Main Contents

Interligação SPDA-aterramento I

Será que é viável interligar o SPDA a malha de aterramento?

Eu não sei quanto a proibição mas veja só: imagine que as malhas sejam interligadas. E aí um raio desce pro pára-raio e o condutor SPDA serve de condução.

Toda e qualquer carcaça de equipamento ficará com o mesmo potencial do raio no ponto do pára-raio, por causa do terra interligado ao SPDA.

Isto resultaria em choque elétrico se uma pessoa estiver em contato com tais carcaças.

Agora veja só se o barramento neutro estiver interligado ao do terra, o que acontece na maioria das instalações: o neutro estaria com o mesmo potencial da ponta do pára-raio. E os equipamentos conduzirão sob altíssima tensão, resultando em uma queima em massa.

Na minha opinião, está interligação é suicida.

5 Responses to “Interligação SPDA-aterramento I”

  1. 1
    FABRICIO S. FREITAS Says:

    Carlos,
    Na minha opinião e de acordo com a NBR 5410 e 5419. Isto é, neste caso os aterramentos devem estar 100%, pois o risco maior seria uma falha no aterramento…

  2. 2
    Interligação SPDA-aterramento II | Carlos Matheus - Eletricidade Says:

    [...] Pensando um pouco, vi as coisas por um outro lado; continuação do post Interligação SPDA-aterramento I. [...]

  3. 3
    Shancler Says:

    Caro Carlos Matheus, pelo que percebi em seu comentário você tem um certo conhecimento do assunto aterramento e SPDA mas não os domina. Pois bem, a melhor maneira de vc proteger as pessoas é conectando as malhas, isso contribui para a redução da impedância de surto e consequentemente do valor de pico da tensão. mesmo se vc não interconectar as malhas, estas possuem acoplamento condutivo, assim haverá elevação de potencial na malha do aterramento, estando ou não conectada ao SPDA.
    As malhas devem ser conectadas.

  4. 4
    Carlos Matheus Says:

    Schancler, agradeço sua participação no site.

    O referido artigo foi levantado em questão para incitar a discussão a respeito do assunto, tanto é que já fiz uma segunda postagem, dando continuação. Tem até um certo tempo que escrevi sobre isso, e hoje tenho uma concepção diferente à da época.

    Obrigado pelo aviso, vou voltar a postar sobre o assunto, e expor o meu entendimento atual.

    Fique a vontade para novos comentários.

  5. 5
    aliadosdamata Says:

    Tenho um spda tipo malha, o aterramento dele percorre toda a edificação, posso usar o aterramento do spda como aterramento das tomadas e demais aparelhos?

  6. 6
    Carlos Matheus Says:

    Deverá haver um aterramento SPDA e outro aterramento funcional. No quadro geral, você os interliga. Na realidade, no final, fica tudo a mesma referência. Mas nunca aproveite o cabo de descida do SPDA para aterramento das tomadas e aparelhos.

  7. 7
    jacio costa Says:

    os aterramento spda naoo deve se interligado a outro tem q ser separadamente independente

  8. 8
    Carlos Matheus Says:

    Pertencentes à mesma instalação, SPDA, central de gás, aterramento de massas, etc. devem estar todos equipotencializados.

  9. 9
    Jedilson de Oliveira Monteiro Says:

    Em relação ao spda/aterramento todos equipamentos precisa estar equipotêcializado na eminecia de um rai ser dissipado faciomente entre se encaminhando o para o solo.

Leave a Reply