creio que o de 75KVA. A questão é: você precisaria de tensões 380 e 440V, ambas trifásicas (considerando os motores trifásicos). Deste modo, o mais viável seria dois transformadores, cada um com uma tensão trifásica de saída. O porém seria que você só poderia testar um único motor de determinada tensão por vez. Veja também outra questão: se a bancada ficar muito tempo ociosa, os transformadores injetarão grande quantidade de energia reativa na rede, e você teria que compensar este reativo.

  25. 25
    jose augusto Says:

    boa noite .
    muito obrigado carlos mas desculpe nao entendi algumas coisas, mas vamos la
    olha oq eu deveria fazer para q nao acontecesse isso e deixa eu me explicar melhor
    tenho que montar um painel de teste para motor trifasico de 20 cv mas porem pode ser que eu precise usar algumas vezes um d mais potencia .
    bom tenho que montar uma bancada com um voltimetro na entrada do transformador , um voltimetro na saida e um amperimetro , nao sei se seria viavel colocar fusiveis tenho que colocar uma botoeira lig/desl para que desce partida uma chave de emergencia para uma possivel emergencia eu teria q ter nesta bancada duas saidas de 380v e 440v sei que a partida direta destes motores pode me acarretar em algum problema oque eu devo fazer que ele parta de maneira q nada venha acontecer
    existe transformadores que entre 220v e saia 380 e 440 ao msm tempo .
    posso ligar um motor fechado em 380 em uma tensao de 440v .
    qual seria sua opniao sobre este funcionamento correto oque eu deveria comprar para que funcione corretamente.

    desde ja muito obrigado

  26. 26
    jose augusto Says:

    urgente por favor
    me ajudem

    bom oque eu devo fazer .
    tenho minha tensao em 220v trifasica.
    tenho que testar motores 380v trifasicos , e 440v trifasicos.
    tenho q ter a tensao de entrada no transformador, tenho que ter a tensao de saida do transformador e amperagem para as duas saidas ou seja as duas alimentaçoes 380 e 440v .
    penso em colocar duas botoeiras lig/desl na saida dos transformadores para dar partida mps motores.seria nescessario colocar fusiveis antes das botoeiras . queria colocar uma chave de emergencia para as duas saidas tbm.
    pode me dizer oq fazer
    muito obrigado aguardo

  27. 27
    thiago carone Says:

    Prezado Carlos,
    Estou com uma dúvida. Comprei um maquinário de reciclagem de plástico. São 5 motores. Sendo 2 de 40 cv, 1 de 20 cv, 1 de 5 cv e 1 de 3 cv. Minha rede é trifásica de 220v. Os motores serão ligados um por vez mas funcionarão juntos. Não tenho capital agora para investir em uma subestação, o fabricante me garantiu que as máquinas funcionariam com uma chave de 200A, alegando que a tensão de partida em chave triângulo estrela cai bastante e que esta chave aguentaria. Por favor me de uma ajuda. É muito ruim não saber das coisas. Abraços Thiago.

  28. 28
    Carlos Matheus Says:

    Thiago, primeiro verifique com a concessionária de energia de sua região quanto ao seu enquadramento, em função da sua carga instalada. Agora, digamos que você esteja enquadrado ainda em consumidor de baixa tensão 220/127V. A partida de um motor de 40cv a 220V trará sérias consequências à sua instalação, pois a corrente de pico poderá passar 5 vezes a corrente nominal de 127A do motor, ou seja chegar a mais de 600A. Terá uma senhora queda de tensão na sua rede.
    Portanto, para a partida dos motores de 20 e 40cv, pode considerar a utilização de um inversor (vale a pena investir). Usar a chave estrela-triângulo nos motores de 40cv fará diferença, mas a corrente de partida continuaria muito alta para a sua instalação. Recomendo entrar em contato com um técnico ou engenheiro eletricista de sua região. Ele será capaz de tanto dimensionar sua instalação para a adição dessas novas cargas, quanto verificar junto com a concessionária o seu enquadramento.

  29. 29
    pablo Says:

    boa noite,
    preciso de ajuda urgente
    tenho q montar uma mesa de teste p testar alinhamento e balanceamento de ventilaDORE.
    entao usarei ventiladores de 15 e 20 cv.
    gostaria de uma ajuda de como ligaria estes motores , tipo doq eu precisaria para liga los
    e eu tenho uma alimentaçao 220v , e os motores sao 380 e 440v.
    entao teria q comprar um transformador com esta dupla saida de 380 e 440v.
    gostaria de saber quais fuziveis eu usarei para proteger o transformador e na saida quais disjuntores eu colocaria para ligar os motores tbm tenho q ter a voltagem de entrada do trafo e
    amperagem e voltagem de cada motor DIGO NA SAIDO DO TRANSFOR ANTES DOS MOTORES.
    PRECISO SABER OQUE DEVO FAZER P Q EU PROTEJA OS MOTORES QUAIS DISJUNTORES QUAIS FIZIVEIS , SE E NESCESSARIO EU COLOCAR COMANDO .
    ME AJUDEM POR FAVOR ALGUEM VC CARLOS ME AJUDE

  30. 30
    Carlos Matheus Says:

    Pablo, o que você está pedindo é um projeto à distância. Melhor você procurar um engenheiro eletricista da sua região que, visitando a empresa, poderá fazer um trabalho de qualidade, e com responsabilidade técnica.

  31. 31
    jose Says:

    Boa noite

    Gostaria a sua ajuda para calcular a currente num motor ligado a 380 v sem neutro em que os enrolamentos estao triangulo e teem 121 ohms cada.

    cumprimentos
    jose cunha

  32. 32
    Carlos Matheus Says:

    José, como você obteve este valor de 121Ohms? Foi usando o multímetro? Se foi, não se pode efetuar cálculo com este valor, que representa apenas a resistência ôhmica da bobina.

    Para o cálculo da corrente, há outros fatores, como a reatância das bobinas à 60Hz.

    Mas considerando este valor de 121Ohms, pode-se calcular usando o circuito monofásico (220V) com impedância de 40,3 (transformação delta-triângulo), o que resulta numa corrente de 5,5A.

  33. 33
    Renato Valdemiro Schroeder Says:

    Tenho um motor com corrente sem carga de 1,8 amperes trifasico 380V
    cada resistencia do motor tem 1,5 homs.
    como descubro a potencia em cv?

  34. 34
    claudio Verly da Silva Says:

    Gostaria de saber como calcular as chave magnetica de uma estrela triangulo sendo que o motor e de 20cv ,E sabendo que a corrente se dividen em K1, K2 quando entra triangulo.

  35. 35
    Claudio de Almeida Peres Says:

    Preciso saber qual fiação e disjuntor usar para alimentar um motor de 7 Hp (trifásico 380V ) para uma camara fria a 200 metros do quadro de alimentação, obrigado desde já.

  36. 36
    robson Says:

    gostaria de saber uns calculo.

    motor trifásico de 20cv com possibilidade de ligação em 220/380, seis pontas acessiveis para interligação das tensões desejadas, com rotação de 3485 rpm. frequencia de 60 hz potencia de 2 cv, ip/in 7.5, cos o.87, com esses dados calcule a corrente do motor em funcionamento e a corrente de partida do mor , sabendo se que a tensão na empresa é de 220 volts.elabore tambem o circuitos de comando e potencia do motor.

  37. 37
    marcos cetep Says:

    como calcular um motor de 30 cv ligado em estrela em 380 vac.qual a sua corrente nominal em plena carga? considere se fp =0,85

  38. 38
    francisco marly Says:

    bom dia!preciso rebobina um motor weg de 30cv 2polos e n tenho o calculo segue os dados do motor e agradeço se puderes me ajudar.
    núnero da placa mbr 7094
    carcaça 160L–05mar04 BL93100
    kw cv 22/30
    woL 380/660
    diam 140
    espessura 225
    ranhuras 36
    passe-14/16/18
    amp 41.7/24.0

  39. 39
    Carlos Matheus Says:

    Francisco, só numa especializada para você obter os dados que precisa.

  40. 40
    José Carlos de Oliveira Silva Says:

    Boa noite, gostaria de saber como calcular a corrente de um motor 380V, por fase.
    Ex: Um motor de 2CV, fator de potência 0,85.

  41. 41
    Carlos Matheus Says:

    José, basta você seguir a fórmula do post. Se não tem o rendimento, considere-o 0,85.

  42. 42
    Marcos Jose da Silva Says:

    Gostaria de sabe com calcula a amperagem de um transformador 30KVA monofásico e outro trifásico.

    Alimentação do primario 440v.
    Saida do segundario 110/220v para amperagem total.

  43. 43
    Carlos Matheus Says:

    Marcos, para o monofásico, divida a potência pela tensão.
    Para o trifásico, divida a potência pela tensão, e também por 1,73; a tensão que você usará neste caso dependerá do tipo de ligação (se estrela ou triângulo).

  44. 44
    lucio Says:

    bom dia.
    por genteleza quero saber como calcular os contatores para um circuito estrela/triangulo de 40cv,220v

  45. 45
    Fabricio Says:

    Boa noite amigos !!!
    estou com um pequeno problema na minha oficina comprei um torno mecanico e o mesmo veio um motor trifasico 220 e aqui na cidade a energia e trifasica 380 como posso resolver esse problema existe algum tipo de transformador de 380 para 220 alguem pode me dar uma dica agradeço desde já ( obs: o motor é de duas rotação é o mesmo só tem a opção trifasica 220 volts )

  46. 46
    Carlos Matheus Says:

    Entre em contato com alguma loja especializada em transformadores. A depender da potência do motor/custo do transformador, pode ser viável utiliza-lo. Em todo caso, considere a troca do torno também.

  47. 47
    Ederson Rodrigo Says:

    Professor se eu reduzir a potência de um motor trifásico pela metade e calcular sua corrente nominal ela cai pela metade também? Por exemplo um motor de 100cv’s, reduzi-lo para 50cv’s, um rendimento de 91%, VL=220 ou 380 V, e um cos de 0,37….Ela cai pela metade?

  48. 48
    Carlos Matheus Says:

    Como você irá reduzir a potência do motor? Ela está relacionada com a carga que está sendo movida. Se a carga requer alto torque, a potência elétrica que o motor precisará também será alta.
    Geralmente, o rendimento e FP variam com o carregamento do motor. Um motor a vazio tem baixo FP, e o motor a plena carga tem FP maior. Ou seja, não é linear a proporção entre potência e a corrente. Assim, não dá para afirmar que a corrente do motor cairá pela metade se a carga for a metade da nominal, apesar de elas serem medidas proporcionais entre si.

  49. 49
    joana Says:

    Como faço para montar um projeto de um motor eletrico de um ventilador?
    Por onde começo, fazendo calculo de rendimento desse motor, nao sei começar, nem a sequencia a seguir.

  50. 50
    jrf Says:

    Carlos,
    Por gentileza pode me informar o gasto em energia em Kilowat em uma hora de um motor elétrico de 5 cavalos???

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