Main Contents

Instrumentos de medidas elétricas

Os instrumentos básicos de medida de grandezas elétricas são:

1- Voltímetro: mede a tensão eficaz entre dois terminais. Tem resistência interna muito elevada, para não alterar o circuito original.

2- Amperímetro: mede a intensidade de corrente de uma linha. Tem resistência interna muito baixa (para não interferir na corrente original); deste modo, a ligação tem que ser feita em série com a linha na qual desejamos medir a corrente.
Obs: o alicate amperímetro não requer secção do circuito, visto que faz a medição baseado no campo eletromagnético que a corrente produz.

3- Ohmímetro: mede a resistência elétrica. Usa a bateria interna para medir a corrente, e pela razão, determinar a resistência. Como utiliza uma fonte de energia, deve-se tirar o objeto a ser medido do circuito original antes da medição.

4- Megômetro: similar ao ohmímetro, só que tem resolução na casa de MegaOhms. Serve também para verificar as condições de isolação de um cabo, motor ou transformador, por exemplo.

5- Miliohmímetro: idem ao ohmímetro, mas com resolução na casa de miliOhms.

6- Wattímetro: é composto de duas bobinas: voltimétrica e amperimétrica. Faz a medição da potência ativa da carga a montante da instalação do aparelho. A bobina voltimétrica é ligada em paralelo e a amperimétrica em série com a carga.

7- Cossímetro: mede o fator de potência da carga. Também possui duas bobinas, necessárias para medir a diferença de fase entre a tensão e a corrente.

8- Fasímetro: para medições trifásicas, indica a sequência de fases da instalação. É importante para auxiliar o técnico na correta ligação de um motor por exemplo (evitar a inversão de giro do eixo).

9- Terrômetro: mede a resistência de um sistema de aterramento. Também mede a resistência do solo.

10- Analisador de energia: equipamento completo, possui três a quatro bobinas voltimétricas e garras amperimétricas. Registram tensões, correntes, fugas, harmônicas (até 40ª ordem, por exemplo), sequência de fase, potências ativa, reativa e aparente.

2 Responses to “Instrumentos de medidas elétricas”

  1. 1
    Vando Rech Says:

    Saudações,
    Face a grande quantidade de modelos de aparelhos de medição oferecidos no mercado, vemos também os mais variados preços. As maiores diferenças de preços estão entre os aparelhos que realizam ou não medições de voltagem e amperagem em “True RMS”.
    É recomendável gastar um pouco mais e adquirir um instrumento “True RMS”?
    Agradeço pelos comentários.

  2. 2
    fabricio neri Says:

    caro amigo,
    Como eu realizo a aferição da resistividade do aterramento usando um alicate amperimetro digital?

  3. 3
    Carlos Matheus Says:

    Não é possível. Para tal, utiliza-se o terrômetro.

Leave a Reply